segunda-feira, 5 de julho de 2010

Catalunha 2010: de 0 a 10


Corrida: 7 Mais uma vez a corrida não teve grande história de lutas. Tudo parece que vai certinho e constante, houve trocas de posições basicamente por quedas e erros cometidos pelos pilotos, mas luta e ultrapassagens precisam-se urgentemente no Mundial. É isso que todos gostam de ver e é a falta disso que afasta as pessoas de acompanharem.
Lorenzo: 9 Mais um fim-de-semana quase perfeito para Jorge. Só não foi o mais rápido no warm-up, de resto dominou, embora com mais dificuldade. Na corrida beneficiou dos erros de Pedrosa, Stoner e principalmente de Dovizioso que acho que era o único com capacidade e ritmo para o passar. Depois da queda de Dovizioso, voltou a ser um passeio do Espanhol ate conseguir mais uma vitória e a dilatar a já larga vantagem pontual para 52 pontos.
Pedrosa: 7+ Fez uma magnífica partida, como sempre, mas falhou completamente a travagem para a 1ª curva (diz que ficou sem travões) e com este erro arruinou a corrida e viu-se no 9º lugar no fim de primeira volta. Depois disso teve muita pressa de se chegar na frente, mas já era impossível chegar ao 1º lugar. Aguentou muito bem a pressão de Stoner e nunca se deixou passar. Fazer segundo foi bom depois do erro inicial, mas continua a ver Lorenzo cada vez mais por um canudo e a possibilidade de conseguir o título cada vez mais remota.
Stoner: 7- Não fez uma grande partida, cometeu também ele um erro na travagem para a primeira curva e com isso borrou a pintura. Não consegui passar Pedrosa e não mostrou mais uma vez o andamento de anos passados. Parece que está pouco combativo, com falta de confiança e acomodado aos resultados. Ainda não vi brilhar este ano.

Puniet: 7+ Mais uma vez teve uma grande performance nos treinos e este 4º lugar foi bem festejado, mas ainda não foi desta que consegui o pódio. Parece que existe uma barreira que não o deixa chegar ao pódio. Talvez falta de confiança, mas este ano está a correr-lhe muito bem e pelo menos deixou de cair praticamente todas a corridas como era antigamente. Está muito mais consistente e forte, mas ainda não o suficiente para chegar ao pódio. Um pouco mais de confiança e fé ,e penso que está ao seu alcance o pódio.

Bautista: 8+ Surpreendente a corrida do Espanhol. Quinto lugar com uma Suzuki é de piloto. Ainda sem estar completamente a 100% da clavícula fracturada esteve muitíssimo bem nos treinos e muito melhor na corrida. Está de parabéns. Só espero que não seja um resultado isolado e que de novo voltem ao calvário que tem sido a história da Suzuki nos últimos anos.
Spies: 8- Mais um circuito novidade para o piloto Americano e mais um bom desempenho. Terminou muito próximo de Bautista e deu a entender que se ainda tivesse mais uma volta ou duas conseguia ascender ao 5º posto. De novo a confirmar todo o seu valor.
Capirossi: 8 Boa corrida para o veterano piloto Italiano. O melhor resultado nos últimos tempos, que poderá animar um pouco Loris, que está desesperado por conseguir outra moto para o ano que vem. Acho que a Suzuki não descobriu o ovo de Colombo tão rapidamente, mas pode ser que tenha dado um bom passo para ultrapassar alguns dos muitos e muitos problemas que têm.
Hayden: 6 Muito longe da competitividade que mostrou nos primeiros grandes prémios, aqui andou sempre sem norte e terminar em 8º é um mau resultado.
Melandri: 8 Com um ombro deslocado à cerca de uma semana, mais não de podia exigir a Marco. Não deve ter sido uma corrida nada fácil, dadas as dores e todo o calor que esteve durante o fim-de-semana. Mostrou mais uma vez que tem raça, é muito lutador e mereceu plenamente este 9º lugar.
Barbera: 6+ Corrida dentro da normalidade para este piloto e a sua corrida é mais por não ficar nos últimos lugares e conseguir pontuar.
Edwards: 4 Mais uma corrida, mais uma péssima prestação para o piloto Americano. Está completamente “fora” deste mundial, continua a acabar todas as corridas, mas nem se dá por ele na corrida. Muito mau este ano.
Kallio: 5 Outro piloto que basicamente tem terminado as corridas e pouco mais. Ainda lesionado, mas é uma sombra do piloto do ano passado. Deve de apresentar resultados se quer manter o seu lugar no ano que vem. Isto por um lado pode acrescentar-lhe mais pressão e ter um efeito nefasto. A ver vamos.
Akioshi: 6 Desconhecido piloto, apenas lhe é pedido que acabe as corridas, terminou e cumpriu o dever. Vai ser substituído nas próximas corridas, mas certamente foi uma boa experiencia.
Dovizioso: 4- Muito bem até cair. Considerava o piloto com mais chances de ganhar a corrida e estava a pressionar Lorenzo, mas acabou no “tapete”. Ainda teve força para pegar na moto e voltar à pista, que a meu ver é de louvar e aproveitou mais 2 pontinhos para o campeonato.
Yoshikawa: 5 Quarenta e dois anos de idade, à 8 anos fora das competições e apanhar com uma “brasa” desta, não foi uma corrida fácil. Terminou a corrida e mal conseguia andar no final, mas terminou. A sua corrida é de apenas terminar e recolher preciosas informações para o desenvolvimento da M1 de 2011. Penso que cumpriu o trabalho.
Simoncelli: 3 Não estava a fazer má corrida, mas foi incapaz de levar a moto ate ao fim. De qualquer maneira estava a andar razoavelmente.
Espargaro: 3+ Penso que Aleix acusou a pressão de estar a correr em casa e de querer mostrar serviço. Não andou mal nos treinos, mas sempre muito nervoso e a atalhar a pista. Na corrida voltou a atalhar quando lutava com Hayden, mas sofreu uma queda e era um piloto destroçado no final. Tem valor e rapidez, apenas necessita de ganhar “calo”.

Sem comentários: