O Gp da Malásia foi palco de mais uma vitória clara de
Pedrosa e uma cópia das últimas corridas. Lorenzo lidera as voltas iniciais e
leva com o ele Pedrosa, que espera ate cerca de metade da corrida, ultrapassa
Jorge e vai embora. Lorenzo mais não tem feito do que ver Dani ganhar corridas
atrás de corridas e não me venham dizer que está a jogar à defesa. Pode não
estar a arriscar tudo, mas neste momento tem a consciência que não tem ritmo
para acompanhar Pedrosa. E apesar de ainda ter 23 pontos de vantagem, neste
momento Pedrosa é o piloto mais forte e está imparável. Esta foi a sua primeira
vitória de sempre à chuva. Dani tem vindo a limar os seus pontos fracos e agora
ultrapassou o de correr à chuva. Isto tudo apesar de ter uma uma que tem
sofrido de chatter. Se para o ano, a Honda resolve este problema, muito cuidado
com o pequeno Espanhol. Mas isso é para o ano. Este ano, o campeonato ainda tem
mais duas corridas. Aqui na Malásia, Jorge Lorenzo teve uma sorte enorme.
Primeiro, por pouco não caiu e depois a corrida foi interrompida quando Casey
se preparava para o ultrapassar. Manteve assim uma boa margem, e como acho que
Stoner deve ganhar na Austrália, Pedrosa tem de ser pelo menos 2º e Lorenzo tem
de se manter no pódio, continua a dar uns bons pontos de vantagem a Lorenzo
para a última ronda. Isto se não acontecer nenhuma surpresa.
Stoner, esteve para não alinhar, não esteva confiante e
sobretudo não queria arriscar uma queda e comprometer a coisa que mais quer
neste momento: vencer em Phillip Island. E da maneira que o piloto domina ali,
não deve estar longe de o fazer, mesmo que não esteja a 100% fisicamente. Penso
que a única ameaça poderá vir de Pedrosa que está muito motivado e focado em
ganhar corridas.
Hayden, foi quarto e não está ainda totalmente recuperado do
seu pulso e mão, mas teve aqui uma corrida decente. Ficou na frente de Rossi,
que saiu de 11º, mas teve uma grande partida, recuperando vários lugares.
Problemas mais uma vez com o novo capacete, que teima em embaciar à chuva,
levaram-no a cometer um erro e perder o quarto lugar. De qualquer maneira não
tinha andamento para acompanhar Stoner. A Ducati continua a ser muito melhor à
chuva que em seco, mas mesmo assim está longe, muito longe da vitória.
Bautista segurou o sexto lugar e depois do pódio do último
Gp, com problemas de travões, não é um mau lugar. Continua em luta pelo quinto
posto do campeonato e já segurou o seu lugar na equipa para o ano.
O sétimo lugar calhou a Barbera, que para o ano vai correr
nas CRT. E o primeiro das CRT voltou a ser Espargaro que com a queda de
DePuniet, é cada vez mais o melhor entre esta categoria.
Muito bem James Ellison, com o nono lugar, na frente
inclusive de uma motogp, a de Abraham, que vai igualmente correr nas CRT para o
ano. Um ano para esquecer com a Ducati e é com a Ducati que o piloto não quer
estar de novo. Uma total falta de confiança na moto Italiana. Mais um!
Um mar de quedas aconteceram durante a corrida. A maior
parte deles, pilotos Yamaha. Spies caiu e desiludiu mais uma vez, ficando
bastante magoado num ombro, mas não partiu nada e vai alinhar na Austrália.
Dovizioso também caiu, voltou à pista e ainda terminou em 13º. O piloto diz que
tinha boas condições de lutar pela vitória no seco, mas à chuva mais uma vez
fez tudo mal. Efectuou uma partida horrível e depois caiu quando tentava não
ficar muito para trás. Outro que caiu foi Crutchlow, num fim-de-semana onde
nunca esteve à vontade, a chuva acabou mais cedo com a sua corrida e perdeu
preciosos pontos na luta pelo quinto posto.
DePuniet voltou a cair, aliás o piloto Francês continua a
ser um piloto que cai imenso, sempre o foi e continua a ter uma tendência
enorme para sofrer quedas. Comprometeu desta maneira o titulo de o melhor das
CRT.
Bradl não seu deu bem e também caiu, tal como Silva, Edwards
e Rolfo que caiu mesmo antes de interromperem a corrida.
Em Moto3, Miguel Oliveira voltou a estar bem, num circuito
que era novo para ele e conseguiu ser quinto, perdendo o quarto posto por
pouco. A moto do Português continua a sofrer de uma velocidade de ponta fraca
nas rectas, mas a corrida sem ser extraordinária foi boa e amealhar pontos é o
que tem de fazer. De qualquer maneira não deixo de estar muito preocupado com o
futuro do jovem piloto. Está numa optima equipa, mas pelos visto para o ano não
vai alinhar nesta equipa. A questão é onde vai alinhar o Português. Não vai ser
fácil alinhar numa estrutura tão boa. Só espero que resolva tudo pelo melhor e
alinhe numa boa equipa, com uma moto competitiva para estar para o ano a lutar
pelas vitórias, já que tem andamento para isso.
O titulo de Moto3 está entregue ao Alemão Sandro Cortese. O piloto
fez uma excelente corrida vencendo e merecendo o titulo, mesmo se beneficiando
do estranho abandono de Viñales da sua equipa, nem alinhando nos treinos e
regressando logo a Espanha. Primeiro perde o apoio da Repsol e depois uma
grande confusão com a sua equipa. Vamos ver no que vai dar.
Ainda uma palavra para a grande homenagem que todo o paddock
efectuou a Marco Simoncelli. Todos se deslocaram ao fatídico local onde o
piloto Italiano perdeu o ano passado a vida e lhe prestaram uma sentida
homenagem. É bom não esquecer Simoncelli, tal como Tomizawa, Kato e outros.
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