segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Aragão: Fotografias

Aqui fica uma selecção de boas fotos de Aragão. Clica aqui.

domingo, 29 de setembro de 2013

Aragão - MotoGP: O cabo partido de Pedrosa

Aqui está a foto com o cabo partido do sensor da velocidade da roda traseira da moto de Pedrosa. É realmente estranho como o cabo se partiu com um leve toque de Marquez.
Certo é que este importante cabo, vai estar mais protegido a partir da próxima corrida.

Aragão - MotoGP - Corrida: Marquez soma e segue, mas com polémica

A corrida ameaçava ser emotiva e com o aproximar do final do campeonato, os nervos e pressão aumentam. Marquez tinha perdido pontos para Lorenzo e necessitava de voltar a ganhar para controlar melhor a vantagem nas últimas corridas.
Lorenzo tinha de continuar a ganhar para ir roubando pontos a Marc e submete-lo sob pressão.
Pedrosa, embora aparentemente calmo tinha uma grande pressão. Urgia  ganhar corridas e entrar em modo vencedor para aspirar ao titulo que por várias razões lhe foge desde que milita em MotoGP.

Na partida, mais uma vez Lorenzo sai para a frente, mas desta vez incapaz de fugir. Seguido pelos homens da Honda, Pedrosa mostrava serviço e passava Marc. Dava a sensação que era capaz de apanhar Jorge e ganhar a corrida. Mas Marquez, assim que teve Pedrosa na frente ficou "mortinho" por o passar e numa das suas travagens in extremis, tocou ao de leve Pedrosa e saiu em frente. O inesperado aconteceu, quando assim que Pedrosa abriu gás, foi cuspido da sua Honda. Marc continuou, passou Lorenzo e ganhou a corrida.

No final soube-se que mais uma vez Pedrosa teve um azar dos diabos. Desta vez, o leve, muito leve toque que sofreu de Marquez, foi o suficiente para lhe partir o cabo do sensor da velocidade da roda traseira, o que fez com que Pedrosa ficasse sem controlo de tracção. Estava explicada a queda. Realmente estranho, Pedrosa vê fugir o titulo, e mais uma vez não por sua culpa.
Estalou assim o verniz na Honda Repsol, mas sinceramente acho que é um incidente de corrida. É certo que Marc é agressivo e por vezes demais, acho que se descontrola um pouco quando tem pilotos à frente, em especial Pedrosa. Para mim tem um pouco de Stoner, Rossi e Simoncelli. Mas é a sua maneira de conduzir. Ele parece que vai cair em quase todas as curvas, mas não cai. Por isso é natural que dê a sensação que vai "limpar" os pilotos à sua frente. Por outro lado, efectua ultrapassagens limpas quando quer e desta maneira não vejo muita dificuldade em controlar-se mais futuramente.

Valentino Rossi subiu com isto ao pódio, mas foi um sabor algo agridoce. Esperava que depois do andamento nos treinos e qualificação, andasse melhor do que o fez. Ele também assim o achou. A culpa foi do pneu da frente duro, que não funcionou como desejava. uma aposta perdida, digamos. Andou em grande luta com Bradl e especialmente Bautista, mas mais uma vez mostrou a sua classe.

Bautista vê novamente Rossi na sua frente, mas efectuou uma grande corrida e ficou na frente de Bradl, que mais uma vez esperava mais dele. Tinha a "obrigação" de ficar na frente de Bautista. Outro que fez uma grande corrida foi Crutchlow e a classificação não espelha a prestação.

Smith "cresceu" imenso neste fim-de-semana e bateu facilmente as Ducatis. As motos Italiana tiveram o seu melhor representante, Dovizioso em oitavo, mas a uma eternidade. Não se espera que estes resultados mudem até ao fim da temporada. Isto torna as corridas muito complicadas para os seus pilotos.

Mais uma vez Espargaro foi o melhor da CRTs.

O Mundial tem nova corrida dia 13 de Outubro na Malásia


Aragão - Moto3 - Corrida: Mais um quinto lugar para Oliveira


Mais uma vez, Miguel Oliveira fez uma excelente corrida. Mais uma vez é o melhor piloto não KTM e desta vez andou em luta com líder do campeonato, Salom, mas o Espanhol levou a melhor por muito pouco. Foi muito bom ouvir hoje os comentadores oficiais do MotoGP, a dizer que gostavam de ver Oliveira a conduzir uma KTM, já que de certeza que estava a lutar pela vitória.

Miguel comentava assim a corrida:
“Sabia que iria ser dura. Parti bem, mas ainda assim não foi possível alcançar os primeiros na primeira volta, o que me colocou a 3 segundos na primeira passagem na linha de meta. Numa pista com retas tão longas, a falta de aspiração não permite andar mais rápido e claro que se torna impossível alcançar o grupo quando rodamos com o mesmo tempo. Na parte final a superioridade da KTM venceu-me, mas saio satisfeito por consolidar um pouco mais a minha sexta posição no Campeonato, e por recuperar pontos para o 5.º classificado”.

sábado, 28 de setembro de 2013

Aragão - MotoGP - QP: Sétima pole em 14 para Marquez


A história repetiu-se. Lorenzo rapidissimo vê mais uma vez a pole "roubada" por Marquez. Por uma unha negra Marc registou a sétima pole em 14 Gps. No seu ano de estreia é obra.
Pedrosa está muito perto no terceiro posto e por meia unha negra ficou Rossi no quarto lugar.  Todos estes 4 pilotos estão com andamentos muito similares e podemos de facto amanhã assistir a uma óptima corrida. É esperado que Lorenzo tente fugir nas primeiras voltas, mas os pilotos da Honda vão tentar travar esta estratégia, e inclusive Rossi está muito rápido nas primeiras voltas. Uma boa partida amanhã vai ser primordial, tal como muita atenção à primeira curva que é muito fechada. A temperatura vai  ser um factor importante e igualmente o desgaste do pneu traseiro poderá causar problemas a todos os pilotos no final da corrida.

Bradl voltou aos seus melhores dias, mas ainda tem de o provar em corrida.
Crutchlow fez a sua pior qualificação, mas espera entrar no top 5. Surpresa foi o seu companheiro de equipa Smith, que depois de avisado pela equipa que estava lento devido à sua maneira de travar, tentou corrigir o seu estilo ao travar e ganhou imensa rapidez e ficou na frente das Ducatis.

As Ducatis podem assim perder um piloto com o qual costumam poder lutar. Dovizioso já mostra sinais de desespero e o tempo passa e nada resulta. A moto de 2014 só verá a luz do dia nos testes de Valencia, mas a versão definitiva só na Malásia, por isso, voltam a estar atrasados em relação à Honda e Yamaha. Vais ser uma moto muito diferente dizem, mas esperemos que seja diferente nos resultados. Só para ficarem com uma ideia, Valentino hoje foi 3 segundo, sim 3 segundos mais rápido com a Yamaha em relação ao ano passado com a Ducati...

Aragão - Moto3 - QP: Oliveira foi sétimo


"Hoje consegui melhorar o registo na qualificação. Está a ser um fim-de-semana bastante positivo tendo em conta que melhorei sempre em todas as saídas, e apenas não pude melhorar nos minutos finais por me ter encontrado com muitos pilotos".
"Parto da terceira fila da grelha e amanhã vai ser novamente uma corrida dura, pelo que tentarei recuperar o máximo de posições logo na primeira volta para poder estar nas primeiros lugares", foram as palavras de Miguel Oliveira no final da sessão de qualificação.

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Silverstone - MotoGP - Corrida: Lorenzo volta a ganhar, mas Marquez estava lesionado...

Mais uma grande corrida, desta vez em terras de Sua Magestade. O tempo esteve bom e todas as corridas foram mais que animadas.
Já durante os treinos, Marquez e Lorenzo andaram a jogar o jogo do gato e do rato. Lorenzo efectuou segundo ele a melhor volta da sua vida, mas Marquez, roubou-lhe a pole. Jorge estava irritado depois de dar tudo e ver mais uma vez o risonho rookie passar-lhe à frente.

Mas tudo mudou no warm-up, Domingo de manhã. Marquez foi um dos muitos que caiu, devido à manhã fria, mas Marc deslocou um ombro. No local da queda, segundo antes, Crutchlow tinha mais uma das várias quedas. A moto de Marquez, embateu na Yamaha Tech3 e por pouco não colheu os comissários e o próprio Cal que correram pela vida.

No centro médico, o ombro de Marquez foi colocado no lugar, e horas mais tarde estava na linha de partida para a corrida. Penso que não me engano quando digo que ninguém esperava que Marquez fizesse a corrida que fez. Terminou colado a Lorenzo. Podemos perguntar o que teria acontecido se não tivesse um ombro deslocado, mas não se sabe. Em principio estaria em melhores condições de lutar.

Mas a vitória foi o quem mais a desejava, Lorenzo. Fez uma excelente corrida, queria dar esta “machadada” em Marquez, mas penso que não foi de grande mossa, pois viu-se e desejou-se para ganhar a um rookie com um ombro em mau estado. Viu a vitória fugir-lhe quando Marc o passou, mas aproveitou com as duas mãos a nesga que abriu e ganhou a corrida.

Acho que no final,  Jorge mostrou que vai vender cara a derrota. Mostrou que ninguém conduz a Yamaha como ele conduz. Mostrou que necessita de “mais moto” para se bater em melhores condições. Mas verificou que Marquez é de facto um fenómeno e não está ali para fazer figura. Caso não se lesione vai ser muito complicado perder o campeonato ou pelo menos ganhar mais umas corridas.

Pedrosa mais uma vez sobe ao pódio, mas mais uma vez termina com um sabor amargo. Falhou a qualificação e partiu mal. Perdeu muito tempo para se chegar aos dois primeiros e quando isso aconteceu, tinha os pneus em mau estado. Foi incapaz de dar qualquer luta com estes. Voltou a perder pontos para Marquez e Lorenzo. Tem mesmo de urgentemente ganhar corridas, ou volta a falhar o campeonato.

Em quarto lugar, mais uma vez o primeiro dos outros, Valentino Rossi. Num circuito onde nunca “atinou” bem, esteve melhor na qualificação, partiu muito bem, mas mais uma vez caiu na classificação nas primeiras voltas, para depois aquecer e remontar. Mais uma vez, andou picado com
Bautista e mais uma vez, ficou na frente da Honda. Necessita de limar arestas, mas dá a entender que está mais próximo.

Bautista voltou a perder a batalha com Rossi, mas volta a ter um bom resultado. Ficar na frente de Bradl com uma Honda oficial é sempre bom.

Bradl voltou a ter problemas e não consegue voltar à forma que parecia ter atingido. Sexto com uma Honda oficial não é de facto nada de extraordinário.

Crutchlow voltou a cair em Silverstone. O Britânico não consegue correr no seu País sem ir ao tapete. Desta vez, não partiu nada, mas caiu 3 vezes. Uma vez a 293Km/h. O seu fato voltou a rasgar a costuras e voltou a queimar os antebraços e levantou-se a tirar gravilha e relva dos braços. Hoje em dia não devia acontecer isto e já vai na quinta vez que acontece a Cal.
Com estas quedas todas, estava um farrapo e a corrida foi uma desilusão.

Desilusão é palavra de ordem na Ducati. Desta vez Hayden foi o primeiro, já que Dovizioso caiu a poucas voltas do fim. Advinhem, perdeu a frente….

Smith foi nono, num fim-de-semana difícil e Espargaro voltou a ser o primeiro CRT, mesmo combalido depois de um trambolhão nos treinos.

O campeonato descansa agora um pouco, para daqui a 2 semanas se correr em Misano. A Ducati tem milhares de quilómetros na pista, vamos ver o que fazem. Será que a Yamaha vai apresenter melhoramentos e a nova caixa seamless?

Temos de esperar…