Casey Stoner sagrou-se hoje campeão mundial de MotoGP num fim-de-semana de sonho. Dominou de fio a pavio todo o seu grande prémio e ganhou o titulo depois de ganhar a corrida, no dia em que celabra 26 anos. Não pode pedir mais. Teve ainda a ajuda de Lorenzo, que depois de infelizmente ter caido no warm-up, perdeu a ponta de um dedo da mão esquerdo e não alinhou na corrida.
Stoner esteve na frente da corrida desde o sinal verde até à bandeira de xadrez. Ainda apanhou um grande susto, quando a 3 voltas do fim, quando detinha um grande avanço, começou a chover bastante e Casey quase caia na curva antes da recta da meta.
Mas atrás de Stoner, a corrida teve história. Hayden partiu muito bem e ocupou enquanto pode a segunda posição. Simoncelli seguia o Americano de perto e mais atrás a Suzuki da Bautista andava no meio de Dovizioso e Pedrosa. Mas ambos os pilotos da Honda passaram Bautista e Hayden que começava a cair na classificação. mais atrás Rossi encetava uma grande recuperação e seguia Bautista ao longe.
As coisas estabilizaram e com Stoner isolado na frente, Simoncelli em segundo sem que tanto Pedrosa, como Dovi a conseguirem ultrapassar Sic.
Entretanto Rossi entrava no ritmo e depois de passar Hayden, passou Bautista, mas para perder imediatamente a frente de sua Ducati e abandonar. Uma queda ingrata para quem estava a efectuar uma grande corrida. A Ducati merecia alguma recompensa por todo o seu esforço. Mais um desaire e é notória alguma desmotivação. Valentino pareceu-me até pensativo se haveria de tentar ainda voltar à pista ou simplesmente desistir. Ainda tentou, mas sem efeito. Mais uma vez queixou-se da frente da moto e sem fazer nada de diferente, perde a frente sem aviso. Queixa comum a todos os pilotos Ducati.
Mais supresas iriam surgir a 3 voltas para o fim, quando a chova apareceu de repente e fortemente. Stoner foi o primeiro a ir aos papeis, mas sem cair baixou o ritmo em cerca de 30 segundos. Cá mais para trás Dovizioso apanhou Simoncelli e passou-o. Bautista caiu na chuva e Hayden resolveu ir trocar de moto às boxes para não lhe acontecer o mesmo.
Com isto o quinto posto foi para Edwards e Puniet foi sexto. Hayden foi sétimo na frente de Elias e Capirossi que igualmente trocou de moto. A chuva apanhou ainda Aoyama e Crutchlow.
Spies não esteve igualmente presente na corrida, depois de estar ainda atordoado pela queda de sábado.
Stoner ganhou assim o campeonato
quando faltam correr dois GP, numa excelente época para o Australiano e para a Honda que não ganhava um campeonato desde 2006 com Hayden. O dominio da Honda foi avassalador, com 4 Hondas nos 4 primeiros lugares. Tiveram sorte de Lorenzo estar fora e Spies, já que nos treinos as Yamahas estiveram bastante rápidas.
Mas Stoner merece totalmente o titulo.
Parabéns!!!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário