quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Engenheiros de Rossi reunidos em Bolonha para trabalhar na Ducati de 2011


Os Engenheiros e mecânicos de Valentino estão fixados em Bolonha para por a Ducati ao gosto de Vale entenderem a trabalhar rapidamente no mota Italiana.

Se bem se lembram, Rossi terminou os teste de Valência num modesto 15º tempo, apenas ficando na frente de Toni Elias e o estreante Karel Abraham. Esta performance tem resultado numa onda de especulações em torno da opção de Rossi mudar para a Ducati. Parte dos modestos tempos foram atribuídos ao ombro lesionado e a outra parte à preocupação de Rossi em familiarizar-se com a Ducati e não em obter voltas rápidas. Foi um trabalho de recolha de informação para dar indicações do caminho a seguir e penso que foi isso que foi feito.

Apesar disso ouve também algumas indicações de que nem tudo foram rosas, apesar de os responsáveis da Ducati afirmarem que não estavam preocupados. Fillippo Preziosi descreveu o teste como um “mau teste” e confessou o desagrado de Valentino, ou a falta de confiança demonstrada na frente da moto. Pelo lado positivo The Doctor tinha elogiado a aderência traseira e o motor, algo que tinha reclamado à Yamaha durante todo o ano de 2010.

Como sinal do quanto ouviram as criticas de Rossi, Jeremy Burgess e toda a sua equipa estão em Bolonha na fábrica da marca, discutindo o rumo a dar ao desenvolvimento da moto.

Burgess e Preziosi e os engenheiros da Ducati estão empenhados em analisar os dados recolhidos no teste para melhorar a frente da Ducati. A moto Italiana só trabalha bem realmente quando o pneu da frente atinge a temperatura certa, mas este processo exige um esforço físico do piloto considerável. Mas até atingir esse ponto a frente da moto não inspira confiança. Assim todos estão a trabalhar com esse objectivo. Devem de estar a trabalhar na rigidez da parte da frente do quadro.

Tudo este empenho não deixa de ser surpreendente, já que Del Torchio. CEO da Ducati tinha afirmado que Valentino iria trabalhar mais no desenvolvimento da moto de 2012 e o mínimo na de 2011.

Sendo a Ducati uma equipa mais pequena e familiar, sem os recursos de uma Honda ou Yamaha era natural que grande parte dos esforços estivessem centrados no desenvolvimento da moto de 2012.

Pelos vistos as considerações de Rossi sobre a moto, provocou uma alteração de planos. Penso que a Ducati estava que a sua moto era uma boa moto, dado o desempenho de Stoner.
Vários têm sido os pilotos que passaram verdadeiros calvários na Ducati, mas Rossi, cujo talento é inquestionável e sendo apenas considerado o melhor piloto de todos os tempos, e está pouco confortável com a moto, então é melhor trabalhar e bem para mudar o cenário.
Penso que a moto que irá aparecer no Qatar vai ser bastante diferente da actual e essas mudanças irão continuar na moto de 2012. Mais uma vez Rossi e a sua equipa têm de indicar o caminho, vamos ver se a Ducati consegue responder às exigências, mas como aconteceu na Yamaha, todos os outros pilotos Ducati irão beneficiar bastante com Rossi na Ducati.

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