Ainda em choque com o sucedido, o corpo de Marco Simoncelli chegou a Itália e o funeral será quinta-feira.
Representantes de várias organizações desportivas – entre eles Gianni
Petrucci, Secretário Geral do Comité Olímpico Italiano, e Paolo Sesti,
Presidente da Federação Italiana de Motociclismo – estiveram presente, tal como uma multidão de fãs que receberam o piloto com um
prolongado aplauso.
O pai do piloto, Paolo, e o seu grande amigo Valentino
Rossi viajaram em conjunto no mesmo voo,
com o capacete do falecido Simoncelli.
Está planeada para quarta-feira, no teatro da sua cidade natal,
Coriano, um velório público de caixão aberto, com o funeral marcado para
quinta-feira, 27 de Outubro, pelas 15 horas locais na igreja de Santa
Maria di Coriano. O italiano vai ser sepultado no cemitério da sua
cidade, perto de Riccione, onde nasceu há 24 anos.
Entretanto, começam a surgir muitas noticias, umas verdadeira, outras falsas, relacionadas com o trágico acidente.
Uma das noticias avançadas dava conta que Rossi iria abandonar as corridas. O piloto, Uccio e Davide Brivio já desmentiram isso. É certo que se há um piloto que deva estar devastado, esse será Valentino, que era um grande amigo de Marco. Aliás Rossi já veio dizer que Sic era como um irmão mais novo. Não será fácil ultrapassar esta situação, mas o tempo como sempre ajudará.
A RTVE mostra um video onde Valentino Rossi explica ao também seu amigo Loris Capirossi o acidente. Podem ver o video aqui.
Outra noticia e esta impressionante e completamente incompreensível, dá conta da má assistência e transporte de Marco da pista para a ambulância. Completamente dantesco o modo como o piloto, depois de uma acidente destes, é assistido e transportado. Existe igualmente um vídeo com o sucedido, que podem ver aqui.
Penso que a questão dos comissários de pista terá de ser seriamente discutida, pois infelizmente não faltam exemplos de muito má assistência a pilotos acidentados, onde a preocupação maior parece sempre ser desimpedir a pista para não se parar a corrida e não a profissional e correcta assistência a um acidentado. A assitência ao malogrado Kato em 2003 é outro mau exemplo e já este ano, tivemos mais exemplos, felizmente sem consequências. Acho que no Oriente os comissários estão muito mal preparados.
Não que a correcta assistência fosse salvar Simoncelli, mas o modo como foi tratado, não fui certamente benéfico. Um ponto importantíssimo e a rever urgentemente.
Sem comentários:
Enviar um comentário