terça-feira, 29 de junho de 2010

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Rossi envia mensagem aos fãs


Valentino Rossi enviou uma mensagem aos fãs, a fim de deixar saber como está a correr a sua recuperação. De referir que Diego Maradona dedicou a vitória da Argentina frente ao México a Valentino, como forma de apoio à sua recuperação.
Aqui ficam as palavras de Rossi:
"Passaram três semanas desde o acidente e duas desde que deixei o hospital e estou muito contente pela forma como a minha recuperação está a decorrer. Sinto-me muito melhor e começo a ter outra vez uma vida semi-normal, apesar de para regressar a uma vida completamente ‘normal’ ter de esperar por estar outra vez em cima da minha mota! Ando com canadianas e desde há alguns dias que consigo pôr o pé no chão. Sinceramente, nunca pensei que me sentiria tão bem apenas algumas semanas depois do acidente e estou a falar em termos físicos e na minha ‘cabeça’
A recuperação continua a ser a mesma, na câmara hiperbárica e com alguns exercícios no ginásio. Infelizmente, ainda tenho algumas dores no ombro, mas estou a trabalhar os músculos para reduzir um pouco a dor. Se a recuperação continuar a correr desta forma, sem problemas, então, o meu objectivo é regressar no Grande Prémio da República Checa, em Brno.
Já comecei a sair de casa e os meus bons amigos nunca me deixam sozinho por um minuto, apesar de não estar habituado a passar tanto tempo em Tavullia! Tenho muitas saudades da minha mota, da minha equipa e do paddock e este novo sentimento está a fazer com tente estar melhor o mais depressa possível.
Vou falando com vocês, mas mais importante, vejo-nos em breve.
Ciao, Valentino Rossi."

Assen 2010: de 0 a 10


Corrida: 6 Poucos pilotos, sem luta pela vitória, sem disputas durante a corrida, foi monótona, apenas houve luta entre Puniet e Dovizioso umas voltas e de resto foi uma corrida sem grande história. Esperemos esta situação mude rapidamente.
Lorenzo: 9 Mais um fim-de-semana perfeito para Lorenzo. Sempre o mais rápido nos treinos e vitória na corrida. Saiu para a frente, desta vez, Pedrosa andou próximo, mas foi incapaz aguentar o seu ritmo. A sua vantagem é agora de 47 pontos em relação ao segundo, o que dá ao Espanhol uma tranquilidade enorme e coloca mais pressão nos outros que não podem falhar se querem ter ainda alguma esperança no título.
Pedrosa: 8+ Depois de um mau resultado na grelha de partida (7º), fez como sempre uma boa partida e apesar de não conseguir passar Lorenzo, andou colado a ele umas voltas e não se deixou passar por Stoner, que também lhe andou a “roer os calcanhares”.
Ascendeu ao segundo lugar do campeonato, mas tem muito que “pedalar” para se aproximar de Lorenzo.
Stoner: 8 Finalmente um pódio. Deu a entender que poderia lutar pelo 2º lugar, mas foi incapaz de o fazer. Pode ser que este pódio sirva como motivação e ponto de viragem no campeonato do piloto Australiano, que assim sobe a 7ºlugar no campeonato.
Spies: 8 De novo a confirmar todo o seu talento e rapidez. Foi o melhor classificado dos rookies e das motos não oficiais. Não se pode exigir mais a um piloto que esta como estreante na categoria.
Dovizioso: 7- Prometeu luta pela vitória, mas andou muito longe disso na corrida. Teva uma animada luta com Puniet pelo 5º lugar e levou a melhor sobre o piloto Francês.
Puniet: 8- De novo um óptimo resultado nos treinos (2º), o que demonstra que consegue tirar partido dos pneus moles, mas mais uma vez, incapaz de confirmar o bom desempenho em corrida. Aqui fez uma péssima partida e em luta com Dovi, não foi capaz de lhe fazer frente. De qualquer maneira está a efectuar um bom campeonato.
Hayden: 6+ Para quem procura desesperadamente conseguir um pódio, este resultado, não foi positivo. Fez uma corrida solitária, mas continua em 5º no campeonato, mas precisa de aumentar a sua performance.
Edwards: 5 O piloto texano esteve bastante melhor do resto do ano, mas mesmo assim ainda longe da perfomance esperada.
Simoncelli: 6 Penso que todos esperávamos mais de Simoncelli, mas de qualquer maneira este é o seu primeiro ano de MotoGp. Travou alguma luta com Espargaro, e conseguiu impor-se ao piloto Espanhol.
Espargaro: 6+ Bom desempenho nos treinos e sem se esperar tanto deste piloto Espanhol, como Simoncelli por exemplo, acho que está a ter um óptimo ano de adaptação e a surpreender, embora ainda sem efectuar nenhum brilharete.
Kallio: 5+ Mais uma vez no findo da tabela, ainda incomodado por uma lesão num ombro. Penso que o piloto também está a ficar sob pressão para mostrar resultados.
Barberá: 5 Continua a acabar todas as corridas, embora sem brilhar, mas vão acumulando experiencia que lhe poderá ser útil ainda este ano.
Capirossi: 4 Não consegue sair dos últimos lugares. Um piloto com capacidades dadas, neste momento arrasta-se para acabar as corridas. Mais um ano em que a Suzuki não melhora a sua performance e contínua a ser a pior moto do pelotão. Loris está desesperado e completamente frustrado com a sua Suzuki. Penso que só se manterá nesta marca se mais nenhuma outra equipa o quiser
Bautista: 4- Outro piloto que além de ainda não se encontrar a 100% fisicamente, debate-se com uma moto pouco colaborante. Noutra equipa teria certamente outros resultados.
Akiyoshi: 4 Apenas a fazer uma perninha para Substituir o lesionado Aoyama, sem experiencia, terminou a corrida em último, mas penso que ninguém tinha duvidas que terminar era o seu objectivo.

sábado, 26 de junho de 2010

Assen: Assim vai o Mundial

Assen: Catedral é Lorenzo Land


Lorenzo consegui mais uma vitória, a quarta da época, dominando de fio a pavio, uma corrida sem muita história. Pedrosa andou muito perto de passar Lorenzo, mas foi incapaz de o fazer, conseguindo segurar os ataques que sofreu de Stoner, aqui a obter o primeiro pódio da temporada. Spies confirmou o seu valor ao ser quarto.
aqui fica a classificação da corrida:

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Assen: Lorenzo com a pole


Lorenzo assinou a segunda pole do ano e mais uma vez foi sempre o mais rápido em pista e consistente, com um ritmo impressionante. Também mais uma vez DePuniet mostrou serviço e conseguiu o segundo registo e parece conseguir ser muito rápido com pneus moles. Stoner fecha a primeira fila da grelha, mas teve problemas de embraiagem. Spies de novo com um óptimo desempenho em 4º e a primeira Honda oficial é a Dovizioso no 6º posto. Esperemos que haja luta pela vitória e não a fuga para a vitória de Lorenzo como em Silverstone. Se não houver mais baixas, amanhã parte 15 pilotos, ou seja se terminarem os quinze, todos entram nos pontos.

Assen: Lorenzo continua o mais rápido na FP2



Lorenzo voltar a impor a sua classe e confirma o melhor tempo na FP2. Pedrosa ascendeu ao 3º tempo e Spies 4º. Treinos marcados pelas quedas de Hayden e Melandri. O Piloto Italiano deslocou um ombro e vai ficar de fora da corrida. É mais um no “estaleiro” o que vem diminuir a já parca grelha de MotoGp. Vamos esperar para ver quantas corridas vai falhar Melandri, agora que estava mais rápido na sua Honda.
Aqui fica a tabela de tempos:

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Assen: Lorenzo com o melhor tempo na Catedral


Ainda de “ressaca” do Gp de Inglaterra, os pilotos já estão de novo em pista para correr na Catedral do Motociclismo, Assen, na Holanda. O espectacular circuito foi uma vez mais alterado e quanto a mim, vai perdendo pouco a pouco toda a mística que o rodeia. Um circuito onde poucos são os momentos em que as motos andam realmente a direito, dada toda a sequencia de curvas e contra curvas que o circuito apresenta. Trata-se de um bonito e constante “bailado” dos pilotos. Não esqueçam que como manda a tradição, a corrida realiza-se ao Sábado e não no Domingo.
Bem, mas nos primeiros treinos, Lorenzo continua a mostrar que é o piloto mais forte, bastante forte como sempre com sequências de voltas muito rápidas. As Ducatis como sempre dão-se bem neste traçado a obterem o 2º e 3º tempos, com Stoner a ficar por uma “unha negra” do melhor tempo. A Surpresa desta sessão foi o 4º tempo de Edwards, finalmente a aparecer, e à frente das duas Hondas oficiais. Outra boa surpresa foi o excelente desempenho de Espargaro com o 7º tempo. Considero este Espanhol, o mais talentoso dos três Espanhóis rookies deste ano. Vamos ver amanhã quando estiver em jogo a qualificação. Aqui ficam os tempos:

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Yamaha anuncia substituto de Rossi



A Yamaha Motor Racing anunciou hoje o substituto de Valentino Rossi a para do Gp da Catalunha. Wataru Yoshikawa, piloto de testes da Yamaha foi o piloto escolhido. Com 41 anos de idade Yoshikawa foi bicampeão Japonês de Superbikes.
Lin Jarvis, comentou: “Considerámos muitos cenários diferentes e vários candidatos para ocuparem o lugar temporariamente vago na Fiat Yamaha. Planeámos sempre usar um piloto da família Yamaha Motor e Tech 3, mas todos os pilotos em que pensámos estão no activo e isso implicar a criação de outro problema em cada um dos seus programas de competição e equipas com que estão envolvidos. Finalmente, depois de longa consideração, optámos pelo Wataru Yoshikawa, o nosso piloto de testes japonês, que se vai juntar a nós como piloto de substituição. O plano para já é para três corridas (Catalunha, Sachsenring e Laguna Seca), mas vamos ajustar as coisas de acordo com a situação assim que soubermos mais sobre a data de regresso do Valentino.As vantagens de termos o Wataru na nossa equipa será a triplicar. Primeiro, ele traz muita experiência aos comandos da YZR-M1. Em segundo lugar, a sua presença permite-nos cumprir as nossas obrigações contratuais e também ajudar a equipa a acumular mais pontos para o Campeonato de Equipas. Em terceiro, ele vai adquirir importante experiência de corridas de MotoGP em primeira mão e logo em três circuitos exigentes, o que será certamente muito útil para o seu trabalho de desenvolvimento da Yamaha YMR-M1. Estamos desejosos por dar as boas-vindas ao Wataru na nossa equipa e esperamos que o regresso ao pleno de forma do Valentino."
Quanto a Yoshikawa, disse: “Estou contente por esta oportunidade de substituir o Valentino enquanto ele recupera e também por poder voltar ao MotoGP. Olhando aos resultados da Fiat Yamaha com a YZR-M1 de 2010, vejo que os desenvolvimentos de Inverno foram os correctos e estou desejoso por ter a oportunidade de recolher verdadeiros dados de corrida, o que será muito útil para o desenvolvimento futuro da M1."

terça-feira, 22 de junho de 2010

Silverstone 2010: Queda de Ayoama no warm-up


Aqui fica a queda de Ayoama, que infelizmente teve consequências graves. O Campeão do Mundo de 250cc do ano passado, fracturou uma vértebra (T12) na queda e passou as duas últimas noites no Hospital John Radcliffe, em Oxford, com o seu estado a ser monitorizado.
A Interwetten Honda MotoGP Team confirmou que o piloto de testes da Honda, Kousuke Akiyoshi vai substituir Aoyama nas próximas duas corridas, em Assen e na Catalunha, isto enquanto continuam a procurar um piloto a longo prazo.
O director desportivo da equipa, Daniel Epp afirmou:
“É uma pena o Hiro ter sofrido esta feia queda em Silverstone e ter-se lesionado com tanta gravidade, o que o faz ficar de fora nos próximos meses. O seu processo de aprendizagem estava a correr mesmo muito bem e estava a melhorar de forma consistente. Esperamos que ele recupere depressa e que volte a estar connosco tão forte como antes do acidente e o mais rapidamente possível. Entretanto, estamos à procura de um substituto estável. De momento não temos piloto a não ser para Assen e Barcelona e estamos à procura de uma boa solução.”
As rápidas melhoras para Ayoama.

Silverstone 2010: Video

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Silverstone: Quedas













Devido ao desconhecimento da pista e aos resaltos, Silverstone foi palco de várias quedas. Fica aqui o registo de algumas e suas consequências

Silverstone 2010: 0 a 10


Corrida : 8 Embora sem luta pelo 1º lugar. Gostei de ver, numa classe com 15 pilotos, cinco em luta pelo pódio. Valeu por isso a corrida. Além de Rossi, também Ayoama vai ficar de fora umas corridas devido a uma queda no warm-up. Assim ficam apenas 15 pilotos na grelha de partida, o que indica que para pontuar basta a um piloto terminar a corrida. Nunca foi tão fácil pontuar na classe rainha do motociclismo.

Lorenzo: 9 Fim-de-semana perfeito para o principal candidato ao título mundial. Depois de obter a primeira pole do ano, na corrida imprimiu um ritmo extremamente veloz e só o viram no final da corrida. Não lhe dou nota máxima porque não esteve envolvido em luta directa, mas esteve sempre ultra veloz nesta pista.
Dovizioso: 8+ Um piloto em crescendo constante, só lhe falta uma vitória. Esteve muito bem e foi o vencedor atrás de Lorenzo. Ganhou a luta pelo 2º lugar, a luta por o melhor piloto Honda e subiu ao 2º lugar do campeonato, prometendo já luta pelo título com Lorenzo. De qualquer maneira ainda tem de crescer um bocado para atingir o nível de rapidez de Lorenzo. A seguir com atenção.
Spies: 9- A surpresa do fim-de-semana. O piloto texano depois de protagonizar mais uma queda nos treinos, efectuou uma corrida inteligente e madura, poupando-se para o final e roubou o 3º lugar Hayden na ultima volta sem dar hipótese a Hayden de responder. Já tinha comentado que iria fazer uma boa corrida, dada a sua grande capacidade de adaptação a circuitos novos, mas subir ao pódio surpreendeu ate o próprio piloto. Parabéns
Hayden: 8- Boa corrida, esteve sempre nos lugares da frente, mas deixou-se bater por Spies na última volta. De novo, não conseguiu subir ao pódio, mas de novo foi a melhor Ducati.
Stoner: 7 De novo aquém das expectativas. Péssimo arranque, mas conseguiu encetar uma boa recuperação ate 5º lugar. Continua a estar longe do esperado e tarda em brilhar esta época.
Puniet: 7+ Excelente desempenho nos treinos, ao obter o 2º tempo, lutou durante quase toda a corrida pelo pódio, mas acabou por andar para trás no final da corrida. Contudo, não me parece um piloto que faça uma corrida constante, é algo estranho, parece que não efectua um volta igual, parecendo por vezes descontrolado, e que vai sempre no fio da navalha.
Simoncelli: 7 Boa corrida para o italiano, aguerrido em luta com outros pilotos e parece cada vez mais à vontade com a sua Honda. Piloto a crescer e talvez mais para o fim do campeonato faça melhor que este bom 7º lugar.
Pedrosa: 6 Depois de duas quedas nos treinos, acho que não estava na melhor forma física e que os níveis de confiança não estavam em alta. Desilude e para quem quer lutar pelo campeonato, deu aqui um passo atrás nas suas aspirações. Mais uma vez demonstra que roda muito bem quando sozinho.
Edwards: 6 Finalmente consegui entrar no top 10, mas mais uma vez continua a não impressionar este ano. Alias, está muito longe da sua forma em Motogp. Continua a ser o pior piloto Yamaha, mas fala-se que irá substituir Rossi na Yamaha oficial.
Espargaro: 7 De novo a fazer o que se esperava e a ficar dentro dos 10 primeiros. Teve um bom desempenho nos treinos e conseguiu ser o primeiro do último grupo de pilotos.
Barberá: 6 Também não fez muito este fim-de-semana e na corrida, fez o que tinha de fazer, terminar.
Bautista: 6 A recuperar de uma clavícula partida, e aos comandos de uma Suzuki pouco competitiva, não se pode pedir muito mais ao piloto Espanhol.
Kallio: 5 Outro piloto que ainda não está bem fisicamente, mas ficar constantemente em ultimo, deixa transperecer que está longe da sua melhor forma.
Capirossi: 3 Mais uma queda para a colecção. Péssimo ano para o simpático piloto, que está mortinho por sair da Suzuki. O seu manager, Pernat, já anda a oferecer os seus préstimos para o ano, mas se quer continuar em Motogp, tem de mostrar resultados. Embora seja um piloto talentoso, penso que está farto da falta de competitividade da Suzuki e se tiver oportunidade não hesitará em abandonar a Suzuki.
Melandri: 2 Depois do crescendo de resultados, caiu na primeira volta. Penso que foi uma queda muito prematura e demonstrou algum nervosismo. Espera-se melhor para as próximas corridas.
Ayoama: O discreto piloto japonês não chegou a correr devido a uma aparatosa queda nos treinos e deve de ficar no “estaleiro” durante algum tempo com uma fractura da vertebra T12.

domingo, 20 de junho de 2010

Silverstone: Assim vai o Mundial

Silverstone : Lorenzo deu música


Jorge Lorenzo assegurou mais uma vitória esta época, a sua 3º em 5 Gps e distanciou-se na tabela classificativa. Comemorando como Rossi, Lorenzo foi o Rei de Inglaterra ao dominar a corrida com um ritmo ao nível dos tempos dos treinos e isento de erros. Correu sozinho, mas a corrida foi emotiva com as lutas pelos outros lugares do pódio, com Dovizioso a conseguir o 2º lugar e Spies a garantir um optimo resultado com o 3º posto e o seu primeiro pódio na sua primeira temporada em MotoGp. Ben demonstrou mais uma vez a sua enorme capaciade de adaptação a circuitos novos e estando ao mesmo nível que todos os outros pilotos, conseguiu o 3º lugar.
Assim ficou a corrida:

sábado, 19 de junho de 2010

Silverstone: Lorenzo assegura pole


Jorge Lorenzo assegurou a pole para a corrida de amanhã, numa sessão marcada por várias quedas e onde Puniet surpreendeu com o 2º melhor tempo.
Aqui ficam os tempos.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Silverstone 2010: Lorenzo o mais rápido na FP1


Jorge Lorenzo foi o piloto que melhor se habituou ao circuito de Silverstone, e o único a rodar no segundo 05. Os pilotos gostaram do circuito, mas queixaram-se de muitos ressaltos no asfalto. A sessão de treinos foi "visitada" pela chuva nos ultimos 3 minutos e acabaram ali os treinos para todos os pilotos. Não houve quedas e esperemos que o tempo melhor para amanhã e principalmente para Domingo.
Aqui ficam os tempos:

Video: Lorenzo e Capirossi na Isle of Man TT2010


A semana passada, Jorge Lorenzo e Loris Capirossi estiveram presente na louca semana da Isle of Man, numa das corridas mais loucas e perigosas do mundo. De qualquer maneira o ambiente é fantástico, único e viciante. A não perder.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

O Mundial chega a Silverstone


O Mundial ruma a terras de sua magestade para o Gp de Silverstone. Este ano, novidade no calendário, vai acabar por pôr todos os pilotos no mesmo nível, pois nenhum tem experiência no rápido circuito. Apenas Edwards e Stoner já correram anos atrás, mas como o circuito foi alterado, acabam praticamente no mesmo “saco”. Sendo um dos circuitos mais longos, cada volta vai ser crucial para aprender o traçado e dada a sua extensão são esperadas menos voltas.
Jorge Lorenzo vem como lider do campeonato e como único representante do Team FIAT Yamaha dado que Rossi não vai já ser substituido. Lorenzo que a meu ver e se nada de anormal lhe acontecer tem o campeonato no bolso, quer como sempre ganhar e com a rapidez que tem demonstrado concerteza vai estar forte.
Pedrosa vem animado com vitória em Mugello e já mostrou que a Honda ultrapassou todos os problemas de competividade do inicio da temporada.
Dovizioso está também animado pelos 3 pódios em 4 corridas e tem vontade de melhorar para lutar pela vitória.
Hayden vai tentar apagar o desaire de Mugello e pelo menos voltar a tentar chegar ao pódio.
De Puniet acredito que tudo fará para manter a onda de bons resultados, tal como Melandri que finalmente parece atinado com a sua Honda e cada vez melhor aos seus comandos.
Stoner, gosta do circuito e como se adapta bem às Ducatis vai tentar lutar pela vitória e apagar o começo desastroso de temporada. Neste momento está em 8º lugar do campeonato, mas muito muito longe do esperado do Australiano.
Simoncelli já a usar a nova carenagem desenhada para a sua estatura, não deve querer perder a liderança dos rookies.
Spies tem aqui a oportunidade de brilhar, já que normalmente adapta-se muito rapidamente a circuitos novos e penso que terá um bom desempenho.
Barberá irá acumular experiencia e tentar fazer melhor que Mugello, onde não esteve muito bem.
Todos os restantes pilotos irão querer melhorar e amealhar pontos para o campeonato. Espargaró tem vindo a ter um bom desempenho e mostrar talento. Pelo contrário Edwards desilude a cada corrida e vamos ver o que mostra aqui. Capirossi sempre com ganas de entrar em pista, mas com a competividade da Suzuki em baixo não poderá aspirar a muito, tal como o seu colega Bautista e Kalio ainda a recuperarem de lesões.
Mais uma vez, vamos assistir a uma corrida sem Rossi, coisa que não acontecu durante 230 Gps, desde que o Italiano se estreou no Mundial de velocidade até a sua queda em Mugello. Continua a recuperar a sua perna partida e já disse que poderá voltar no Gp de Brno. Quando voltar, não sabemos se irá estar em boa forma, mas pelo menos poderá exploraros motores da sua Yamaha à vontade, pois todos os outros se usarem mais de 6 no fim da temporada serão penalizados, e já há quem não esteja muito longe. Ainda uma palavra em relação a esta situação. Penso que poderá ter consequências em termos de classificação no final.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Entrevista com Dr. Buzzi e orgão de gestão Yamaha

1. O que causou o acidente? Foi erro do piloto ou um problema de moto/pneus?
Davide Brivio, Fiat Yamaha Team Manager Rossi: "Valentino estava na primeira volta rápida com pneus duros novos. Em" Arrabbiata 2 'Valentino abrandou para deixar passar outro piloto que o estava a seguir. Quando Valentino abriu o acelerador novamente em "Biondetti", a primeira curva à esquerda, tendo rodado por cerca de um quarto da pista a uma velocidade muito baixa, o pneu traseiro arrefeceu e perdeu aderência, de repente, causando o acidente. Quando Valentino perdeu a traseira da moto a sua velocidade era de aproximadamente 180km/h e quando ele bateu no chão, foi a cerca de 150km/h.

2. Quais eram exatamente as lesões de Valentino?
Professor Roberto Buzzi, MD, Hospital Careggi, Florença, Itália: "Valentino sofreu uma fractura exposta de grau 2 do terço distal da tíbia direita, bem como uma fractura da fíbula bifocal.

3. O que exactamente foi feito na operação?
Professor Roberto Buzzi: "desbridamento e lavagem, a estabilização com haste intramedular bloqueada e um VCA (fechamento a vácuo assistido), no sábado 05 de junho. Em seguida, um segundo chech e fechamento primário retardado na segunda-feira 7 de Junho."

4. Qual é o tempo de recuperação previsto para VR?
Professor Roberto Buzzi: "seis meses".

5. Em que corrida podemos esperar que ele volte?
Davide Brivio: "É muito difícil dizer agora. Teremos que ver, passo a passo, como vai sua recuperação. Cerca de 45 dias após o acidente, teremos uma visão mais clara sobre sua condição. Entretanto, ele estará ocupado com a reabilitação. Neste momento achamos pouco provável que ele voltar nos próximos dois meses. Se tudo correr bem podemos vê-lo correr em Agosto ou Setembro. "

6. Onde ele vai fazer a sua recuperação? Será que ele pretende ir a algumas corridas?
Davide Brivio: "Valentino deixou o CTO em Florença hoje e viajou para Cattolica para se reunir com os médicos perto de sua casa. Ele provavelmente vai passar toda a sua recuperação em casa. Queremos Valentino totalmente concentrado na sua recuperação e reabilitação, por isso não vamos envolvê-lo em qualquer actividade até que ele esteja de volta à sua melhor condição física. Ele não vai estar presente em nenhuma corrida até esse momento, por isso da próxima vez vamos virmos Valentino em uma pista, significa que ele está pronto para correr novamente. "

7. Vai ser feita alguma coisa no ombro durante este tempo?
Davide Brivio: "Sim, claro que o próximo par de meses será muito útil para a recuperação do ombro também. Os seus médicos estarão tratando o ombro também. Devido ao acidente o programa de reabilitação do ombro teve de ser alterado, porque ele teve que mudar alguns exercícios, mas a partir de amanhã ele vai começar a trabalhar no ombro também."

8. Quando vai Yamaha por um substituto? Por que não imediatamente?
Lin Jarvis, Director, Yamaha Motor Racing: "Em primeiro lugar gostaria de dizer que estou muito feliz que Vale tenha deixado o hospital hoje e regressado à sua terra natal. Este é um bom sinal, pois significa que sua recuperação está a correr bem e agora ele vai iniciar o programa de reabilitação que o levará de volta à sua forma física Considerando o piloto de substituição - decidimos substituir no GP da Catalunha a 4 de Julho. Escolhemos o Grande Prémio da Catalunha para respeitar as nossas obrigações o campeonato de MotoGP e também para termos tempo para escolher o piloto mais adequado para se certificar de que estamos organizados e bem preparados para esta nova situação. "

9. Quem vai ser o substituto?
Lin Jarvis: "Neste momento eu sou incapaz de dizer-lhe que piloto será, porque ainda não tomamos uma decisão definitiva. Nós esperamos ser capazes de informar do nosso plano na próxima semana ou o mais tardar no GPde Silverstone ".

10. Quem são os membros da equipa que não vão estar em Silverstone e Assen?
Lin Jarvis: "Os membros da equipa Fiat Yamaha Team que trabalham em estreita colaboração com Valentino não irão para Silverstone ou Assen, ou seja, seu Team Manager, seu chefe de mecânica e mecânicos estarão em Barcelona e que apoiará o piloto. Todos os outros irão participar nas corridas, como normal. "

11. Como isso afecta seus patrocinadores? Eles estão bem sobre um só piloto em duas corridas?
Lin Jarvis: "Temos recebido mensagens de solidariedade e compreensão de todos os nossos patrocinadores, sem excepção. Eles, como Yamaha, estão todos ansiosos para Valentino retorne a 100%. Na garagem de Valentino será montada em Silverstone e Assen e a sua YZR-M1 vai estar lá para os fãs verem ".

12. Valentino vai se reunir os meios de comunicação durante o seu tempo de recuperação?
William Favero, Gerente de Comunicações da Yamaha Motor Racing: "Valentino não vai dar qualquer entrevista a imprensa ou televisão durante o seu tempo de recuperação. Toda a Yamaha quer que ele se concentre na sua recuperação e faça uma recuperação completa. A Yamaha irá organizar uma conferência de imprensa com Valentino em tempo devido. Entretanto, vamos garantir que os nossos patrocinadores, fãs e os média internacionais serão actualizados sobre a sua condição através dos nossos porta-vozes oficiais e comunicados de imprensa da equipa, com a mesma eficiência e transparência com que temos tratado este problema até agora."

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Entrevista Valentino Rossi

Como prometido aqui fica uma pequena entrevista a Rossi, feita ontem.

1. Vale, primeira pergunta: como estás, ainda tens dores?
VR: "O lado positivo é que o pior já passou e as duas operações terem corrido bem, pelo que está tudo OK. Agora espero um período difícil, em que tenho de estar consciente do risco de infecção e onde tenho de estar sempre com a perna elevada. Depois surgirá um segundo período chave, quando conseguir começar a minha reabilitação e, com apoio na perna, serei capaz de começar a andar com canadianas."

2. O Dr. Buzzi falou de um período de reabilitação de cinco a seis meses, o que pensas?
VR: "Creio que o Dr. Buzzi foi muito cauteloso no seu prognóstico. Quero recuperar da lesão; é a única coisa que me interessa. Se perder quatro ou seis corridas não faz qualquer diferença. A altura certa para regressar pode ser Brno, mas pode não ser assim."

3. Lembras-te do acidente?
VR: "Lembro-me de tudo na perfeição. Não bati com a cabeça, não bati com nada. O airbag do meu fato funcionou muito bem e o meu capacete só ficou com alguns riscos. Não tenho um único hematoma! O problema foi ter aterrado com perna e ela ter ficado por baixo do meu corpo. Se tivesse aterrado de costas teria sido diferente. Tinha um pneu novo e tinha feito duas voltas, depois abrandei porque tinha o Barberá atrás de mim. Quando voltei à linha de corrida chegou o Pedrosa e não lhe queria causar problemas, pelo que voltei a desviar-me, mas quando voltei a acelerar aconteceu tudo muito depressa e de forma inesperada. Sete segundos foram o bastante para fazer o pneu perder temperatura de forma dramática. Foi um erro meu."


4. A quem gostarias de agradecer?
VR: "Em primeiro lugar quero agradecer ao Professor Buzzi, do CTO Careggi em Florença, e a todo o seu pessoal porque foram brilhantes. Felizmente, ao acontecer em Mugello fez com que não estivesse longe de Careggi e tive muito sorte neste aspecto. Também quero agradecer a todos os outros em Careggi e a todas as enfermeiras porque me trataram muito bem, e não me posso esquecer do pessoal da Clínica Móvel e dos comissários do circuito de Mugello. Finalmente, um grande olá e um particular obrigado a todos os fãs porque nunca, nem por um segundo, deixaram-me esquecer do seu afecto e apoio. As mensagens que vi no domingo na televisão foram magníficas."

5. Em alguma altura, desde o acidente, houve algum momento em que tenhas dito “acabaram-se as corridas de moto”?
VR: "Sinceramente, não senti medo nenhum. Fiquei um pouco horrorizado quando vi a perna, sim... mas o que mais desgosto é ter de perder tantas corridas! Vou levar todo o tempo que for necessário e garantir que não faço nenhuma parvoíce porque quero voltar depressa, mas só se a minha condição física o permitir. Sei que tenho moto para o próximo ano e não tenho de apressar o meu regresso para provar o que quer que seja. Podia perder apenas quatro corridas, mas mesmo assim não voltaria para ganhar o Campeonato. É melhor ter cuidado, terminar a reabilitação da melhor forma possível e voltar a correr durante muitos anos. Houve muitos outros desportistas que tiveram o mesmo problema que eu. Um exemplo: o Mark Webber ligou-me e ele também teve uma fractura exposta na perna direita. Ele disse-me para ter muita paciência e que teria alguns momentos de desconforto, mas que no final a recuperação é garantida."

6. Agora tens algum tempo em casa para descansar e pensar...
VR: "Sim, agora tenho muito tempo para descansar, recuperar e pensar. Primeiro, quero usar este tempo para melhorar algumas coisas. Quero melhorar o meu inglês, aprender algo novo, ler muito. Basicamente, quero melhorar e aprender. Isso vou fazer de certeza. Se, por outro lado a pergunta se refere a 2011, este incidente não influencia as minhas escolhas para o próximo ano. O sábado passado não mudou nada. Só tenho uma perna partida! Assim, o resultado de 2010 nunca foi relevante para as minhas decisões para o futuro."

7. Durante o teu descanso forçado também vais trabalhar a tua lesão no ombro?
VR: "Claro que sim. É um dos poucos aspectos positivos deste incidente; finalmente vou poder trabalhar na reabilitação do ombro, sem pressas, sem operações e sem corridas. Amanhã vou recomeçar os exercícios, deitado na cama, e estou certo que quando regressar o ombro estará completamente recuperado. Quando voltar estarei em excelente forma, se bem que isso não significa que vou logo entrar a ganhar. Quando se regressa depois de uma paragem forçada não podemos pensar apenas no corpo, mas também na mente. Não serei capaz de voltar e ganhar logo."

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Rossi deixa Centro Traumatologico Ortopedico


Valentino Rossi deixou hoje o Centro Traumatologico Ortopedico e foi transferido para um hospital em Cattolica a 10km Tavullia. O nove vezes campeão do mundo vai reunir-se com uma equipa de médicos para programar a sua recuperação. Continua a não haver ainda previsões para o tempo de recuperação. Já se falou que vai fazer tratamentos especiais, semelhantes aos efectuados por Mick Doohan aquando da sua grave lesão na perna direita.
Para breve uma curta entrevista com Valentino onde assume o seu erro. Fiquem atentos!

terça-feira, 8 de junho de 2010

A queda de Rossi

Aqui fica a sequência da aparatosa queda de Rossi.