quarta-feira, 26 de junho de 2013

Gp Assen

Na Holanda, na catedral do Motociclismo corre-se ao Sábado e não ao Domingo como é normal. Domingo é dia de missa e assim as corridas perdiam espectadores.
O belo circuito Holandês, com muitas curvas e contra curvas obriga a que as motos quase não andem direitas. Os pilotos gostam do circuito e ambiente e para muitos só os campeões ganham em Assen. O tempo é sempre incerto, mas por norma não chove no Sábado. O que por vezes acontece são quedas com fins pouco agradáveis para os pilotos da frente. São muitos os que já se magoaram a sério em Assen . Esperemos que tudo corra bem e que haja luta pela vitória, coisa que tem estado arredada das últimas corridas.

Lorenzo vem embalado de duas vitórias isentas de erros e espera aqui voltar a ganhar para apanhar Pedrosa na tabela de pontos. Este é um circuito fluido e em princípio favorece as Yamahas, mas vamos ver. Lorenzo adora o circuito, mas deve preocupar-se em afastar-se dos pilotos da Gresini Honda, já que à dois anos Simoncelli deitou-o ao chão e o ano passado Bautista em mais uma travagem kamikaze levou Jorge à frente. No outro lado da box, surge Rossi, que ganhou aqui imensas vezes, mas mais importante que isso, parece ter solucionado os problemas da frente da sua moto nos testes a seguir ao Gp da Catalunha e espera que não volte a tê-los este fim-de-semana. Quer igualmente melhorar a qualificação para não perder o comboio com os pilotos da frente logo no início.
Crutchlow continua numa época impressionante e embora nunca tenha aqui brilhado pode voltar a subir ao pódio. Não descartem o Inglês que trabalhou imenso nos últimos testes as primeiras voltas, onde por norma tem problemas com a sua Yamaha.

Na Honda, parece que estão calmos e sabem que têm um boa moto e ganhar ou terminar no pódio não parece ser difícil. Pedrosa continua líder, mas aparenta estar sereno. Sabe que os circuitos que favorecem as Hondas estão à porta e ai sim pode e deve atacar. O mais importante é estar no pódio e não cometer erros. Já Marquez, é sempre uma incógnita e vamos ver se é desta que termina na frente de Pedrosa, ou se pelo menos não efectua nenhuma travagem onde quase varre Pedrosa. O fenomenal piloto vai certamente tentar tudo por ganhar ou terminar na frente de Pedrosa e dado que Assen tem uma chicane no final propicia a ultrapassagens não tirem os olhos da chicane nas últimas voltas.

A Ducati não se sente muito à vontade em Assen, mas com o tempo mais fresco e chuva a moto Italiana surge competitiva. A nova moto não vai pelos visto ainda aparecer e até há alguma decepção no desempenho da mesma, já que está longe de solucionar os problemas e apenas apresenta um ganho marginal.

Sem comentários: