terça-feira, 25 de outubro de 2011

Noticias sobre Simoncelli

Ainda em choque com o sucedido, o corpo de Marco Simoncelli chegou a Itália e o funeral será quinta-feira.
Representantes de várias organizações desportivas – entre eles Gianni Petrucci, Secretário Geral do Comité Olímpico Italiano, e Paolo Sesti, Presidente da Federação Italiana de Motociclismo – estiveram presente, tal como uma multidão de fãs que receberam o piloto com um prolongado aplauso.
O pai do piloto, Paolo, e o seu grande amigo Valentino Rossi viajaram em conjunto no mesmo voo, com o capacete do falecido Simoncelli.
Está planeada para quarta-feira, no teatro da sua cidade natal, Coriano, um velório público de caixão aberto, com o funeral marcado para quinta-feira, 27 de Outubro, pelas 15 horas locais na igreja de Santa Maria di Coriano. O italiano vai ser sepultado no cemitério da sua cidade, perto de Riccione, onde nasceu há 24 anos.

Entretanto, começam a surgir muitas noticias, umas verdadeira, outras falsas, relacionadas com o trágico acidente.
Uma das noticias avançadas dava conta que Rossi iria abandonar as corridas. O piloto, Uccio e Davide Brivio já desmentiram isso. É certo que se há um piloto que deva estar devastado, esse será Valentino, que era um grande amigo de Marco. Aliás Rossi já veio dizer que Sic era como um irmão mais novo. Não será fácil ultrapassar esta situação, mas o tempo como sempre ajudará.
A RTVE mostra um video onde Valentino Rossi explica ao também seu amigo Loris Capirossi o acidente. Podem ver o video aqui.

Outra noticia e esta impressionante e completamente incompreensível, dá conta da má assistência e transporte de Marco da pista para a ambulância. Completamente dantesco o modo como o piloto, depois de uma acidente destes, é assistido e transportado. Existe igualmente um vídeo com o sucedido, que podem ver aqui.
Penso que a questão dos comissários de pista terá de ser seriamente discutida, pois infelizmente não faltam exemplos de muito má assistência a pilotos acidentados, onde a preocupação maior parece sempre ser desimpedir a pista para não se parar a corrida e não a profissional e correcta assistência a um acidentado. A assitência ao malogrado Kato em 2003 é outro mau exemplo e já este ano, tivemos mais exemplos, felizmente sem consequências. Acho que no Oriente os comissários estão muito mal preparados.
Não que a correcta assistência fosse salvar Simoncelli, mas o modo como foi tratado, não fui certamente benéfico. Um ponto importantíssimo e a rever urgentemente.

domingo, 23 de outubro de 2011

Ciao Sic



O Gp da Malásia ficou hoje marcado por um trágico acidente, logo na segunda volta, na curva 11. Estiveram envolvidos Marco Simoncelli, Colin Edwards e Valentino Rossi.
Infelizmente, a jovem promessa do Mundial de Velocidade, Marco Simoncelli, conhecido por Sic, de 24 anos, não resistiu aos ferimentos e acabou por falecer.
Muito estranho foi o facto de o capacete ter saltado a Simoncelli. A corrida foi imediatamente interrompida e cancelada mais tarde.
Um dia muito triste para todos. Que descanse em paz.
Ciao Sic!!!

sábado, 22 de outubro de 2011

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Titulos da Honda e a época de Stoner



Lorenzo já foi operado e não vai correr na Malásia

Jorge Lorenzo, caiu no warm-up de domingo e ficou com a mão esquerda debaixo do punho da sua Yamaha. Em consequência disso, perdeu a cabeça de um dedo e foi logo visível que o piloto estava magoado numa mão, pois Jorge rapidamente tirou a luva e não parava de olhar para a sua mão enquanto caminhava rapidamente para a ambulância. Pelos visto, os médicos pediram mesmo para irem procurar a luva a fim de recuperar a cabeça do dedo. Isso foi conseguido e os médico conseguiram repor o dedo, salvar tendões e nervos depois de três horas e meia de operação. Felizmente Lorenzo não vai perder funcionalidades no dedo, nem na mão.
Contudo, a recuperação vai ser demorada e correr na Malásia está fora de questão. Quanto a Valência ainda é cedo para saber, mas uma decisão final vai ser tomada quando o piloto chegar a Barcelona.
Mais notícias são esperadas nos próximos dias.

Ben Spies está igualmente em dúvida, depois de uma queda a alta velocidade, onde bateu bastante forte com a cabeça. Visto que o piloto estava com pouca concentração, foi aconselhado a não participar na corrida, mas ainda não é certo que fique bom para correr já no próximo Domingo na Malásia.

domingo, 16 de outubro de 2011

Gp Austrália: Fim-de-semana de sonho para Stoner

Casey Stoner sagrou-se hoje campeão mundial de MotoGP num fim-de-semana de sonho. Dominou de fio a pavio todo o seu grande prémio e ganhou o titulo depois de ganhar a corrida, no dia em que celabra 26 anos. Não pode pedir mais. Teve ainda a ajuda de Lorenzo, que depois de infelizmente ter caido no warm-up, perdeu a ponta de um dedo da mão esquerdo e não alinhou na corrida.
Stoner esteve na frente da corrida desde o sinal verde até à bandeira de xadrez. Ainda apanhou um grande susto, quando a 3 voltas do fim, quando detinha um grande avanço, começou a chover bastante e Casey quase caia na curva antes da recta da meta.
Mas atrás de Stoner, a corrida teve história. Hayden partiu muito bem e ocupou enquanto pode a segunda posição. Simoncelli seguia o Americano de perto e mais atrás a Suzuki da Bautista andava no meio de Dovizioso e Pedrosa. Mas ambos os pilotos da Honda passaram Bautista e Hayden que começava a cair na classificação. mais atrás Rossi encetava uma grande recuperação e seguia Bautista ao longe.
As coisas estabilizaram e com Stoner isolado na frente, Simoncelli em segundo sem que tanto Pedrosa, como Dovi a conseguirem ultrapassar Sic.
Entretanto Rossi entrava no ritmo e depois de passar Hayden, passou Bautista, mas para perder imediatamente a frente de sua Ducati e abandonar. Uma queda ingrata para quem estava a efectuar uma grande corrida. A Ducati merecia alguma recompensa por todo o seu esforço. Mais um desaire e é notória alguma desmotivação. Valentino pareceu-me até pensativo se haveria de tentar ainda voltar à pista ou simplesmente desistir. Ainda tentou, mas sem efeito. Mais uma vez queixou-se da frente da moto e sem fazer nada de diferente, perde a frente sem aviso. Queixa comum a todos os pilotos Ducati.
Mais supresas iriam surgir a 3 voltas para o fim, quando a chova apareceu de repente e fortemente. Stoner foi o primeiro a ir aos papeis, mas sem cair baixou o ritmo em cerca de 30 segundos. Cá mais para trás Dovizioso apanhou Simoncelli e passou-o. Bautista caiu na chuva e Hayden resolveu ir trocar de moto às boxes para não lhe acontecer o mesmo.
Com isto o quinto posto foi para Edwards e Puniet foi sexto. Hayden foi sétimo na frente de Elias e Capirossi que igualmente trocou de moto. A chuva apanhou ainda Aoyama e Crutchlow.
Spies não esteve igualmente presente na corrida, depois de estar ainda atordoado pela queda de sábado.
Stoner ganhou assim o campeonato
 quando faltam correr dois GP, numa excelente época para o Australiano e para a Honda que não ganhava um campeonato desde 2006 com Hayden. O dominio da Honda foi avassalador, com 4 Hondas nos 4 primeiros lugares. Tiveram sorte de Lorenzo estar fora e Spies, já que nos treinos as Yamahas estiveram bastante rápidas.
Mas Stoner merece totalmente o titulo.
Parabéns!!!!!!



sábado, 15 de outubro de 2011

Gp Austrália: Lorenzo diz adeus ao número 1

Jorge Lorenzo sofreu uma queda no warm-up e lesionou-se num dedo da mão esquerda e não vai alinhar na corrida. Sendo assim as probabilidades de Stoner se sagrar já hoje campeão do mundo aumentaram exponencialmente. Era a prenda de anos que Casey mais desejava concerteza, vencer o seu Gp e ser campeão do mundo. Mas ainda é cedo para lançar foguetes, pois tal como Lorenzo caiu, Stoner pode igualmente ter uma avaria,queda e não pontuar. mas tudo indica que Stoner começe a voar emdirecção aos louros.

Gp Austrália: Pole para Stoner

Mais uma corrida, mais uma pole para Casey Stoner. O sempre rápido piloto Australiano normalmente voa aqui no seu circuito e hoje não foi exepção. Deixou Lorenzo a quase meio segundo e Simoncelli conseguiu segurar o último lugar da primeira fila.

Magnífica foi a prestação de Bautista e da Suzuki, com um quarto posto. Muito bem o piloto Espanhol a intrometer-se no lugares cimeiros, na frente de Dovizioso e Hayden que foi o primeiro piloto Ducati e foi a melhor classificação para o piloto Americano.
Spies foi vítima de uma rápida queda, mas sem grandes problemas conseguiu voltar à pista e abre a terceira fila. Pedrosa e Edwards fecham esta fila, com o Dani a experimentar alguns problemas e longe do ritmo dos primeiros.
O regressado Capirossi, mesmo ainda condicionado pelo seu ombro direito atingiu o décimo tempo, na frente de Puniet e Aoyama, com o Japonês a protagonizar uma queda.
Mais uma vez, pela negativa e sem explicação, surge Rossi na 13º posição, a 2 segundos de Stoner. Completamente fora de ritmo e mesmo com o o problema do dedo, a não adaptação da Ducati ao circuito de Phillip Island é um balde de àgua fria para o 9 vezes campeão do mundo e para a marca de Bolonha. Apenas ficou na frente de Crutchlow, Abraham e Elias. Num circuito onde as Ducatis andam bem e onde o próprio Rossi apenas falhou o pódio por duas ocasiões, é muito estranho e bastante preocupante.
Vamos ver se o tempo não prega partidas, e não surgem surpresas.


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Gp Austrália: Stoner sem surpresas

Sem surpresas e apesar de uma pequena queda, Stoner dominou o primeiro dia de treinos na sua Austrália. Contudo Casey avisou que ainda há margem para andar mais forte.
Simoncelli foi o segundo mais rápido e também ele protagonista de uma queda.  Lorenzo foi terceiro, perdendo o segundo lugar que tinha em FP1. Spies foi quarto e mostra que as Yamaha estão há vontade no circuito de Phillip Island. Pedrosa ficou logo a seguir e na frente de um surpreendente Aoyama.
A primeira Ducati foi a de Puniet, no sétimo a mais de um segundo. Bautista e a solitária Suzuki conseguiram o oitavo posto, com Edwards e Dovizioso apenas em décimo. Hayden surge apenas em 11º e Rossi, queixoso do dedo e mais uma vez do feeling da sua Ducati, com um pobre 13º.


quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Gp Austrália: Uma volta com Stoner


GP Austrália: O Circuito

A Terra dos Cangurus recebe uma vez mais o mundial, no belo circuito de Phillip Island. Um circuito rodeado pelo mar, que torna o circuito muito dado a mudanças climatéricas. Bastante rápido, com longas curvas, é dos circuitos menos exigentes em termos de travagem.
Stoner tem dominado completamente nos último anos com a Ducati e não é esperado que isso mude com a Honda. A maior parte dos pilotos adora correr aqui e todos estão motivados para fazer melhor.
Lorenzo quer ganhar mais pontos a Stoner, mas em condições normais deve perder pontos. Pedrosa volta aqui a correr depois de 2 anos sem por os pés em Phillip Island devido a lesões. Simoncelli aponta chegar ao pódio, tal como Spies. Dovizioso deve quer mostrar à Honda que merecia mais, mas não sei se vai conseguir. No campo da Ducati, os piloto esperam fazer boa figura, com Rossi a ter sempre boas prestações aqui, mas a temos de ver como responde o dedo partido. Hayden também gosta do circuito, não são esperados milagres, mas espera-se as melhores prestações da época.
Capirossi volta a correr, mas ainda muito limitado do ombro, num circuito onde sempre teve bons desempenhos.
Vamos ver o que nos reserva a Austrália, mas embora acho difícil Stoner sair daqui já campeão, o que era uma óptima prenda de anos no Domingo, deve ampliar a sua vantagem.
A não perder igualmente a corrida de Moto2, onde a emoção é garantida de inicio ao fim. Vamos ver se o fenómeno Marquez consegue voltar a ficar na frente de Bradl e ampliar a liderança que é de apenas 1 ponto.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Helder Rodrigues campeão do mundo

Sei que nunca falo de todo o terreno, mas não posso deixar passar em branco e tirar o chapéu ao nosso Hélder Rodrigues, que se sagrou campeão do mundo de TT.
O Português terminou o Rali do Faraós da melhor forma ao vencer a última etapa, mas a prova foi ganha por Marc Coma.
Hélder está de Parabéns e espero que sirva de motivação extra para melhorar o excelente 3º lugar do Dakar. Acho que, talvez ainda não este ano, mas para o ano o piloto de Sintra vai lutar pela vitória.
A Honda e Andrea Dovizioso não se entenderam e o piloto Italiano resolver acabar a relação com a Honda e rumar para a Yamaha. Dovi era piloto Honda desde 2001, ainda no campeonato Italiano e fez toda a sua carreira no mundial com a Honda.
Mas a relação entre Dovi e Honda já o ano passado foi um pouco difícil e este ano voltou a não ser fácil. Pelos vistos o piloto não gostou de sair da Repsol Honda e ainda para mais, a marca apenas tratou do seu contrato depois de assinar com a Simoncelli. Não agradado com o tratamento, o piloto preferiu correr com a Yamaha Tech3. Diz-se que vai haver poucas diferenças entre as Yamahas oficiais e as do team Tech3. Assim o piloto espera ter outro tratamento e dar o salto para a equipa oficial em 2013.
Também diga-se que o piloto apesar de reconhecidamente rápido e consistente, nunca deu muitos nas vistas e os seus resultados nunca foram extraordinários.
A Yamaha Tech3 fica assim completa com Dovizioso e Crutchlow.
Resta ainda saber agora onde vão correr De Puniet, Bautista e Hopkins. A LCR Honda tem contacto com todos, mas ainda nada é certo. Hopkins já mostrou que quer correr em MotoGP e preferia correr com a Suzuki, mas a incerteza quanto ao futuro da marca continuar em MotoGp e em que moldes é enorme, por isso as decisões têm de ser tomadas rapidamente e uma Honda foi sempre superior às Suzukis.
 

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Gp Japão: Do melhor ao pior. Pedrosa dá vitória à Honda

Dani Pedrosa venceu o Gp de Japão e ofereceu a vitória à Honda que lhe fugia à 7 anos. O Gp foi dramático e bastante atribulado.
Logo no inicio,  Dovizioso, Simoncelli e Crutchlow queimaram a partida e tiveram de efectuar uma passagem pelas boxes. Lorenzo partiu mal, andou um pouco atrapalhado e na tentativa de recuperar terreno na terceira curva, tocou Rossi, que por sua vez tocou Spies com a manete de travão e não evitou a queda, levando Ben a sair de pista.
Valentino abandonou e no fim-de-semana que lhe melhor lhe estava a correr, passou do melhor ao pior. Na queda, magoou o dedo mindinho da mão esquerda e mais tarde descobriram que tinha uma fractura no dedo. Mas não foi o único a quem o Gp tinha tudo para correr bem e acabou por correr mal.
Barbera caiu violentamente, partiu uma clavícula e bateu com a cabeça, perdendo a consciência. O piloto já foi operado em Espanha, mas vai falhar o Gp da Austrália. 
Stoner assumiu o comando, mas uns fortes e assustadores abanões na frente da sua moto, fizeram com que as pastilhas se deslocassem e o piloto quando chegou a altura de travar nada aconteceu, o piloto voltou a travar com toda a força, devido ao susto que apanhou e a sua Honda travou demais e o piloto saiu de pista, entregando a liderança a Pedrosa.
Dani, não mais largou o comando e com Dovizioso e Simoncelli atrasados, Lorenzo rodava em segundo, mas foi incapaz de incomodar o pequeno Espanhol. Outro piloto a quem tudo estava a correr pelo melhor era Bautista, que ia em quarto lugar, mas tudo acabou com uma inglória queda. Da mesma maneira Elias estava no seu melhor, mas também acabou a corrida no "tapete".
Stoner recuperou muito bem e o terceiro posto foi óptimo para o que podia ter acontecido. Simoncelli foi quarto ganhando a luta mais uma vez com Dovizioso. Acho que se Dovi queria garantir uma Honda de fábrica para 2012 deveria ter ficado na frente de Simoncelli. Dovizioso continua a ser bastante rápido e consistente, mas falta-lhe algo para ser candidato à vitória.
Spies fez uma excelente corrida e acabou em sexto. A primeira Ducati foi a Hayden que também andou pela gravilha ao tentar acompanhar Stoner.
Lorenzo ganhou 4 pontos a Stoner e a corrida do Japão mostrou que não há campeões antecipados. Contudo, Stoner domina a pista da Austrália e caso tudo corra normalmente, não apostava noutro piloto para a vitória. As melhorias da Ducati e de Rossi vão ter de ser vistas na Austrália, pista que Valentino muito aprecia. A sua fractura do dedo mindinho, no sitio que partiu em 1995 e que correntemente tem voltado a magoar, afastaram-no de testar a GP12 de novo em Jerez. Mas a sua participação no próximo Gp não está em causa. Assim Hayden foi chamado para testar a moto do ano que vem, isto depois de ter chegado a casa há 18 horas, teve de voltar a fazer as malas e rumar a Jerez de La Frontera. Fala-se igualmente que Checa pode ser chamado para ajudar no desenvolvimento da GP12.

sábado, 1 de outubro de 2011

Stoner com a 10º pole na casa da Honda

Mais uma corrida e mais uma pole para Stoner, abaixo do record da pista, por sinal detida pela Honda. A marca da asa dourada quer ganhar em casa e as Hondas parecem estar como o peixe na àgua com esta moto. Apenas Lorenzo conseguiu nos ultimos momentos dar uma ar da sua graça e obter o segundo tempo.
Dovizioso foi terceiro e relegou Pedrosa para a segunda fila na frente de Spies e Simoncelli.
Na terceira fila, em sétimo surge Rossi, bastante mais à vontade com a sua Ducati, mas ainda longe do ideal. Contudo parece ter ritmo para aguentar rodar com Spies e Simoncelli.
Bautista melhorou bastante e foi oitavo na frente de Barbera.
O tempo continua uma incógnita e tudo aponta para estar muito mais fresco que o que estava hoje, provocando problemas de escoha de pneus. Até a chuva poderá aparecer (esperemos que não).
A corrida vai ser às 7 da manhã e acho que só algo anormal irá retirar a vitória a Stoner.
Vou estar fora até 5 de Outubro e vai ser-me impossivel actualizar o blog até essa data. Mas assim que chegar, vou voltar à carga, espero que compreendam e que não deixem de visitar. Obrigado!