domingo, 25 de agosto de 2013

Brno - MotoGP - Corrida: E vai mais uma para Marquez


Mais uma emocionante corrida e as imagens do parque fechado no final da corrida são o espelho do que se passa. Temos um génio, Marc Marquez muito feliz com mais uma vitória e dois desiludidos, Pedrosa e Lorenzo, que não sabem o que fazer para parar o rookie.
Mais uma grande vitória de Marquez e cada vez se destaca mais na tabela de pontos. Tudo parece fácil para o Espanhol e temos aqui um piloto daqueles que surgem de 10 ou 20 anos, tal como Agostini, Spencer, Doohan ou Rossi. Temo que, caso se mantenha inteiro, venham a ser o melhor de todos os tempos. Para já o que está a fazer na sua primeira época de MotoGP é de facto estratosférico.

Pedrosa, mais uma vez, foi incapaz de ganhar a Marquez. Mais uma vez perdeu pontos e tem de inverter a situação, caso não queira ver de novo a taça de campeão ir para outro piloto. Parece que há sempre algo que estraga o título a Pedrosa. Pode ser novamente um “eterno segundo”.

Jorge Lorenzo, estava destroçado, no final da corrida. Dá a entender que não sabe o que pode fazer mais para ganhar. Deu 120%, mas mesmo assim apenas foi terceiro. Partiu como uma bala e ganhou alguma vantagem, ainda se defendeu de Marquez, mas foi incapaz ate de segurar o segundo posto. As Yamaha necessitam urgentemente de melhorias, ou vão rapidamente ver o título ser discutido entre as duas Hondas.

No quarto posto, de novo Rossi. O seu calcanhar de Aquiles continua a ser a qualificação. Parte sempre muito atrás e depois perde tempo e é incapaz de manter o ritmo dos 3 primeiros. Continua a não ter a sua M1 como gosta e ainda não acertou com o set-up perfeito. Já veio igualmente dizer, que tanto ele como Lorenzo necessitam de peças novas, tais como a nova caixa e um quadro novo. Vai continuar a lutar para apanhar os da frente, mas não está fácil.

Bautista voltou a acabar colado a Rossi e fez uma boa corrida com a sua Honda, mas lutar pelo pódio está ainda muito longe. De qualquer maneira está mais motivado com os resultados.

Bradl, depois de dar a entender que estava numa boa forma, voltou a mostrar que foi sol de pouca dura. Com a sua Honda oficial, esperava-se e espera-se que dê mais do que aquilo que tem mostrado. Foi um isolado sexto.

Por falar em pilotos dos quais se esperava mais, Crutchlow foi outro deles. Obteve a pole, mas na corrida não evitou uma queda. Talvez numa tentativa de apanhar os pilotos da frente. Ainda voltou à pista, mas nem sequer pontuou.

Na Ducati, tudo na mesma como a lesma. Os seus pilotos continuam a fazer-se companhia em corrida. Parece que vão em viagem. A distância para os da frente continua a ser alarmante e pior que isso, ainda não se vê a luz ao fundo do túnel. Pelo menos uma coisa já perceberam, o problema está na moto e não nos pilotos.

Espargaro, voltou a ser o melhor CRT, seguido de Edwards que tem vindo a crescer imenso e Pirro voltou a amealhar pontos. O piloto Italiano, que só tem feito algumas corridas, tem mais pontos que Iannone e Spies. Claro que Spies continua de molho, foi operado aos dois ombros, o que quer dizer que o que estava supostamente bom, não estava a 100%. De qualquer forma tem o ano estragado e não se sabe quando volta. Que o faça quando estiver de facto bem e que não volte a lesionar-se.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Gp de Brno

Brno e a República Checa recebem mais uma prova do Mundial. O circuito é extremamente bonito, muito largo, rápido com mudanças de direcção e altura. Um circuito da “velha escola”, que por norma os pilotos gostam. O tempo normalmente está bom, mas para este Domingo as previsões não são as melhores.

Teoricamente é um circuito onde as motos Honda e Yamaha estão mais equilibradas e visto que a Yamaha testou aqui algumas atrás, pode retirar alguma vantagem.

Mas será que alguém consegue travar o fenómeno Marquez? O rookie já ganhou 4 corridas, lidera o campeonato e já mostrou que é rápido como uma bala. Um talento fora de série e daqueles que aparecem de muitos e muitos anos. A aparente facilidade com que controlou as últimas corridas não deve aqui suceder, mas tenho as minhas dúvidas.
Está na mó de cima e caso se mantenha inteiro até ao final do ano vai ser complicado retirar-lhe confiança. Medo já mostrou que não tem. Ninguém cai a 330km/h e sobe para a moto como se nada fosse.

Julgo que Pedrosa e Lorenzo estão preocupados. Ambos ainda não estão a 100%, mas já notaram que têm de suar as estopinhas para parar Marc.

Vamos ver se a Yamaha ai já correr com a caixa seamless, que certamente vai ajudar. Lorenzo é rápido nesta pista, mas já o ano passado perdeu aqui para Pedrosa, por isso este ano tem os dois pilotos Honda para bater.

Quanto a Pedrosa, no ano em que está em melhores condições de lutar pelo campeonato, surge-lhe um rookie como Marquez. Não é animar ver Marc conduzir a Honda como conduz e liderar o campeonato. Mas o ano passado por esta altura, Pedrosa entrou numa fase fortíssima e temos de ver se entra no mesmo modo para reduzir a diferença que tem. Para já está na frente de Lorenzo, por isso, tudo está em aberto.

O segundo piloto Yamaha, Valentino Rossi, adora Brno, ganhou ali o seu primeiro Gp em 1996 e ganhou várias vezes. Salvou um mau fim-de-semana com um 4º lugar em Indy, mas necessita de mais uns “pozinhos” para lutar pela vitória.

Além deste pilotos, Crutchlow é esperado igualmente que dê luta pelo lugares da frente e talvez Bradl e Bautista.

O que dá e entender, é que vamos assistir a um Gp mais equilibrado e espero que se traduza em mais emoção e lutas.

domingo, 18 de agosto de 2013

Indy - MotoGP - Corrida: Marquez o Capitão América vence mais uma


Mais uma corrida nos EUA e mais uma vitória para o novo Capitão America, Marc Marquez. O fenomenal jovem piloto, simplesmente arrasou tudo e todos, não dando hipótese a ninguém. Não partiu muito bem, mas passou Pedrosa e Lorenzo, ligou o turbo e foi embora. Para ele foi simples como isto.

Lorenzo partiu bem, liderando, mas perdeu andamento, pelos visto devido a uma perda enorme de aderência no pneu traseiro e foi incapaz de segurar o segundo posto nas últimas voltas, terminando em 3º atrás do seu rival Pedrosa. Dani ficou muito contente por ter acabado na frente de Lorenzo e ambos ainda não estão a 100% fisicamente.

Cá mais para trás, as últimas voltas foram de cortar a respiração. Bautista e Crutchlow andaram sempre entretidos, mas Valentino Rossi rodava isolado na sétima posição, quando começou a rodar num ritmo impressionante e depois de passar Bradl, apanhou facilmente Bautista e Crutchlow para passar Crutchlow na antepenúltima curva e segurar o quarto posto. Mais uma grande remonta para o Italiano, mas ele e os seus mecânicos, não entendem a razão porque não consegue andar rápido com os pneus novos, só quando os pneus começam a gastar-se é que consegue andar como quer. Um mistério.

Bradl esteve bem nos treinos, mas depois de 3 quedas, perdeu a confiança e a corrida foi para esquecer cruzando a meta na sétima posição.

Outra luta animada foi entre os dois pilotos da Ducati, mas Hayden tentou uma ultrapassagem impossível e ambos efectuaram a última curva a saltar o corrector e Smith aproveitou para ultrapassar os dois.

Espargaro foi o melhor das CRTs, mais uma vez  e mesmo lesionado, não desiludiu.
A próxima corrida vai ser já no próximo fim-de-semana, no bel o circuito de Brno, onde se espera que a superioridade da Honda não esteje tão vincada. Vamos ver…
 

Indy - Moto3 - Corrida: Oliveira termina em oitavo


sábado, 17 de agosto de 2013

Indy - Spies volta a lesionar-se

Ben Spies não consegue afastar o azar e depois de meses em recuperação, voltava aqui para ganhar ritmo e avaliar o seu ombro. Mas mais uma vez, o calvário não tem fim, e voltou a cair  e lesionar o ombro. Não o que tinha lesionado, mas o outro, o esquerdo.
O piloto vai se melhor avaliado, para verificar se tem de ser operado, mas pelo menos 3 semanas vai ficar de "molho".

Indy - MotoGP - QP: Marquez voa na qualificação e obtém a 4º pole


Indy - Moto3 - QP: Oliveira sai amanhã do 8º lugar


Indy - MotoGP - FP3: Marquez continua na frente


Indy - Moto3 - FP3: Oliveira continua em dificuldades e foi 18º

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Indy - MotoGP - FP1 e FP2: Marquez domina 1º dia


Indy - Moto3 - FP1 e FP2: Problemas eléctrico e queda para Oliveira

Miguel Oliveira teve um 1º dia para esquecer em Indy. Primeiro teve problemas electricos e depois sofreu uma queda, embora sem problemas.
O piloto foi apenas 19º em FP1 e subiu ao 16º em FP2, mas espera fazer bem melhor no Sábado.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Videos: Rossi e Lorenzo testam caixa seamless em Brno





Os pilotos da Yamaha, Valentino Rossi e Jorge Lorenzo tiveram 2 dias de testes privados em Brno. Muito secretismo, sem deixar passar nada, sem qualquer comunicado. Os pilotos rodaram bastante com o tempo bastante quente.
Lorenzo por certo, apurou o estado da sua clavícula e experimentou coisas novas. Não se sabe o que, mas, tal como Rossi experimentaram a nova caixa seamless, pedida pelos pilotos há já bastante tempo.
Rossi, teve um problema mecânico no segundo dia, não se sabe qual foi, mas trabalhou certamente em melhorar o set-up da sua Yamaha, e houve mais coisas positivas que negativas.

A nova caixa de velocidades, chamada seamless não se sabe quando vai estar disponível, já que não é sabido que necessita de um novo motor ou se pode substituir num motor já rodado. A grande vantagem é um ganho marginal de tempo, mas sobretudo, ganha-se bastante em termos de estabilidade e poupança do pneu traseiro. A caixa permite que estejam engrenada 2 mudanças ao mesmo tempo e assim as mudanças de caixas são efectuadas com menos perdas de tempo. Por exemplo, com a caixa normal da Yamaha, os pilotos perdem cerca de 0,038s entre mudanças e com a nova caixa, o tempo desce para cerca de 0,016s.
Os testes foram privados, mas havia fãs e alguns conseguiram gravar alguns vídeos. Tomem atenção ao som, pois é audível a diferença entra as caixas de velocidades. Com a nova não se ouve um "estalo" entre as mudanças de caixa.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Videos: Stoner volta a conduzir uma MotoGP


Casey Stoner esteve dois dias a testar a Honda RC213V em Motegi e se no primeiro dia apenas rodou 6 voltas devido à chuva, no segundo dia completou 47 voltas.
O piloto estava feliz por voltar a pilotar uma MotoGP, mas voltou a afirmar que não quer fazer nenhuma corrida, mas o que Stoner diz hoje, pode não ser o mesmo que faz amanhã.

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Pol Espargaro na Yamaha Tech3

Depois de se saber que Crutchlow vai para a Ducati, o lugar vago pelo Britânico na Yamaha Tech3 vai ser ocupado por Pol Espargaro, tal como era esperado. O contrato é por dois anos. A Yamaha aposta o futuro no piloto Espanhol, que este ano luta pelo titulo de Moto2.


Cal Crutchlow na Ducati por 2 anos

Cal Crutchlow andava num limbo entre ficar na Yamaha Tech3 ou arriscar a Ducati oficial. O piloto sempre disse que preferia ficar na Yamaha, mas tinha de ter uma moto oficial. O problema é que a Yamaha tem as duas motos oficiais ocupadas por Lorenzo e Rossi. O contrato de ambos termina em 2014, mas ambos os pilotos dão sinais de querer continuar na marca. Deste modo, não há lugar para Crutchlow ou outro piloto na equipa oficial.
O Britânico ruma assim para a Ducati, sendo piloto oficial, ocupando o lugar de Hayden e volta a ser companheiro de Dovizioso. Certamente vai ganhar muito mais, mas não vai ter a vida fácil. Todos sabemos que as Ducatis continuam sem conseguir os seus problemas, e não são poucos. Basta ver os resultados de Rossi e Dovizioso na marca. É certo que com a entrada da Audi, o esforço está ser gigante, mas até ao momento nada muda. Fala-se de uma moto muito diferente para o ano, mas subir ao pódio com uma Ducati, só em dias de chuva, porque a seco, ficam a uma eternidade do vencedor.
Boa sorte para o Britânico e muita paciência....
E vocês o que acham desta mudança?