domingo, 30 de junho de 2013

Assen, as melhores imagens

Se quiserem ver um video com as melhores imagens do Gp da Assen, cliquem aqui.

sábado, 29 de junho de 2013

Assen - MotoGP - Corrida: Opss, Rossi did it again






Quem não foi à praia e ficou a ver o Gp da Assen, de certeza que ficou contente, pois tivemos um Sábado de corrida verdadeiramente emocionante. Em moto3 foi uma luta constante com trocas de posições, onde Miguel Oliveira esteve presente. Em Moto2, grande luta entre os dois candidatos ao titulo.

Em MotoGP, houve de tudo. 46 corridas depois da sua última vitória, Valentino Rossi voltou a ganhar uma corrida e fê-lo da melhor maneira. Uma grande alegria para o Italiano, para os seus fãs e para todo o MotoGP. Partiu bem, com calma, foi lutando e passando vários pilotos e descansou durante o meio da corrida, para se afastar com o final da corrida e voltar às vitórias. Mais uma vez todos os que já o tinham enterrado voltam a estar calados e engolem agora em seco. É certo que beneficiou da lesão de Lorenzo, mas aproveitou a oportunidade como ninguém.  Grande animo e alegria estavam estampadas na cara do Italiano e vai trazer-lhe grande confiança. Penso que foi a melhor maneira de agradecer à Yamaha por o ter acolhido de novo. Não se cansou de agradecer à marca. Mas como sempre, foi honesto e realista: O verdadeiro herói foi Jorge Lorenzo. Mas já la vamos.

No segundo posto, ficou o fenómeno Marquez, também ele lesionado, que mais uma vez passou o seu companheiro de equipa e voltou a subir ao pódio, muito apertado por Crutchlow. O Rookie consegue neste momento ter sempre uma parte final mais forte que Pedrosa e Dani tem que se preocupar com isso e tentar melhorar. 

Mais um pódio para Crutchlow e mais uma brilhante corrida para o Inglês. Voltou a ter problemas no inicio da corrida, mas com uma moto satélite, obter a pole e um pódio é obra. Errou no final, praticamente levando Marquez à frente, mas felizmente não houve problemas.

Em quarto ficou quanto a mim o grande derrotado de Assen. Pedrosa nunca esteve à vontade este fim-de-semana e com a queda de Lorenzo parecia fácil ganhar muitos pontos, mas Dani desperdiçou uma grande oportunidade. Ganhou apenas 2 pontos, mas já se apercebeu que Lorenzo vai fazer tudo por tudo para revalidar o titulo.

Em quinto e sem superlativos para quantificar o feito, ficou Lorenzo. Sofreu uma grande queda a mais de 200 km/h, partiu a clavícula, foi a Barcelona ser operado, uma placa e oito parafusos, voltou a Assen e 36 horas depois da operação fez a corrida que todos viram. Impressionante! Fez isto como quem sai para o trabalho, chega ao local e lembra-se que se esqueceu da carteira e volta a casa para a buscar. Realmente um herói. Na corrida enquanto as dores e o cansaço não o apanharam fez uma excelente corrida. Teve a sorte de partir bem e conseguir desembaraçar-se da molhada.

A seguir ficou Bradl e Bautista, mas foi algo embaraçoso ver uma Honda oficial e outra satélite terminarem depois de Lorenzo.

Outro herói foi Espargaro. Algo magoado num pulso fez uma grande corrida e o oitavo posto volta ser excelente. Está de facto num ritmo à parte de todas as outras CRTs. Ficou à frente de Smith, Dovizioso e Hayden entre outros.

Na Ducati, acho que os sinos devem estar a tocar mais uma vez. Preocupante a prestação das motos Italianas. O piloto que o ano passado lutava por conseguir entrar nos 8 primeiro venceu o Gp. Não há melhor indicador de que o problema está de facto na moto. A evolução da moto assumida como prioridade não está a dar qualquer resultado e talvez necessite de algo mais radical. Os anos passam-se e os problemas mantêm-se. Muito preocupante e desanimador para os pilotos. Hayden e Dovi, estavam realmente em baixo.

Um grande e histórico circuito proporcionou um dia de corrida para recordar por várias e boas razões. 

A Alemanha é daqui a 15 dias e pelo menos Jorge vai poder ter uns dias para recuperar. Temos Lorenzo, Rossi, Marquez e Crutchlow bastante motivados, apenas Pedrosa está um pouco em baixo, mas não pode, pois pode ser muito grave para as aspirações ao titulo. De qualquer maneira vamos entrar em circuito que beneficiam as Hondas e a conversa pode ser outra.

Assen - Moto3 - Corrida: Oliveira luta com os melhores e consegue ser 4º

Sempre em luta pelos primeiros lugares, Miguel Oliveira deu o melhor de si e da sua moto, mas mais uma vez era notório que a Mahindra não consegue acompanhar as KTMs nas zonas mais rápidas.
Conseguiu terminar colado ao pódio, mas o quarto foi o melhor que conseguiu e foi excelente a sua prestação.
Com uma KTM a conversa tinha sido outra de certeza...

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Assen - MotoGP - QP: Primeira pole para Crutchlow



Assen - Moto3 - QP: Oliveira faz história ao conseguir pole

Pela primeira vez, um piloto Português, Miguel Oliveira consegue a pole para um Gp. E pela segunda vez uma moto Indiana obtém a pole. Excelente trabalho de Oliveira e grande evolução da sua moto. O Português conseguiu um tempo precisamente igual ao de Marquez, mas como a sua segunda melhor volta foi mais rápida que Marquez, é sele quem ganha um relógio para o detentor da pole.
Muitos Parabéns e que amanhã volte a fazer história.

"Hoje, como não poderia deixar de ser, estou muito contente. É a primeira pole da minha carreira e isso cria boas expectativas, não só para mim como para o projeto e equipa.
Espero que o tempo se mantenha como esta tarde, afinal não me consigo encontrar com o asfalto como estava esta manhã, o que é raro. Como todos os pilotos, não gosto de água, mas normalmente até me dou bem. Amanhã gostaria de poder aqui neste circuito voltar a dar uma alegria a todos, como precisamente há 5 anos atrás, quando fiz tocar a portuguesa no pódio, mas como não compito sozinho, vou fazer todos os esforços”, afirmou Miguel Oliveira.

Assen - MotoGP - FP3: Bautista em pista mista, com Marquez a sofrer uma grande queda

Bautista lidera a tabela de tempos da FP3, mas esta sessão não teve grande expressão, já que a pista estava a secar e apenas alguns pilotos que saíram no final, rodaram rápidos. Certamente que a quantidade de quedas que assistiram em Moto3, deixou os pilotos cuidadosos.
Marquez sofre uma gigante queda, um pouco mais à frente do sítio onde caiu Lorenzo, muito rápido, mas felizmente só sofreu uma fractura no dedo mindinho, num dedo grande do pé e escoriações.
Assen está a deixar marcas em muitos pilotos....

Assen - Moto3 - FP3: Oliveira sobe ao 11º posto

Miguel Oliveira melhorou o seu lugar e obteve o 11º posto, numa sessão marcada por inúmeras quedas. O piso está muito traiçoeiro e foi realmente enorme o numero de pilotos que caíram.

Lorenzo operado

Jorge Lorenzo foi já operado de madrugada em Barcelona. Demorou 2 horas a reparar a fractura, com uma placa de titânio e oito parafusos. Tudo correu bem e o piloto necessita agora de descansar.
Mas corre um rumor, que Lorenzo vai tentar alinhar amanhã na corrida. O tempo obtido na primeira sessão de treinos garante-lhe o direito de partir do 12º posto. Tem de esperar para passar o efeito da anestesia e passar pelo controle médico.
Vamos aguardar.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Assen - MotoGP - FP1 e FP2: Lorenzo parte clavícula na segunda sessão de treinos




Dominou a primeira sessão de treinos a seco, mas na FP2, Lorenzo caiu violentamente na parte mais rápida, a mais de 200 Km/h e fracturou a clavícula esquerda. Como tinha dito, o circuito de Assen é muitas vezes madrasto para os campeões e pilotos da frente e mais uma vez Lorenzo é azarado na Holanda. O piloto está internado para ver se não existe mais nenhuma lesão e vai ser depois transportado para Espanha para ser operado. É um duro golpe, mas o mais importante agora é recuperar e estar apto para correr na Alemanha e Laguna Seca, mas vai logo apanhar dois circuito que massacram mais o lado esquerdo. De qualquer modo, Crutchlow vai veio dizer que Jorge é muito suave a conduzir e esforça mais as pernas que o tronco. Vamos esperar, o campeonato é longo, mas parece uma oportunidade de ouro para Pedrosa se sagrar campeão do mundo.

Assen - Moto3 - FP1 e FP2: Oliveira cauteloso à chuva

Miguel Oliveira viu o seu motor actualizado e obteve o sétimo tempo na primeira sessão disputada a seco. Contudo a 2ª sessão foi disputada debaixo de chuva e Oliveira foi apenas 17º, optando por uma sessão mais cautelosa.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Pilotos descansados

Os pilotos de MotoGP podem estar mais descansados, Alvaro Bautista já está a receber oxigénio para o cérebro antes da corrida de Domingo.

Gp Assen

Na Holanda, na catedral do Motociclismo corre-se ao Sábado e não ao Domingo como é normal. Domingo é dia de missa e assim as corridas perdiam espectadores.
O belo circuito Holandês, com muitas curvas e contra curvas obriga a que as motos quase não andem direitas. Os pilotos gostam do circuito e ambiente e para muitos só os campeões ganham em Assen. O tempo é sempre incerto, mas por norma não chove no Sábado. O que por vezes acontece são quedas com fins pouco agradáveis para os pilotos da frente. São muitos os que já se magoaram a sério em Assen . Esperemos que tudo corra bem e que haja luta pela vitória, coisa que tem estado arredada das últimas corridas.

Lorenzo vem embalado de duas vitórias isentas de erros e espera aqui voltar a ganhar para apanhar Pedrosa na tabela de pontos. Este é um circuito fluido e em princípio favorece as Yamahas, mas vamos ver. Lorenzo adora o circuito, mas deve preocupar-se em afastar-se dos pilotos da Gresini Honda, já que à dois anos Simoncelli deitou-o ao chão e o ano passado Bautista em mais uma travagem kamikaze levou Jorge à frente. No outro lado da box, surge Rossi, que ganhou aqui imensas vezes, mas mais importante que isso, parece ter solucionado os problemas da frente da sua moto nos testes a seguir ao Gp da Catalunha e espera que não volte a tê-los este fim-de-semana. Quer igualmente melhorar a qualificação para não perder o comboio com os pilotos da frente logo no início.
Crutchlow continua numa época impressionante e embora nunca tenha aqui brilhado pode voltar a subir ao pódio. Não descartem o Inglês que trabalhou imenso nos últimos testes as primeiras voltas, onde por norma tem problemas com a sua Yamaha.

Na Honda, parece que estão calmos e sabem que têm um boa moto e ganhar ou terminar no pódio não parece ser difícil. Pedrosa continua líder, mas aparenta estar sereno. Sabe que os circuitos que favorecem as Hondas estão à porta e ai sim pode e deve atacar. O mais importante é estar no pódio e não cometer erros. Já Marquez, é sempre uma incógnita e vamos ver se é desta que termina na frente de Pedrosa, ou se pelo menos não efectua nenhuma travagem onde quase varre Pedrosa. O fenomenal piloto vai certamente tentar tudo por ganhar ou terminar na frente de Pedrosa e dado que Assen tem uma chicane no final propicia a ultrapassagens não tirem os olhos da chicane nas últimas voltas.

A Ducati não se sente muito à vontade em Assen, mas com o tempo mais fresco e chuva a moto Italiana surge competitiva. A nova moto não vai pelos visto ainda aparecer e até há alguma decepção no desempenho da mesma, já que está longe de solucionar os problemas e apenas apresenta um ganho marginal.

quinta-feira, 13 de junho de 2013

segunda-feira, 3 de junho de 2013

domingo, 2 de junho de 2013

Mugello - MotoGP - Corrida: Vitória perfeita de Lorenzo, Rossi abalroado, queda de Marquez e pódio de Crutchlow


Mais uma grande e perfeita vitória de Jorge Lorenzo. Esqueceu os resultados menos bons das últimas corridas e fez uma corrida perfeita. Partindo de segundo, rapidamente e agressivamente passou Pedrosa e nunca mais largou o comando. Dava a sensação que não conseguia ir-se embora e que

Pedrosa estava à espera de uma boa oportunidade, mas assim que Pedrosa começou a ter problemas de aderência, coincidiram com o facto da sua Yamaha ficar com um comportamento melhor, devido a ter menos gasolina no depósito e imprimiu um ritmo que lhe permitiu controlar a corrida.
Pedrosa pouco podia fazer e beneficiou ainda da queda de Marquez a duas voltas do final. Conseguiu assim 20 preciosos pontos para o campeonato que lidera.

Marquez, depois de 3 quedas e uma delas a mais de 300km/h, rodou sempre atrás de Dani, mas via-se que era mais rápido e passou o companheiro de equipa, mas a 2 voltas do fim, caiu pela quarta vez neste fim-de-semana e abandonou. Não perceberam ainda porque caiu, já que não fez nada diferente, mas talvez o degaste dos pneus seja uma explicação. Tem ainda de aprender a poupar os pneus, mas não deixa de ser uma corrida magnifica depois de tantas quedas. O Futuro do MotoGp passa por Marquez, isso é certo.

Outro magnifico foi uma vez mais Crtuchlow a herdar o terceiro posto, mas senhor de uma grande corrida. Perdeu algum tempo no inicio, mas para o fim da corrida estava a aproximar-se velozmente de Pedrosa, mas depois de herdar o 3º lugar preferiu não arriscar na tentativa de se chegar a Pedrosa. Pelos vistos, tal como Lorenzo, a sua Yamaha funciona melhor depois de o deposito começar a ficar vazio. A vantagem que os pilotos da Yamaha tiram é na travagem e assim podem melhorar os tempos para o fim da corrida.

Bradl igualou o seu melhor resultado, com um quarto posto e ainda bem, já que este ano ainda não tinha mostrado nada e no HRC já andavam impacientes.

Dovizioso perdeu o quarto posto na última curva, mas efectuou uma boa corrida, isto depois de ter tido problemas no arranque com o sistema electrónico de arranque, que não evitou que a sua Ducati quase virasse para trás com um cavalinho. Mesmo assim ficou a 20 segundos do primeiro, numa pista que é a pista de testes da marca.

Hayden e Pirro ficaram atrás, com Pirro a quase 40 segundos de Lorenzo. Ainda há muito trabalho para fazer na nova Ducati.

Espargaro voltou a ser o melhor piloto CRT, na frente de Smith, que fez uma grande corrida, dado o estado do seu dedo e um pulso partido.

Mas a corrida ficou logo marcada pela queda de Bautista e Rossi. Um incidente de corrida em que Bautista embateu em Valentino na primeira chicane, depois de não ver o Italiano. Foi um grande susto, já que Rossi saiu disparado direito às barreiras de protecção e embateu com muita força, parecendo um autêntico boneco pelos ares. Não passou de um susto e uma enorme desilusão para Valentino. Sentiu e acredito que tinha ritmo para subir ao pódio e acho que podia subir ao pódio. Mais um azar, coisas que acontecem em corrida, mas Rossi tem urgentemente de se qualificar melhor para evitar ficar no meio da molhada. É certo que também teve problemas no arranque, se virem o arranque "on board" ouve-se perfeitamente que a moto não engrenava ou patina uma mudança.

Bem, a Catalunha é já daqui a 15 dias, mas o campeonato está em aberto e não cometer erros pode ser crucial no fim do campeonato.

Mugello - Moto3 - Corrida: Excelente Oliveira consegue 4º lugar


Hoje foi uma corrida bastante dura. Tanto eu como a equipa estamos muito satisfeitos com o resultado. Podemos lutar mano a mano com os nossos adversários mais fortes e reduzir a diferença.
O balanço é bastante positivo e na próxima terça-feira testamos novas soluções de motor  que deverão estar prontas para a próxima corrida na Catalunha, na qual já tenho o meu pensamento. Hoje, mais uma vez, demonstrei todo o meu potencial e por isso não quero deixar de agradecer aos meus patrocinadores e a todos os meus fãs que tão carinhosamente me demonstram o seu apoio.” 
Estas foram as palavras de Miguel Oliveira depois de efectuar uma extraordinária corrida, que chegou a liderar. Contudo a rapidez das KTMs impuseram-se, mas de facto a moto está a melhorar imenso as prestações e Miguel volta a mostrar todo o seu valor e que é sem sombra de dúvida, um grande piloto. Fosse ele Espanhol e teria um futuro facilitado, mas com condições vai longe de certeza.

sábado, 1 de junho de 2013

Mugello - O calvário de Spies não tem fim à vista

Ben Spies e seu interminável calvário não dão mostras de termino. O Americano depois de sexta feira ter voltado ao comandos da Ducati, resolveu mais uma vez abdicar de correr. O seu ombro continua longe de estar a 100%. Ainda vai demorar mais 2 ou 3 meses.
O piloto não tem dores fora da moto, mas ao conduzir tudo se altera e não consegue controlar a sua moto com segurança. Temendo por si e pelos outros pilotos, volta a falhar outro Gp.
Outro ano para esquecer, mas acho que está a tomar a decisão certa. Não vale a pena massacrar ainda mais o corpo. Acho que deve tomar o tempo que for necassário, mas voltar apenas quando estiver a 100%. Agora não tem pressão para voltar e não faz sentido arriscar.
Já não digo nada, mas gostava de ver o Americano livre desta nuvem negra que o acompanha rapidamente, mas não sei se vai estar presente igualmente no próximo GP.

Mugello - MotoGP - QP: Pedrosa mostra-se e consegue a pole

Pedrosa e a Honda conseguiram mais uma Pole. Uma volta impressionante ao belo circuito de Mugello, com Pedrosa irritado com os pilotos que o seguiam para conseguir igualmente uma boa volta. Especialmente com Dovizioso que o seguia logo atrás. Aliás vários pilotos conseguiram bons tempos porque seguiram pilotos mais rápidos. Tal como Rossi previa, as Hondas melhoraram bastante e pelo menos Pedrosa mostra ritmo para lutar pela vitória.

Lorenzo foi segundo e mostra um ritmo impressionante como sempre. Le Mans está esquecido e amanhã tenho medo que estes dois Espanhois fujam para a frente e nunca mais ninguém os veja.

Muito bem, pelo menos numa volta Dovizioso, a conseguir o terceiro tempo. Isto apesar de estar magoado no pescoço. Sabe que não tem andamento para andar na frente, mas não deixa de ser uma excelente prestação e um bom animo para a marca e para os muitos Ducatistas que estão em Mugello.

Cal Crutchlow voltou a cair na qualificação, começa a ser usual, correu para as boxes, saiu com a segunda moto e voltou a efectuar uma excelente prestação. Se não fosse a queda, por certo que tinha lutado pela primeira fila ou mesmo a pole. Consegue tirar um grande partido da sua Yamaha na qualificação.

Bradl e a sua Honda ficaram em quinto, muito bom, na frente do magoado Marquez, que está magnifico, como sempre, isto apesar das 3 quedas e imagino que deve ter o corpinho todo dorido depois da segunda queda a cerca de 300km/h.

Em sétimo e mais uma vez e sempre a falhar a qualificação, surge o homem da casa, Valentino Rossi. Contudo tem um bom ritmo e acho que se partir bem pode chegar-se ao terceiro posto. Vamos esperar, é um piloto especialmente de Domingo e é nesse dia que as coisas contam. Não deixa de ter um grande trabalho à frente.

Hayden foi oitavo com a segunda Ducati, na frente de Bautista que fecham a terceira fila.

A quarta fila abre com Pirro, Smith e fecha com a primeira CRT, de......claro, Espargaro.

O tempo manteve-se bom e espero que assim se mantenha para amanhã.

Mugello - Moto3 - QP: Oliveira muito bem em 6º

Miguel Oliveira tem estado muito bem no Gp de Mugello e deteve durante quase toda a qualificação o melhor tempo, mas as velozes KTMs empurraram o Português para o sexto lugar na grelha. Miguel tem estado sempre veloz e amanhã poderá fazer uma boa corrida e um lugar no cinco primeiros está ao seu alcance. Vamos esperar.

Videos: O capacete de Rossi em Mugello


Mais uma vez, Valentino Rossi estreia um capacete novo no Gp de Mugello. Sempre uma incógnita, desta vez o nove vezes campeão do mundo, "goza" com a sua velocidade e decide por a "sua" tartaruga que tem tatuada no corpo, no seu capacete. Tem ainda uns bonecos a correr, que simbolizam Pedrosa, Marquez e Lorenzo e um pouco mais atrás surge ele um pouco desesperado por os apanhar.