sexta-feira, 30 de abril de 2010
Jerez 2010 : De 275 a 85km/h em 5,9s
Como sempre aqui fica a informação da Brembo sobre os pontos de travagem de Jerez. 25% de uma volta é gasto em travagem. Em Inglês
Stoner domina treinos livres apesar de uma queda
1. Casey Stoner AUS Ducati Marlboro Team 1m 39.731s
2. Jorge Lorenzo SPA Fiat Yamaha Team 1m 39.875s
3. Nicky Hayden USA Ducati Marlboro Team 1m 40.148s
4. Dani Pedrosa SPA Repsol Honda Team 1m 40.2s
5. Valentino Rossi ITA Fiat Yamaha Team 1m 40.359s
6. Loris Capirossi ITA Rizla Suzuki MotoGP 1m 40.716s
7. Colin Edwards USA Monster Yamaha Tech 3 1m 40.913s
8. Hector Barbera SPA Paginas Amarillas Aspar 1m 41.034s
9. Alvaro Bautista SPA Rizla Suzuki MotoGP 1m 41.093s
10. Marco Melandri ITA San Carlo Honda Gresini 1m 41.19s
11. Ben Spies USA Monster Yamaha Tech 3 1m 41.200s
12. Andrea Dovizioso ITA Repsol Honda Team 1m 41.277s
13. Randy de Puniet FRA LCR Honda MotoGP 1m 41.293s
14. Mika Kallio FIN Pramac Racing 1m 41.297s
15. Marco Simoncelli ITA San Carlo Honda Gresini 1m 41.533s
16. Aleix Espargaro SPA Pramac Racing 1m 41.742s
17. Hiroshi Aoyama JPN Interwetten Honda MotoGP 1m 41.837s
2009 Spanish Grand Prix - 3/05/2009:
Pole position:
Jorge Lorenzo SPA Fiat Yamaha 1m 38.933s
Fastest race lap:
Valentino Rossi ITA Fiat Yamaha 1m 39.818s
quinta-feira, 29 de abril de 2010
Jerez 2010 - Conferência de imprensa
Como é normal, cinco pilotos estiveram presentes na conferência de imprensa que antecede os treinos de 6ªfeira. Pedrosa, Lorenzo, Rossi, Hayden e Barberá deram a cara no evento. Todos estão de acordo do fantástico que é correr em Jerez.
Pedrosa basicamente falou que vai ter alterações no chassi e que vai durante os treinos verificar se está muito distante ou perto dos primeiros. Vai dar tudo por tudo para andar na frente. Por norma faz bons resultados em Jerez e concerteza deve ser o primeiro a chegar à primeira curva, vamos é ver se consegue fugir e aguentar a corrida toda na frente.
Lorenzo teve mais tempo para recuperar da lesão da mão, está ok e preparado para o Gp. Como bom Espanhol, conheçe bem este circuito e tem uma motivação maior a correr aqui, traz boas memória dos anos transactos, à excepção do ano passado que caiu quando ia em 4º lugar. Sempre muito rápido e já a 100% fisicamente, certamente vai andar na frente.
Rossi centrou-se na sua lesão no ombro que admitiu ser pior do que deu a entender no inicio, falou da sua sorte no adiamento do Gp do Japão e só amanha vai ter noção das reais dores durante a condução e o quanto o podem condicionar. Valentino, gosta de Jerez, tem uma grande experiência aqui, tem muitas vitórias e só mesmo se o ombro o incomodar muito é que penso que não vai lutar pela vitória. Tendo como uma das suas maiores virtudes a impressionante capacidade de improvisar e confundir os adversários, vamos estar atentos ao seu desempenho.
Hayden está muito mais confortável com a Ducati e com a equipa, o bom resultado do Qatar deu-lhe mais confiança, mas não quis adiantar mais nada sobre o seu desempenho em Jerez. Normalmente não é uma pista adequada às Ducatis, mas este ano parece que a moto Italiana sofreu um melhoramento grande e está menos mal nos circuitos que não lhe assentam tão bem.
Barbera, rookie este ano em MotoGp, está mais confiante com a moto e certamente está motivado por correr em Espanha. Por vezes, o correr no seu país acrescenta alguma pressão aos pilotos e a vontade de efectuar uma boa corrida dá mau resultado em pilotos pouco experientes. De qualquer maneira ninguém espera que ande nos lugares cimeiros e o que deve fazer é ganhar experiência e quilometros com sua Ducati.
Vamos ver já amanhã que conclusões de podem tirar dos treinos e esperar uma grande luta com os 4 favoritos e os novos pilotos que se intrometeram no Qatar.
La fiesta comienza mañana...
quarta-feira, 28 de abril de 2010
Stoner " Devemos ser competitivos"
O homem que pior começou o ano de 2010, Stoner falou o seguinte:
“Não é muito normal um Grande Prémio ser adiado, mas tal como aconteceu o ano passado no Qatar, é daquelas coisas que não podemos prever ou evitar. Por isso, estamos agora à espera de Jerez, porque o trabalho espera por nós. No passado não era um dos circuitos mais favoráveis para nós, mas conseguimos dar alguns passos em frente o ano passado e acabámos no pódio. Desta vez vamos partir do zero e na sexta-feira vamos ter de trabalhar muito para encontrar a afinação certa para a corrida. Precisamos de estabilidade neste pista e penso que a direcção que tomámos com o desenvolvimento do GP10 deverá permitir que estejamos competitivos no domingo.”
Hayden quer manter o bom desempenho
A temporada de 2010 começou bem para Nicky Hayden, com o 4º lugar, a escassos metros do pódio. O Americano espera voltar a mostrar serviço em Jerez e comentou:
“Estávamos todos prontos para a outra corrida, mas afinal vamos para Jerez, para o primeiro Grande Prémio na Europa, onde o paddock já está devidamente montado e com todos os fãs a postos! O ambiente em Jerez é sempre terrível. Nesta altura do ano a pista pode estar um pouco fria de manhã, mas depois tem tendência a aquecer à tarde, por isso temos de estar prontos para todo o tipo de condições. O nosso objectivo é tentar ficar no mesmo nível que conseguimos alcançar na primeira corrida e continuar o que fizemos lá. Sei que tenho uma boa mota, tal como a equipa que está atrás de mim, por isso mal posso esperar por regressar à pista.”
Melandri confiante em melhorar
A par com uma péssima actuação no Qatar, Marco Melandri recebeu novas peças para o ajudar a melhorar o feeling da frente da sua Honda. O piloto disse:
“Depois do pior em Qatar espero uma reacção positiva em Jerez. O adiamento do Gp do Japão foi bom, visto que nos permitiu ter mais tempo para reflectir e preparar soluções técnicas que julgamos serem importantes. Estas duas ultimas semanas, a equipa tem trabalhado arduamente com a Honda e haverá algumas coisas novas para melhorar o meu feeling com a frente da moto.
O ano passado em Jerez fiz a minha melhor corrida do ano em seco. Em Jerez é importante ter uma boa sensação com a moto para pilotar bem, porque passa de curvas muito lentas a curvas de alta velocidade. A minha melhor memória é o pódio de Jerez, em 2005, um ano que foi muito importante para mim na MotoGP. "
Simoncelli: " Graças à Honda estarei melhor"
Marco Simoncelli espera um salto qualitativo na sua performance em Jerez, depois do apoio da Honda. O Italiano comentou:
“Honestamente, fiquei um pouco desapontado com o adiamento da corrida de Motegi, porque estava ansioso para correr novamente, mas ter uma semana extra para me preparar para Jerez também é bom . Realmente fui ao Japão, porque tínhamos alguns ensaios em túnel de vento já planeados. Foi uma viagem' apertada, mas muito interessante. Fomos capazes de testar algumas modificações que deverão permitir-nos fazer algumas melhorias aerodinâmicas para velocidade em linha recta.
Jerez é um circuito que eu gosto, onde ganhei minha primeira corrida e onde sempre fui capaz de ser rápido, por isso espero que continue a ser o caso este ano. Vamos para Jerez com o objectivo de melhorar o nosso desempenho no Qatar ".
terça-feira, 27 de abril de 2010
Barbera: "Correr em Espanha é sempre uma fonte de alegria"
Barbera chega a “sua” Espanha convicto que irá fazer uma boa corrida com o apoio dos seus fãs. Hector disse:
"Correr em Espanha é sempre uma fonte de alegria para mim e eu estou ansioso por correr, ainda mais após o adiamento da corrida Japonesa. A temporada praticamente começa em Espanha, isso mostra a importância da moto neste país e tenho certeza que os fãs não podem esperar para nos ver na pista. Eu queria trazer mais experiência antes de Jerez, mas com este adiamento eu só posso dar o meu melhor para fazer uma boa corrida para os fãs. Jerez é uma das minhas pistas favoritas e acho que posso mostrar um bom desempenho.”
Pedrosa com alterações no quadro da sua Honda
Jerez é um circuito onde Pedrosa sempre obteve bons resultados. O Espanhol espera modificar o mau início de temporada com o 7º lugar que consegui no Qatar. Os testes de pré-temporada também não lhe correram de feição e a corre em casa, de certo vai dar o seu melhor e anseia conseguir eliminar alguns problemas “nervosos” na sua Honda. Dani falou o seguinte:
"Jerez é sempre uma corrida muito especial para os pilotos espanhóis e estou muito ansioso por este fim-de-semana. Não tivemos o melhor arranque de temporada no Qatar e não pudemos correr no Japão devido aos problemas provocados pelo vulcão. Agora espero por um ambiente que é sempre fantástico em Jerez e, com as características que o circuito apresenta, o resultado pode ser diferente. Estou certo que vamos melhorar logo desde os primeiros treinos, ao contrário do que aconteceu no Qatar, onde lutamos contra muitos problemas durante todo o fim-de-semana, vamos conseguir ser mais rápidos desde o início. Espero sentir-me mais confortável com a mota e conseguir aqui um bom resultado. Os nossos adversários são muito fortes e estou certo que querem manter a sua vantagem, por isso temos de trabalhar muito para conseguir chegar ao mesmo nível e conseguir lutar com eles desde o início até ao final da corrida. Em Jerez vamos tentar fazer algumas alterações no chassis para a mota não estar ‘nervosa’ e espero que dê resultado.”
Dovizioso motivado para Jerez
Depois do 3º lugar na primeira corrida do ano e o melhor piloto Honda nessa corrida, onde surpreendeu todos, Andrea Dovizioso está mais que motivado para tentar mostrar uma bom desempenho, apesar de Jerez não ser um circuito que goste e onde tenha conseguido bons resultados. O italiano comentou:
“Estávamos muito motivados para a corrida do Japão e vamos continuar com a mesma determinação para Jerez. Honestamente esta não é uma das minhas pistas favoritas e é muito lenta, mais o público e a atmosfera é incrível, porque há sempre muitas pessoas a assistir nas bancadas. No passado nunca consegui bons resultados nesta pista, mas agora estamos a chegar a Jerez depois de uma boa prestação no Qatar e estou ansioso pela corrida e por continuar no bom caminho. O meu objectivo é manter o ritmo e apostar nisso nas próximas corridas. Também estou ansioso pelo teste de segunda-feira depois da corrida. Este ano não há muitas oportunidades para testar, por isso a próxima segunda-feira vai ser importante e vamos trabalhar muito para aproveitar o máximo.”
Lorenzo apto para tentar a vitória
Jorge Lorenzo acredita que está apto para tentar ganhar o Gp de Jerez. O espanhol afirmou: "Graças à súbita mudança na data de Motegi, tive mais tempo para treinar. Eu fiz ginásio, trabalhei com o fisioterapeuta, e na 3ª e 5ªfeira tive dois dias de motocross e dirt-track. Isso ajudou-me a verificar que agora não tenho praticamente nenhum desconforto na minha mão direita durante a condução. Estou muito confiante, porque vou chegar a Jerez quase a 100%. É uma pista mágica para mim, e acho que para todos os pilotos espanhóis, visto que é um circuito onde se sente o público muito perto, como em nenhum outro circuito o mundo. Sempre tive bons resultados ali e por isso espero poder lutar pela vitória."
Rossi espera que a lesão não lhe afecte a luta pela vitória
Depois da vitória no Qatar, o anulamento do Gp do Japão serviu como vantagem para Valentino repousar e recuperar o ombro magoado num treino de motocross. Vencedor no ano passado o italiano espera que a lesão não o afecte.
“É claro que foi uma pena não irmos ao Japão, a corrida caseira da Yamaha, mas vamos lá em Outubro e para mim foi uma sorte ter o tempo extra. Não me magoei muito na queda de motocross, mas o meu ombro ficou dorido e foi bom ter mais tempo para recuperar. Ainda não sei como e quanto me vai afectar este fim-de-semana, espero que não muito.
A vitória no Qatar foi fantástica, mas vimos que estamos em falha em algumas áreas em comparação com os nossos rivais, pelo que temos trabalho a fazer. Adoro correr em Jerez, a atmosfera é impressionante e tenho fãs fantásticos em Jerez. No ano passado consegui uma grande vitória e espero que este ano voltemos a ser capazes de lutar pelo triunfo. “
Jerez espera receber 100 mil pessoas
Depois do adiamento do Gp do Japão o Mundial, volta à acção este fim-de-semana. E nada melhor que voltar com o circuito de Jerez de la Frontera, galardoado como o melhor Gp de 2009. Como sempre, muitos espectadores vão compor a festa. Este ano, são esperados 100 mil no Domingo e os bilhetes já se encontram quase esgotados. O público, sempre muito caloroso cria uma atmosfera especial e é normal os pilotos conseguirem ouvir o público durante a corrida. Palco de grandes corridas e grandes lutas, espera-se mais uma vez uma corrida bastante animada. A não perder…
quinta-feira, 22 de abril de 2010
Pedrosa: Um quadro novo foi uma proposta
O cancelamento do GP do Japão talvez seja uma vantagem para Dani Pedrosa, que assim pode esperar mais desenvolvimento da sua Honda.
" Com o cancelamento do GP de Motegi, haverá mais tempo para trabalhar a moto. Certamente, no Japão, perto dondeo trabalho é executado, há sempre coisas novas, e não sei se será assim para Jerez, mas espero chegar da melhor maneira, tentando conseguir um bom resultado. "
O Espanhol não falou directamente da notícia de um pedido específico de um chassis novo.
"Quando uma coisa não corre bem, temos de corrigir, e uma das propostas foi a de um novo chassi. No entanto, existem várias opções para trabalhar e no Japão é que se reunem e decidem as áreas de trabalho, por isso vamos ver o que está para chegar do departamento de competição.
Comparando entre seu desempenho e do seu colega Andrea Dovizioso.
"Dovizioso parece estar à vontade desde o início com a moto, ao contrariode mim que nunca me senti bem. Temos um estilo de condução diferente, acredito que as necessidades de cada piloto são muito importantes para encontrar um bom feeling com a moto. Em todo o caso, insisto, estamos confiantes de que podemos obter um resultado melhor em Jerezdo que no Qatar.
Logística MotoGp a trabalhar
Três Boeing 747 vão ser usados para transportar as 270 toneladas de material de MotpGp. Os aviões foram preparados para fazer a viagem do Japão para Espanha, de modo a garantir que tudo chega a Jerez no tempo previsto.
Os materiais transportados para todas as jornadas do Campeonato do Mundo representam 270 toneladas de carga, repartidas por 600 contentores que transportam as motos e equipamento das equipas (180 toneladas), o equipamento da Dorna para a transmissão televisiva (50 toneladas), material de publicidade (23 toneladas), equipamento de cronometragem (7 toneladas), e os carros e motos BMW do Campeonato do Mundo (5,5 toneladas).
Parceria entre LCR Team e Qatar S&T Park
O Team LCR Team anunciou uma parceria com o Qatar Science & Technology Park (QSTP). O objectivo é monitorizar o esforço físico de Randy DePuniet enquanto conduz a sua Honda RC212V.
Lucio Cecchinello não escondeu a sua satisfação com o projecto e disse “Através deste aparelho compacto, que regista o ritmo cardíaco, pressão sanguínea, temperatura corporal e níveis de glicémia, vamos poder estabelecer programas de treino físico mais específicos para o Randy para replicarmos da melhor forma possível as forças físicas que ele sente quando está a rodar com a RC212V.
quarta-feira, 21 de abril de 2010
Lorenzo ajuda amigo
Aproveitando o cancelamento do Gp do Japão, Jorge Lorenzo aproveitou para ficar em Barcelona e acompanhar o seu amigo Ricky Cardus envolvido no CEV Moto2 com uma Suter MMX do team Laglisse. Um projecto financiado pelo próprio Lorenzo. Aliás, é bem visível o símbolo de Lorenzo na moto de Cardus e este usa também o seu capacete.
Ricky Cardus obteve o 4º lugar na corrida.
Simoncelli no Japão para nova carenagem
O piloto Italiano está no Japão, a fim de solucionar alguns problemas com a sua Honda. Simoncelli é o piloto Honda mais alto (1.83m) e tem tido alguns problemas com uma moto que inicialmente foi desenvolvida para o pequeno Pedrosa (1.60m). Assim procura encontrar uma nova carenagem para a sua montada a fim de não perder muita velocidade.
Isto demonstra também a posição que Marco Simoncelli ocupa na Honda, apesar de não estar na equipa oficial, tem tratamento de piloto oficial e a marca acredita nas suas capacidades.
Ferrari continua a querer Rossi em 2011
A saga Rossi-Ferrari continua. Agora foi a vez de do presidente da Ferrari, Luca Cordero di Montezemolo afirmar que " Faria tudo para ter Valentino na Ferrari. Vamos correr com 3 carros no futuro, creio ser melhor para todos a Ferrari ter 3 carros com a McLaren Espero que ele ganhe este ano o mundial e adorava vê-lo também a vencer na F1. Com 3 carros isso é possível.”
Rossi já disse que espera correr no motociclismo mais 2ou 3 anos e que já é muito velho para dar o salto para a F1 e vencer. O Italiano termina este ano o contrato com a Yamaha e vamos ver a decisão que vai tomar. Ducati e Honda já se mostraram interessadas em tê-lo como piloto, mas a Yamaha também não o quer deixar fugir, agora junta-se a Ferrari aos pretendentes. A seguir…
terça-feira, 20 de abril de 2010
Rossi recupera com fisioterapeuta
O Dr. Cláudio Costa, que segue Rossi como uma sombra, assistiu o piloto depois da queda e disse: “ Depois do acidente, quando Valentino me ligou, disse-lhe para vir imediatamente, pois estava um pouco preocupado. Fiquei mais descansado, quando os exames deram todos negativos, mas o ombro é uma articulação delicada. Por isso, procuramos o Professor Giuseppe Porcellini que tratou DeAngelis e Melandri para ver o ombro. O que Rossi tem é uma distorção, e tem de ser tratada pelo seu fisioterapeuta, Giuseppe Triossi. Vamos ver como se vai sentir, mas terá de lidar com uma companheira de muitos pilotos: a dor”.
De qualquer maneira, o adiamento de Gp do Japão ira beneficiar o Italiano e dá-lhe oportunidade para uma melhor recuperação
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Gp Japão Adiado
domingo, 18 de abril de 2010
Gp Japão Motegi Adiado
A notícia ainda não é oficial, mas já corre que a segunda corrida de MotoGp 2010 em Twin Ring Motegi, no Japão, agendada para o próximo fim-se-semana de 25 de Abril vai ser adiada devido a repercussão da erupção do vulcão Islandês.
Com dificuldades em transportar as pessoas e equipamentos, a ronda do Japão vai ser realizada a 3 de Outubro.
A posição oficial da Dorna é que estão a considerar todas as hipóteses e parece que já começaram a informar as equipas da decisão.
A erupção do vulcão Eyjafjallajökull no Sul da Islândia, na manhã de quarta-feira levantou uma nuvem de cinzas para a atmosfera e levou ao cancelamento de milhares de vôos na Europa e em todo o mundo devido a preocupações de segurança.
A decisão oficial vai ser comunicada amanhã, 2ª feira da parte da tarde.
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Rossi sofre queda em treino de motocross
Valentino Rossi sofreu ontem uma queda violenta enquanto praticava motocross perto de Pesaro. De inicio não teve problemas, mas hoje dores no ombro direito e costas, obrigaram o Italiano a deslocar-se ao hospital. Contudo e com bastante sorte, não tem nada de grave e vai poder alinhar no proximo Gp do Japão entre os dias 23 e 25 de Abril.
Zeelenberg comenta a corrida do Qatar
O ex-piloto do mundial de velocidade, Wilco Zeelenberg, agora team manager de Lorenzo, comenta a corrida do Espanhol, onde alcançou o 2º lugar
Imagens da queda de Aleix Espargaro
Acabou mal a corrida do jovem Espanhol. Espargaro qualificou-se em 14º e encontrava-se em 11º quando caiu. Ainda tentou continuar, mas foi forçado a abandonar.
O piloto número 41 comentou: " Tive algumas dificuldades nas primeiras voltas e quando senti que a minha confiança com a moto estava a aumentar, de repende só dei conta que estava com o rabo no chão. Estava a aproximar-me dos pilotos à minha frente e senti que os ia apanhar. Não tenho mais a dizer e temos de ganhar os pontos perdidos na proxima corrida no Japão"
Aqui fica a sequência
O piloto número 41 comentou: " Tive algumas dificuldades nas primeiras voltas e quando senti que a minha confiança com a moto estava a aumentar, de repende só dei conta que estava com o rabo no chão. Estava a aproximar-me dos pilotos à minha frente e senti que os ia apanhar. Não tenho mais a dizer e temos de ganhar os pontos perdidos na proxima corrida no Japão"
Aqui fica a sequência
quinta-feira, 15 de abril de 2010
Video explicativo da Bridgestone
Video da Bridgestone, onde explica os tipos de pneus usados em MotoGp e suas caracteristícas.(Em Inglês)
Brivio comenta vitória de Rossi
Davide Brivio - Team Manager de Rossi, comenta a última vitória de Valentino no Qatar. (Em Inglês)
quarta-feira, 14 de abril de 2010
O que disseram os pilotos
LORENZO
“Hoje tive de desligar o meu cérebro e pilotar a mota apenas com o meu coração e estou muito contente com o segundo lugar. A minha mão estava um pouco dorida, mas o maior problema era a traseira solta e no início com o depósito cheio senti muitas dificuldades. O meu plano era seguir de forma tranquila e não arriscar muito, mas ao fim de algum tempo a adrenalina subiu e não consegui fazer isso, tive de correr no máximo! Quando já estava com menos combustível foi mais fácil e consegui aproximar-me. Fisicamente estava no meu limite e foi muito arriscado! Consegui algumas boas ultrapassagens e, no final, conseguimos um resultado fantástico para a equipa, graças também à vitória do Rossi. Agora vamos para Motegi, onde venci no ano passado. Estarei melhor fisicamente até lá e estou a contar estar ainda mais forte.”
DOVIZIOSO
“Estou muito contente com este pódio, é uma satisfação muito grande. Era muito importante começar a temporada com o bom resultado e espero que isto seja apenas o início. O pódio de hoje é o resultado de muito trabalho feito pela Honda, pelos técnicos, pela equipa e por mim próprio durante o Inverno. Hoje acreditei mesmo que podia chegar ao segundo lugar, que conseguia aguentar até mesmo até ao final. O meu início de corrida não foi muito bom, mas as primeiras cinco voltas foram cruciais para recuperar posições e colar-me atrás do Valentino. A minha Honda estava muito rápida e conseguiu usar essa vantagem para compensar as partes menos boas em pista. Fiz uma manobra de génio na última curva da última volta quando consegui ultrapassar o Nicky por dentro e depois utilizei toda a velocidade da RC212V para passar a linha da meta à frente. Hoje corri com o coração e o resultado é uma grande motivação para mim e para todos na equipa da Repsol Honda Team.”
PEDROSA
“Fiz uma boa partida e conseguir ficar perto da frente da corrida nas primeiras voltas. A partir dai não foi fácil e senti alguns problemas na mota, que tornaram impossível manter o ritmo. Lutei tanto quanto podia para me manter a distância para os outros pilotos, mas no final foi impossível afastar-me deles. Por outro lado, é encorajador saber que conseguimos alcançar já este ritmo, porque os testes de Inverno não foram fáceis, mas por outro também mostra que ainda temos muito trabalho para fazer para conseguirmos ter a mota como precisamos. Esta não é forma ideal de começar a temporada e esperava conseguir lutar pelo pódio, mas a temporada é longa e vamos manter a concentração e trabalhar tanto quanto possível para melhorar”
HAYDEN
“Depois de me ter qualificado em nono, terminar em quarto na corrida foi motivo de grande satisfação, mas ter a moto a funcionar tão bem na corrida e ser batido daquela forma doi! Teria sido muito bom começar o ano com um pódio pelo menos. Mesmo assim, fizemos algumas mudanças para a corrida que ajudaram muito a moto e consegui rodar como queria e puxar muito. Foi bom voltar a estar na frente, não foi fácil, mas dei o máximo. Gostei da corrida, mas teria sido bom ficar no pódio. Penso que ainda é um bom resultado, somámos bons pontos e temos uma longa época pela frente. Vou ter muitas oportunidades, por isso tenho de voltar e encontrar o que falta. A nossa moto está boa este ano, não tenho queixas. Por vezes levo muito tempo a sentir-me confortável, mas esta semana treinámos e qualificámo-nos em dois dias e foi só antes da corrida que fiz umas pequenas alterações que me deram mais aderência e tornaram toda a moto melhor. Muito obrigado à equipa e a todos na Ducati porque trabalharam muito para me ajudar neste Inverno e fizemos muitas alterações. Foi muito trabalhoso, mas gostei e espero poder dar-lhes alguns resultados como retribuição e espero estar lá à frente em todas as corridas. O Japão não tem sido a melhor pista para mim nos últimos anos, pelo que vai ser duro, mas vamos para lá para trabalharmos e tentarmos uma boa qualificação.
STONER
“Assim que cheguei à frente encontrei o meu ritmo, mas estava a perder a frente da mota algumas vezes nas curvas longas. Por isso, decidi guiar de forma mais suave, não colocando demasiada pressão no pneu da frente com o depósito cheio de combustível. Infelizmente, foi isso que levou à queda, porque não tinha peso suficiente na frente. Agora vejo que não devia ter alterado a forma como pilotei ao longo do fim-de-semana. Foi um erro meu e peço desculpa à equipa, porque eles fizeram um trabalho fantástico este fim-de-semana e saímos daqui de mãos a abanar. Disse que não foi um desastre completo, porque conseguimos melhorar a mota durante o fim-de-semana em áreas que já foram problemáticas, por exemplo o travão traseiro estava de uma forma inacreditável, e ainda temos um longo caminho a percorrer. Fiquei contente pelo Nicky, porque fez uma corrida fantástica e penso que podemos estar os dois optimistas quanto ao resto da temporada com esta mota.”
SPIES
Para primeira corrida do ano, foi muito bom conseguir ficar entre os cinco melhores e conseguir ver o pódio lá à frente.
”Estou super contente e feliz por ter terminado, porque agora posso concentrar-me para encontrar o ritmo certo para a temporada. Agora vamos para uma pista que não conheço e vai ser um pouco difícil no Japão. A única coisa que posso fazer é dar 100%. Fizemos uma boa corrida aqui e penso que foi o começo de temporada perfeito. Penso que se tivéssemos feito uma melhor qualificação, não teríamos chegado ao pódio, mas pelo menos teríamos lutado por ele. Tenho que agradecer à equipa, fizemos algumas alterações na mota e conseguimos melhorar, por isso foi um bom final de fim-de-semana. Fiz algumas asneiras na qualificação, que nos colocaram numa má posição, mas fui muito agressivo nas primeiras voltas da corrida, porque sabia que era nessa altura que precisava de ser melhor.”
EDWARDS
“Sair com um oitavo lugar é melhor do que nada. Lutei todo o fim-de-semana, mas não tinha aderência. Na qualificação consegui fazer alguma coisa de jeito, mas claro que com pneus mais moles a história é outra. Lutei o mais que podia e estou satisfeito pela forma como pilotei a mota. Apenas não consegui um bom ritmo. Estou pronto para regressar ao normal depois da corrida nocturna! Consegui fazer pontos aqui e agora vamos para a próxima corrida em boa forma, por isso não poderá ser muito mau”
PUNIET
“Estou contente, terminar nos seis primeiros na primeira corrida é muito bom. Foi uma prova muito disputada no que toca ao pódio. Fiz boa partida, mas na recta estavam a passar-se muitas coisas. O Dani fez uma grande partida e tocou no Capirossi, pelo que tive de tirar a mão do acelerador e perdi muitas posições, o que me fez ser nono no final da primeira volta. Após isso dei o máximo e tentei chegar ao grupo da frente e a meio da corrida tinha bom ritmo. Contudo, ao cabo de 15 voltas cometi um erro na primeira curva e perdi a possibilidade de recuperar mais. Depois disso decidi terminar em sexto e manter esta posição foi muito bom. O árduo trabalho que levámos a cabo no Inverno e os acertos de mapeamento para a corrida ajudaram-nos muito no que toca a conseguirmos este resultado positivo na primeira jornada da época,”
KALIO
O meu arranque não foi muito mau e consegui ultrapassar alguns pilotos na primeira curva. Mas, quando estava na segunda curva Spies travou um pouco tarde e tocou-me e acabei por perder muitas posições. Depois, quando estava na terceira curva o Barberá também travou muito tarde e tocou-me, fui à gravilha e acabei a primeira volta em último. Tentei acelerar, mas na terceira volta perdi a frente da mota e cai, mas claro que aí foi um erro meu. Não sei como aconteceu, porque achei que a mota não estava muito mal.”
ESPARGARÓ
No início foi uma corrida fantástica, o arranque foi bom e estava a lutar com outros pilotos e a divertir-me. Mas, depois comecei a ter muitos problemas com o pneu dianteiro, tal como tinha acontecido durante os treinos. Fizemos algumas alterações no warm-up e estava um pouco melhor, mas ainda não estava bem e na corrida tive de puxar mais pela mota para me aproximar do Colin Edwards e acabei por cair.”
SIMONCELLI
“Estou muito contente com aquilo a que se pode chamar de uma boa estreia. Após ter lutado durante os testes de Inverno, esta noite vimos que estou em forma para lutar a meio do pelotão e com os da frente dentro de pouco de tempo. Estou satisfeito com a primeira metade da corrida, mas quando os pneus se desgastaram não consegui manter o ritmo do Capirossi e do Edwards e tive de me esforçar muito. Foi-me difícil manter um ritmo rápido quando estava a rodar sozinho, pelo que abrandei. Houve claramente pontos positivos a tirar desta corrida e agora temos de seguir em frente.”
MELANDRI
"Foi uma corrida desapontante, uma das piores da minha carreira. Foi-me impossível pilotar – lutei desde a partida e ao cabo de algumas voltas foi ainda pior, com o sistema de travão do motor a cortar, o que nem me permitiu travar como deve ser. Havia algo de errado com o acelerador e não sabia como acelerar – por vezes era demais e a moto fugia à saída das curvas. Foi uma má corrida para terminar com um fim-de-semana desapontante. Só quero continuar a acreditar que a minha equipa me vai ajudar a encontrar a solução. Infelizmente sou um piloto muito sensível e com um estilo de pilotagem muito específico e parece que a moto não é a melhor solução para mim. Estou mesmo aborrecido,”
ROSSI
"Tive um início de corrida fantástico, mas não estava suficientemente rápido e sentia isso nas rectas. Perdi algum tempo com a ultrapassagem e Pedrosa e, nessa latura, o Stoner já estava bastante longe de mim. Pensei que seria difícil chegar até ele! Entretanto, ele fez um erro e caiu, o que foi um azar para ele, mas crucial para mim. Depois disso pensei que seria mais fácil, mas a verdade é que não foi fácil estar à frente do Dovizioso, que estava muito forte. Ele deu luta, mas depois consegui fazer três ou quatro voltas no ritmo máximo e conseguir manter-me à frente, mas não foi fácil! Não vencia a primeira corrida desde 2005 e os 25 pontos que consegui são como ‘pó dourado’, é um resultado fantástico para a equipa, que conseguiu na primeira corrida os dois primeiros lugares. É especialmente bom ganhar aqui porque não é o melhor circuito para a nossa mota, trabalhámos de forma inteligente durante os treinos e esta é a recompensa. Por isso, agradeço a todos. Claro que ainda temos algum trabalho a fazer, mas esta é uma boa base de trabalho para começar.”
BAUTISTA
“Foi uma corrida desastrosa para mim! Tive uma má partida e o Barberá empurrou-me para fora na segunda volta e perdi tudo. Usei o resto da corrida para treinar porque não mais pilotos contra quem lutar. A meio da prova consegui melhor ritmo e não estive muito mal. Apanhei dois pilotos, mas caí na última curva. Sinto que não posso dizer que fiz a minha primeira corrida de MotoGP porque nunca terminei. O lado positivo é que o meu ritmo não foi mau e na próxima corrida só podemos melhorar. Temos de continuar o árduo trabalho e tentar tornar as coisas melhores.”
CAPIROSSI
"Estou um pouco chateado com o resultado porque pensávamos que seria melhor do que isso. Trabalhamos duro toda a semana, mas lutamos com as condições de hoje, porque estavam bastante diferentes de ontem à noite com mais humidade. "
Esforcei-me na terceira secção da pista mas não fui muito rápido lá, embora nas outras secções estava bastante forte. O meu ritmo não era muito bom e no final eu só estava tentando defender a minha posição. Não precisamos de resultados como este, precisamos estar mais perto dos da frente, especialmente por todo o esforço que todos estão a fazer. Não foi fácil, mas precisamos continuar trabalhando duro e sentindo-nos bem"
AYOAMA
“Este é um bom resultado, não optimo, mas bom. Puxei durante as 22 voltas e fiz oque era capaz de fazer. Fiz uma má partida e perdi algumas posições nas primeiras voltas e tive de recuperar. Por esta razão 10º lugar é um bom resultado para a minha primeira corrida de MotoGp. Se tivesse partido melhor, não sei em lugar poderia ter terminado.”
terça-feira, 13 de abril de 2010
segunda-feira, 12 de abril de 2010
Qatar - 0 a 10
CORRIDA: 8 Boa corrida com luta pelos lugares da frente e boas ultrapassagens. Boa maneira de começar o campeonato
Rossi 10: Partiu muito bem, até afirmou que talvez a melhor partida da sua vida, andou sempre na frente, aproveitou da melhor maneira a queda de Stoner e ganhou na luta com Dovizioso e Hayden, com a sua Yamaha claramente mais (e muito) lenta em recta.
Lorenzo 9: Começou pouco bem e como é normal, parece andar um pouco adormecido no início, para ganhar ritmo com o aproximar da corrida. Óptima prestação para o Espanhol que parece que a mão lesionada não o incomoda e já estará a 100% na próxima corrida.
Dovizioso 8+: Surpresa o sua andamento e principalmente a velocidade da sua Honda. Rapidíssima na recta da meta e a não aparentar ter problemas de maior. Muito bom para a sua autoconfiança e para a Honda.
Hayden 8: Por muito pouco não chegou ao 3º lugar. Muito contente no final e parece que finalmente a Ducati está ao alcance de vários pilotos. De longe a sua melhor corrida dos últimos tempos.
Spies 8: Não se pode pedir mais ao Texano nesta corrida. Terminou perto do pódio a 4s do vencedor e melhor que o seu companheiro de equipa. Foi o melhor dos rookies.
Puniet 7: Corrida discreta, mas foi a segunda melhor Honda à frente de Pedrosa.
Pedrosa 6: Arranque canhão como sempre, saltou para primeiro, mas depois foi incapaz de manter o ritmo e desceu ate 7º com uma moto que se mostrou veloz e perdeu a luta dentro da sua equipa com Dovizioso. Não tem razões para estar contente.
Edwards 5: Um modesto 8º lugar e uma corrida apagada onde foi a pior pilotam Yamaha. Queixou-se de falta de aderência.
Capirossi 7+: 300 grandes prémios são obra e com a pior moto do plantel acabar em 9º, penso que é um óptimo lugar. Luta como se tivesse 20 anos. Mais uma vez queixou-se de que a Suzuki deixa de “funcionar” quando as condições se tornam mais frias. Parabéns.
Aoyama 7: Fez uma boa recuperação depois de um mau arranque e foi 2º melhor cookie. No final era um piloto feliz e satisfeito.
Simoncelli 5: Corrida discreta e o único consolo foi ter terminado à frente do bem mais experiente Melandri. De qualquer maneira serviu para ganhar experiencia na classe.
Barberá 5: Foi a segunda Ducati a terminar. Penso que acumulou quilómetros e pudera crescer nos próximos GPs.
Melandri 4: Desilusão. Ninguém esperava que terminasse onde terminou a 40 segundos do vencedor. Não está a conseguir acertar com a Honda e penso que está sem norte por causa disso. De qualquer forma, é já um piloto experiente e o último lugar não lhe assenta.
Bautista 3: Fez toda a corrida até à última curva. Tentava apanhar Simoncelli, mas borrou a pintura com a queda.
Espargaro 2: Na sua primeira corrida perdeu a frente e acabou no chão. Ainda consegui trazer a moto até às boxes, mas não foi um bom começo.
Stoner: 1+: O piloto favorito à vitória, caiu logo no início quando tentava fugir de todos os outros. Talvez tenha sentido alguma pressão por ser dado como favorito e quase obrigado a ganhar aqui. Queixou-se de falta de aderência, mas já assumiu o erro. O campeonato é longo, mas para um candidato ao título não é um começo auspicioso. Mesmo assim, mostrou que a sua Ducati é rápida e continuo a considera-lo como o mais serio adversário de Rossi, juntamente com Lorenzo.
Kallio 1:Queda logo início, parece que não está nível do ano passado com uma moto muito mais amigável.
domingo, 11 de abril de 2010
ROSSI ENTRA COM O PÉ DIREITO EM 2010
Valentino Rossi ainda não tinha vencido no Qatar à noite, até hoje. O Italiano entrou da melhor maneira a defender o titulo mundial, com uma bela victoria, depois de o grande favorito Stoner ter caido à sexta volta.
A corrida começou com um arranque canhão de Pedrosa, como normal, mas tambem Rossi partiu bem. Ainda durante a 1ª volta Valentino passa Pedrosa e na primeira vez que as motos cruzaram a recta da meta é notoria a falta de velocidade de ponta da Yamaha em relação ás Ducati e Honda, cerca de 10km/h menos. Rossi, foi mesmo o mais lento na tabela de velocidades máximas. Mas voltando à corrida, pouco demorou ate que Stoner assumise o comando e tentando afastar-se, “perdeu” a frente da sua Ducati na curva 4 e caiu. Pedrosa contudo, não foi capaz de manter o ritmo e começou a descer na classificação. Nesta altura era Dovizioso e Hayden que lutavam pelo 2º lugar e Lorenzo estava em 4º discretamente. Dovi e Hayden chegam-se a Rossi e começa uma luta a 3 quando faltavam 5 voltas para o final. No entanto, Valentino liga como normal o “turbo” e afasta-se no 1º lugar, enquanto a luta pelo pódio ganhava mais um intreveniente com a chegada de Lorenzo. Até ao final foi ver uma grande luta, com vantagem para Lorenzo que chegou ao segundo lugar, assegurando uma “dobradinha” para a Yamaha e Dovizioso a segurar o ultimo lugar do pódio por uma unha negra sobre Hayden.
Qatar 2010 - Resultados corrida
1. Valentino Rossi ITA Fiat Yamaha Team 42m 50.099s
2. Jorge Lorenzo SPA Fiat Yamaha Team 42m 51.121s
3. Andrea Dovizioso ITA Repsol Honda Team 42m 51.964s
4. Nicky Hayden USA Ducati Marlboro Team 42m 51.975s
5. Ben Spies USA Monster Yamaha Tech 3 42m 54.002s
6. Randy de Puniet FRA LCR Honda MotoGP 42m 59.421s
7. Dani Pedrosa SPA Repsol Honda Team 43m 6.607s
8. Colin Edwards USA Monster Yamaha Tech 3 43m 9.966s
9. Loris Capirossi ITA Rizla Suzuki MotoGP 43m 10.992s
10. Hiroshi Aoyama JPN Interwetten Honda MotoGP 43m 11.199s
11. Marco Simoncelli ITA San Carlo Honda Gresini 43m 21.737s
12. Hector Barbera SPA Paginas Amarillas Aspar 43m 22.672s
13. Marco Melandri ITA San Carlo Honda Gresini 43m 30.879s
DNF:
Alvaro Bautista SPA Rizla Suzuki MotoGP
Aleix Espargaro SPA Pramac Racing
Casey Stoner AUS Ducati Marlboro Team
Mika Kallio FIN Pramac Racing
Stoner continua dominio com mais uma pole
Stoner e a Ducati estão mais uma vez como o peixa na agua no circuito do Qatar e o australiano continua a dominar o fim de semana. Em segundo, Rossi mantêm-se por perto e a conseguir obter bons tempos com pneus de corrida. Já com os pneus de qualificação não conseguiu melhor o que desejava para obter a pole. Terceiro lugar para Lorenzo, a mostrar que a mão lesionada não o incomoda já muito, mas a ter alguns problemas de afinação.Boa surpresa para o 4º lugar de Puniet e o 5º de Caipirossi. Pela negativa o 11º tempo de Spies e o ultimo lugar para um irritado Melandri, que nunca pensou em estar em ultimo com uma Honda, após o calvario do ano passado com a Hayate.
Não agendem nada para logo, pois a emoção está prestes a começar!
TEMPOS QP QATAR 2010
1. Casey Stoner AUS Ducati Marlboro Team 1m 55.007s
2. Valentino Rossi ITA Fiat Yamaha Team 1m 55.362s
3. Jorge Lorenzo SPA Fiat Yamaha Team 1m 55.52s
4. Randy de Puniet FRA LCR Honda MotoGP 1m 55.831s
5. Loris Capirossi ITA Rizla Suzuki MotoGP 1m 55.899s
6. Andrea Dovizioso ITA Repsol Honda Team 1m 55.963s
7. Dani Pedrosa SPA Repsol Honda Team 1m 55.99s
8. Colin Edwards USA Monster Yamaha Tech 3 1m 56.005s
9. Nicky Hayden USA Ducati Marlboro Team 1m 56.163s
10. Hiroshi Aoyama JPN Interwetten Honda MotoGP 1m 56.227s
11. Ben Spies USA Monster Yamaha Tech 3 1m 56.271s
12. Mika Kallio FIN Pramac Racing 1m 56.283s
13. Alvaro Bautista SPA Rizla Suzuki MotoGP 1m 56.45s
14. Aleix Espargaro SPA Pramac Racing 1m 56.652s
15. Marco Simoncelli ITA San Carlo Honda Gresini 1m 56.957s
16. Hector Barbera SPA Paginas Amarillas Aspar 1m 57.13s
17. Marco Melandri ITA San Carlo Honda Gresini 1m 57.325s
Não agendem nada para logo, pois a emoção está prestes a começar!
TEMPOS QP QATAR 2010
1. Casey Stoner AUS Ducati Marlboro Team 1m 55.007s
2. Valentino Rossi ITA Fiat Yamaha Team 1m 55.362s
3. Jorge Lorenzo SPA Fiat Yamaha Team 1m 55.52s
4. Randy de Puniet FRA LCR Honda MotoGP 1m 55.831s
5. Loris Capirossi ITA Rizla Suzuki MotoGP 1m 55.899s
6. Andrea Dovizioso ITA Repsol Honda Team 1m 55.963s
7. Dani Pedrosa SPA Repsol Honda Team 1m 55.99s
8. Colin Edwards USA Monster Yamaha Tech 3 1m 56.005s
9. Nicky Hayden USA Ducati Marlboro Team 1m 56.163s
10. Hiroshi Aoyama JPN Interwetten Honda MotoGP 1m 56.227s
11. Ben Spies USA Monster Yamaha Tech 3 1m 56.271s
12. Mika Kallio FIN Pramac Racing 1m 56.283s
13. Alvaro Bautista SPA Rizla Suzuki MotoGP 1m 56.45s
14. Aleix Espargaro SPA Pramac Racing 1m 56.652s
15. Marco Simoncelli ITA San Carlo Honda Gresini 1m 56.957s
16. Hector Barbera SPA Paginas Amarillas Aspar 1m 57.13s
17. Marco Melandri ITA San Carlo Honda Gresini 1m 57.325s
sexta-feira, 9 de abril de 2010
Stoner dá o mote na 1ª sessão de treinos livres
Stoner dominou com cerca de meio segundo de avanço para o 2º clasificado, Lorenzo a primeira sessão de treinos livres. Bom desempenho para o Espanhol que foi protagonista de uma queda sem consequências. Rossi foi o 3º mais rapido, mas esperava ter feito melhor. Bom desempenho para a Honda de Dovizioso, Hayden e Ben Spies. Igualmente bem na estreia esteve Bautista a efectuar o 7º tempo.
Mal estiveram Melandri, Simoncelli, Edwards, Pedrosa e Capirossi, todos abaixo do 10º tempo, com o piloto da Suzuki a ser vitima de uma queda.
Por agora, Stoner parece à vontade e a dominar, vamos ver amanhã se as Yamaha conseguem recuperar.
Aqui ficam os tempos:
1. Casey Stoner AUS Ducati Marlboro Team 1min 55.500sec
2. Jorge Lorenzo SPA Fiat Yamaha Team 1min 56.026sec
3. Valentino Rossi ITA Fiat Yamaha Team 1min 56.028sec
4. Andrea Dovizioso ITA Repsol Honda Team 1min 56.698sec
5. Nicky Hayden USA Ducati Marlboro Team 1min 56.793sec
6. Ben Spies USA Monster Yamaha Tech 3 1min 56.818sec
7. Alvaro Bautista SPA Rizla Suzuki MotoGP 1min 56.998sec
8. Randy de Puniet FRA LCR Honda MotoGP 1min 57.031sec
9. Mika Kallio FIN Pramac Racing 1min 57.059sec
10. Hector Barbera SPA Paginas Amarillas Aspar 1min 57.105sec
11. Dani Pedrosa SPA Repsol Honda Team 1min 57.133sec
12. Colin Edwards USA Monster Yamaha Tech 3 1min 57.167sec
13. Loris Capirossi ITA Rizla Suzuki MotoGP 1min 57.363sec
14. Marco Simoncelli ITA San Carlo Honda Gresini 1min 57.535sec
15. Aleix Espargaro SPA Pramac Racing 1min 57.605sec
16. Marco Melandri ITA San Carlo Honda Gresini 1min 58.035sec
17. Hiroshi Aoyama JPN Interwetten Honda MotoGP 1min 58.082sec
Circuito Internacional de Losail - Qatar
Losail é um circuito plano, mas sinuoso, caracterizado por uma longa recta de 1068m, com 10 curvas para a direita e 6 para a esquerda. De à 3 anos para cá, tem sido o circuito de abertura do Mundial.
Desde 2008 que a corrida é realizada de noite, com temperaturas mais amenas. Contudo, se o correr de noite evita o muito calor que se faz sentir de dia, traz o problema de a temperatura descer muito e acumular alguma humidade em algumas zonas do circuito, que causou várias quedas durante os treinos de pré-temporada, especialmente na curva 2. Isto teve como consequência os pilotos pedirem para antecipar a hora da corrida para evitar este perigoso problema.
Record: 1’55.153 - C. Stoner ( Ducati 2008)
Melhor Pole: 1’53.927 - Jorge Lorenzo (Yamaha 2008),
Subscrever:
Mensagens (Atom)