domingo, 25 de março de 2012

Testes Jerez - 3º dia: E o mais rápido foi....Stoner

Terminaram os três dias de testes em Jerez e terminou igualmente a pré-temporada de 2012. A partir de agora faltam 15 dias para o inicio do campeonato.

Stoner terminou na frente mais uma vez, mas foi Lorenzo quem dominou o último dia. O Australiano aproveitou os últimos instante para efectuar uma volta canhão que lhe desse o melhor registo. Isto já levantou reacções por parte de Lorenzo. Os dois pilotos que se dão às mil maravilhas, dão a sensação de querer iniciar algum jogo psicológico e isto ainda nem começou a temporada. A continuar assim, e como se espera que a luta pelo titulo seja entre os dois, as coisas não devem ficar por aqui. Como sempre Stoner não rodou muito e nem efectuou simulações de corrida. Lorenzo e Pedrosa fizeram-no e Jorge parece um autómato, sempre a rodar no mesmo ritmo. Apesar de Stoner ter terminado os testes muito satisfeito, já que Jerez nunca foi um bom circuito para o campeão do mundo. A Honda está mais que pronta para o inicio da temporada e Lorenzo e a Yamaha estão muito próximos das Honda. O Espanhol e Spies já disseram que esta é a melhor pré-temporada das suas vidas.

Ainda há umas polémicas com os pneus, já que a Bridgestone trouxe dois tipos de pneus da frente, os chamados 21 e 24. Todos os pilotos menos Stoner e Pedrosa preferem os  21, mas os pilotos da Repsol Honda gostam mais dos 24. Não foi divulgada qual a diferença, mas parece que tem a ver com a rigidez da secção central do pneu. Stoner afirmou que os outros pilotos vão gostar mais dos pneus 24, que dão maior estabilidade e foi aqui que Lorenzo já veio ironizar, dizendo que Casey deve ser físico para saber já como os pneus dos outros pilotos vão reagir em corrida. Uma decisão deve estar a ser tomada.

Na hostes da Ducati,a moto melhorou bastante, mas mesmo assim, Rossi que foi o melhor piloto da marca, ficou em sexto a quase 1s de Stoner. Valentino disse que este é o real andamento da sua Ducati, que Pedrosa, Lorenzo e Stoner estão longe, mas deve conseguir chegar-se a Spies e Crutchlow. Vale conseguiu conduzir a moto como gosta, apesar de continuar a ter alguns problemas com a frente, especialmente quando os pneus não estão novo. Hayden foi oitavo a 1,1s, mas o Americano padece mais de problemas de tracção.

Muito bem esteve Crutchlow. Apesar de ter uma Yamaha satélite, ficou a 0,8s e esteve sempre muito rápido. Fez melhor que Dovizioso e parece que vai haver bastante luta entre os pilotos da Yamaha.
Bautista e Bradl continuam a sua habituação e estão logo atrás das Ducatis oficiais.

Quanto às CRTs, o primeiro foi sem surpresas De Puniet, muito perto das Ducatis de Barbera e Abraham. Uma moto que custam cerca de um terço das Ducatis, a andar praticamente ao mesmo nível. Contudo, as máquinas da Aspar estão muito bem suportadas pela Aprilia, já contam com algum desenvolvimento, pelo que não representa nenhuma surpresa

Surpresa foi o andamento de Danilo Petrucci com a Ioda Racing. É certo que ficou a quase 3,2s, mas é muito promissor para uma mota completamente nova e com um piloto sem experiência com os pneus Bridgestone. Para já fez melhor que por exemplo a Suter-BMW de Edwards que já conta com bastante desenvolvimento, mas o Americano já avisou que ainda há muito trabalho pela frente.

Tempos 3º dia:
1 Casey STONER Repsol Honda Team 1:38.780 (61)
2 Jorge LORENZO Yamaha Factory Racing 1:38.953 +0.173 (84)
3 Dani PEDROSA Repsol Honda Team 1:39.157 +0.377 (73)
4 Ben SPIES Yamaha Factory Racing 1:39.495 +0.715 (61)
5 Cal CRUTCHLOW Monster Yamaha Tech3 1:39.585 +0.805 (79)
6 Valentino ROSSI Ducati Team 1:39.733 +0.953 (87)
7 Andrea DOVIZIOSO Monster Yamaha Tech 3 1:39.860 +1.080 (72)
8 Nicky HAYDEN Ducati Team 1:39.919 +1.139 (88)
9 Alvaro BAUTISTA San Carlo Honda Gresini 1:40.017 +1.237 (85)
10 Stefan BRADL LCR Honda 1:40.098 +1.318 (84)
11 Hector BARBERA Pramac Racing Team 1:40.287 +1.507 (88)
12 Karel ABRAHAM Cardion AB Motoracing 1:40.579 +1.799 (87)
13 Randy DE PUNIET Power Electronics Aspar 1:40.601 +1.821 (71)
14 Aleix ESPARGARO Power Electronics Aspar 1:41.645 +2.865 (69)
15 Danilo PETRUCCI Came Iodaracing Project 1:41.926 +3.146 (87)
16 Franco BATTAINI Ducati Team 1:42.057 +3.277 (85)
17 Colin EDWARDS NGM Mobile Forward Racing 1:42.073 +3.293 (58)
18 Mattia PASINI Speed Master 1:42.184 +3.404 (59)
19 Michele PIRRO San Carlo Honda Gresini 1:42.212 +3.432 (52)
20 James ELLISON Paul Bird Motorsport 1:42.437 +3.657 (82)
21 Ivan SILVA Avintia Racing MotoGP 1:42.446 +3.666 (81)
22 Yonny HERNANDEZ Avintia Racing MotoGP 1:42.906 +4.126 (56)

Sem comentários: