quarta-feira, 14 de abril de 2010

O que disseram os pilotos


LORENZO
“Hoje tive de desligar o meu cérebro e pilotar a mota apenas com o meu coração e estou muito contente com o segundo lugar. A minha mão estava um pouco dorida, mas o maior problema era a traseira solta e no início com o depósito cheio senti muitas dificuldades. O meu plano era seguir de forma tranquila e não arriscar muito, mas ao fim de algum tempo a adrenalina subiu e não consegui fazer isso, tive de correr no máximo! Quando já estava com menos combustível foi mais fácil e consegui aproximar-me. Fisicamente estava no meu limite e foi muito arriscado! Consegui algumas boas ultrapassagens e, no final, conseguimos um resultado fantástico para a equipa, graças também à vitória do Rossi. Agora vamos para Motegi, onde venci no ano passado. Estarei melhor fisicamente até lá e estou a contar estar ainda mais forte.”


DOVIZIOSO
“Estou muito contente com este pódio, é uma satisfação muito grande. Era muito importante começar a temporada com o bom resultado e espero que isto seja apenas o início. O pódio de hoje é o resultado de muito trabalho feito pela Honda, pelos técnicos, pela equipa e por mim próprio durante o Inverno. Hoje acreditei mesmo que podia chegar ao segundo lugar, que conseguia aguentar até mesmo até ao final. O meu início de corrida não foi muito bom, mas as primeiras cinco voltas foram cruciais para recuperar posições e colar-me atrás do Valentino. A minha Honda estava muito rápida e conseguiu usar essa vantagem para compensar as partes menos boas em pista. Fiz uma manobra de génio na última curva da última volta quando consegui ultrapassar o Nicky por dentro e depois utilizei toda a velocidade da RC212V para passar a linha da meta à frente. Hoje corri com o coração e o resultado é uma grande motivação para mim e para todos na equipa da Repsol Honda Team.”


PEDROSA
“Fiz uma boa partida e conseguir ficar perto da frente da corrida nas primeiras voltas. A partir dai não foi fácil e senti alguns problemas na mota, que tornaram impossível manter o ritmo. Lutei tanto quanto podia para me manter a distância para os outros pilotos, mas no final foi impossível afastar-me deles. Por outro lado, é encorajador saber que conseguimos alcançar já este ritmo, porque os testes de Inverno não foram fáceis, mas por outro também mostra que ainda temos muito trabalho para fazer para conseguirmos ter a mota como precisamos. Esta não é forma ideal de começar a temporada e esperava conseguir lutar pelo pódio, mas a temporada é longa e vamos manter a concentração e trabalhar tanto quanto possível para melhorar”


HAYDEN
“Depois de me ter qualificado em nono, terminar em quarto na corrida foi motivo de grande satisfação, mas ter a moto a funcionar tão bem na corrida e ser batido daquela forma doi! Teria sido muito bom começar o ano com um pódio pelo menos. Mesmo assim, fizemos algumas mudanças para a corrida que ajudaram muito a moto e consegui rodar como queria e puxar muito. Foi bom voltar a estar na frente, não foi fácil, mas dei o máximo. Gostei da corrida, mas teria sido bom ficar no pódio. Penso que ainda é um bom resultado, somámos bons pontos e temos uma longa época pela frente. Vou ter muitas oportunidades, por isso tenho de voltar e encontrar o que falta. A nossa moto está boa este ano, não tenho queixas. Por vezes levo muito tempo a sentir-me confortável, mas esta semana treinámos e qualificámo-nos em dois dias e foi só antes da corrida que fiz umas pequenas alterações que me deram mais aderência e tornaram toda a moto melhor. Muito obrigado à equipa e a todos na Ducati porque trabalharam muito para me ajudar neste Inverno e fizemos muitas alterações. Foi muito trabalhoso, mas gostei e espero poder dar-lhes alguns resultados como retribuição e espero estar lá à frente em todas as corridas. O Japão não tem sido a melhor pista para mim nos últimos anos, pelo que vai ser duro, mas vamos para lá para trabalharmos e tentarmos uma boa qualificação.


STONER
“Assim que cheguei à frente encontrei o meu ritmo, mas estava a perder a frente da mota algumas vezes nas curvas longas. Por isso, decidi guiar de forma mais suave, não colocando demasiada pressão no pneu da frente com o depósito cheio de combustível. Infelizmente, foi isso que levou à queda, porque não tinha peso suficiente na frente. Agora vejo que não devia ter alterado a forma como pilotei ao longo do fim-de-semana. Foi um erro meu e peço desculpa à equipa, porque eles fizeram um trabalho fantástico este fim-de-semana e saímos daqui de mãos a abanar. Disse que não foi um desastre completo, porque conseguimos melhorar a mota durante o fim-de-semana em áreas que já foram problemáticas, por exemplo o travão traseiro estava de uma forma inacreditável, e ainda temos um longo caminho a percorrer. Fiquei contente pelo Nicky, porque fez uma corrida fantástica e penso que podemos estar os dois optimistas quanto ao resto da temporada com esta mota.”


SPIES
Para primeira corrida do ano, foi muito bom conseguir ficar entre os cinco melhores e conseguir ver o pódio lá à frente.
”Estou super contente e feliz por ter terminado, porque agora posso concentrar-me para encontrar o ritmo certo para a temporada. Agora vamos para uma pista que não conheço e vai ser um pouco difícil no Japão. A única coisa que posso fazer é dar 100%. Fizemos uma boa corrida aqui e penso que foi o começo de temporada perfeito. Penso que se tivéssemos feito uma melhor qualificação, não teríamos chegado ao pódio, mas pelo menos teríamos lutado por ele. Tenho que agradecer à equipa, fizemos algumas alterações na mota e conseguimos melhorar, por isso foi um bom final de fim-de-semana. Fiz algumas asneiras na qualificação, que nos colocaram numa má posição, mas fui muito agressivo nas primeiras voltas da corrida, porque sabia que era nessa altura que precisava de ser melhor.”


EDWARDS
“Sair com um oitavo lugar é melhor do que nada. Lutei todo o fim-de-semana, mas não tinha aderência. Na qualificação consegui fazer alguma coisa de jeito, mas claro que com pneus mais moles a história é outra. Lutei o mais que podia e estou satisfeito pela forma como pilotei a mota. Apenas não consegui um bom ritmo. Estou pronto para regressar ao normal depois da corrida nocturna! Consegui fazer pontos aqui e agora vamos para a próxima corrida em boa forma, por isso não poderá ser muito mau”

PUNIET
“Estou contente, terminar nos seis primeiros na primeira corrida é muito bom. Foi uma prova muito disputada no que toca ao pódio. Fiz boa partida, mas na recta estavam a passar-se muitas coisas. O Dani fez uma grande partida e tocou no Capirossi, pelo que tive de tirar a mão do acelerador e perdi muitas posições, o que me fez ser nono no final da primeira volta. Após isso dei o máximo e tentei chegar ao grupo da frente e a meio da corrida tinha bom ritmo. Contudo, ao cabo de 15 voltas cometi um erro na primeira curva e perdi a possibilidade de recuperar mais. Depois disso decidi terminar em sexto e manter esta posição foi muito bom. O árduo trabalho que levámos a cabo no Inverno e os acertos de mapeamento para a corrida ajudaram-nos muito no que toca a conseguirmos este resultado positivo na primeira jornada da época,”


KALIO
O meu arranque não foi muito mau e consegui ultrapassar alguns pilotos na primeira curva. Mas, quando estava na segunda curva Spies travou um pouco tarde e tocou-me e acabei por perder muitas posições. Depois, quando estava na terceira curva o Barberá também travou muito tarde e tocou-me, fui à gravilha e acabei a primeira volta em último. Tentei acelerar, mas na terceira volta perdi a frente da mota e cai, mas claro que aí foi um erro meu. Não sei como aconteceu, porque achei que a mota não estava muito mal.”

ESPARGARÓ
No início foi uma corrida fantástica, o arranque foi bom e estava a lutar com outros pilotos e a divertir-me. Mas, depois comecei a ter muitos problemas com o pneu dianteiro, tal como tinha acontecido durante os treinos. Fizemos algumas alterações no warm-up e estava um pouco melhor, mas ainda não estava bem e na corrida tive de puxar mais pela mota para me aproximar do Colin Edwards e acabei por cair.”


SIMONCELLI
“Estou muito contente com aquilo a que se pode chamar de uma boa estreia. Após ter lutado durante os testes de Inverno, esta noite vimos que estou em forma para lutar a meio do pelotão e com os da frente dentro de pouco de tempo. Estou satisfeito com a primeira metade da corrida, mas quando os pneus se desgastaram não consegui manter o ritmo do Capirossi e do Edwards e tive de me esforçar muito. Foi-me difícil manter um ritmo rápido quando estava a rodar sozinho, pelo que abrandei. Houve claramente pontos positivos a tirar desta corrida e agora temos de seguir em frente.”

MELANDRI
"Foi uma corrida desapontante, uma das piores da minha carreira. Foi-me impossível pilotar – lutei desde a partida e ao cabo de algumas voltas foi ainda pior, com o sistema de travão do motor a cortar, o que nem me permitiu travar como deve ser. Havia algo de errado com o acelerador e não sabia como acelerar – por vezes era demais e a moto fugia à saída das curvas. Foi uma má corrida para terminar com um fim-de-semana desapontante. Só quero continuar a acreditar que a minha equipa me vai ajudar a encontrar a solução. Infelizmente sou um piloto muito sensível e com um estilo de pilotagem muito específico e parece que a moto não é a melhor solução para mim. Estou mesmo aborrecido,”


ROSSI
"Tive um início de corrida fantástico, mas não estava suficientemente rápido e sentia isso nas rectas. Perdi algum tempo com a ultrapassagem e Pedrosa e, nessa latura, o Stoner já estava bastante longe de mim. Pensei que seria difícil chegar até ele! Entretanto, ele fez um erro e caiu, o que foi um azar para ele, mas crucial para mim. Depois disso pensei que seria mais fácil, mas a verdade é que não foi fácil estar à frente do Dovizioso, que estava muito forte. Ele deu luta, mas depois consegui fazer três ou quatro voltas no ritmo máximo e conseguir manter-me à frente, mas não foi fácil! Não vencia a primeira corrida desde 2005 e os 25 pontos que consegui são como ‘pó dourado’, é um resultado fantástico para a equipa, que conseguiu na primeira corrida os dois primeiros lugares. É especialmente bom ganhar aqui porque não é o melhor circuito para a nossa mota, trabalhámos de forma inteligente durante os treinos e esta é a recompensa. Por isso, agradeço a todos. Claro que ainda temos algum trabalho a fazer, mas esta é uma boa base de trabalho para começar.”


BAUTISTA
“Foi uma corrida desastrosa para mim! Tive uma má partida e o Barberá empurrou-me para fora na segunda volta e perdi tudo. Usei o resto da corrida para treinar porque não mais pilotos contra quem lutar. A meio da prova consegui melhor ritmo e não estive muito mal. Apanhei dois pilotos, mas caí na última curva. Sinto que não posso dizer que fiz a minha primeira corrida de MotoGP porque nunca terminei. O lado positivo é que o meu ritmo não foi mau e na próxima corrida só podemos melhorar. Temos de continuar o árduo trabalho e tentar tornar as coisas melhores.”


CAPIROSSI
"Estou um pouco chateado com o resultado porque pensávamos que seria melhor do que isso. Trabalhamos duro toda a semana, mas lutamos com as condições de hoje, porque estavam bastante diferentes de ontem à noite com mais humidade. "
Esforcei-me na terceira secção da pista mas não fui muito rápido lá, embora nas outras secções estava bastante forte. O meu ritmo não era muito bom e no final eu só estava tentando defender a minha posição. Não precisamos de resultados como este, precisamos estar mais perto dos da frente, especialmente por todo o esforço que todos estão a fazer. Não foi fácil, mas precisamos continuar trabalhando duro e sentindo-nos bem"

AYOAMA
“Este é um bom resultado, não optimo, mas bom. Puxei durante as 22 voltas e fiz oque era capaz de fazer. Fiz uma má partida e perdi algumas posições nas primeiras voltas e tive de recuperar. Por esta razão 10º lugar é um bom resultado para a minha primeira corrida de MotoGp. Se tivesse partido melhor, não sei em lugar poderia ter terminado.”

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim senhor finalmente o blog para o verdadeiro homem do asfalto. Obrigado

Anónimo disse...

FDXX percebes tanto de motas como eu de lagares de azeite