segunda-feira, 16 de maio de 2011

Gp Le Mans: De 0 a 10


CORRIDA:8 Embora sem luta pela vitória, a corrida foi atribulada por quedas e bons momentos. Maracada pela queda de Pedrosa com Simoncelli a ser penalizado, Dovi a subir ao pódio, tal como Rossi. Lorenzo ficou em quarto, mas volta a beneficiar de quedas, desta vez com a de Pedrosa.

Stoner:9 Fim-de-semana quase perfeito e penso que poucos apostaram noutro piloto para a vitória. Apanhou 5000€ de multa por um “murro no ombro” de Puniet no warm up, mas os pilotos entenderam-se e pediram desculpa mutuamente.
Volta à ribalta e parece renovado o Australiano que com a super Honda vai ser um osso dificil de roer.

Dovizioso:7 O Italiano continua a estar longe do andamento dos outros pilotos oficiais da Honda, mas em Le Mans faz boas corridas. Mais uma vez ganhou a Rossi em luta directa e em condições normais (tal como todos os pilotos seguintes) acabaria a corrida duas posições abaixo. De qualquer maneira somou bons pontos, mas é notória a falta de ritmo em relação aos colegas.

Rossi:7 Finalmente o primeiro pódio com a Ducati. Depois de partir de nono, acabar em terceiro é uma maravilha e penso que nem ele pensou em acabar no pódio. De qualquer maneira, fez uma boa corrida e ganhou um grande ânimo quando tinha Lorenzo à sua frente e obteve um ritmo melhor, mas foi incapaz de passar a Honda de Dovi. De qualquer maneira acabou a 14 segundos de Stoner que não deixa de ser muito tempo. Diz que nunca tinha conduzido tão bem a Ducati como ontem e aprendeu bastante. Vamos ver se em condições normais consegue chegar-se ao pódio.

Lorenzo:6 O campeão do mundo chegou a um circuito denominado Yamaha, mas depressa entendeu que não ia ser fácil. Penso que ficou um nervoso com a incapacidade em andar na frente. Se as coisas não lhe estavam a correr bem, estragou ainda mais a “pintura” com a queda no warm-up e onde perdeu um motor. Ficou ainda magoado num dedo. Na corrida penso que nunca esteve bem e demasiado ansioso e nervoso. Praticamente levou Dovizioso à frente numa ultrapassagem demasiado agressiva. Para quem tanto se tem queixado de ultrapassagens agressivas e perigos, fez exactamente o que se tem queixado de outros pilotos.
Foi ainda incapaz de dar qualquer luta a Rossi e no final voltou a cometer um erro e perdeu o comboio.
Beneficiou mais uma vez de uma queda de um piloto Honda e mantém a liderança no campeonato, mas a continuar tão nervoso quando as coisas não lhe correm bem, depressa vai perder a vantagem pontual.

Simoncelli:5+ Mais uma vez demonstrou uma grande rapidez, mas igualmente uma falta de calma impressionante. Acabar em quinto depois de tudo, foi muito bom, mas péssimo quando o segundo posto estava perfeitamente ao seu alcance. Que é um piloto agressivo e combatente todos sabemos, mas penso que desta vez levou longe demais a agressividade. Estava mais rápido que Pedrosa e iria acabar por o ultrapassar, mas mais uma vez precipitou-se. Além de ter estragado a sua corrida, estragou a de Pedrosa e talvez a época ao pequeno Espanhol. Claro que não acho que o faça propositadamente, mas por vezes não pensa nas consequências. Ainda para mais quando está debaixo de “fogo cruzado”, este incidente vem na pior altura.

Spies:4 Quanto a mim, Spies está a ser a desilusão da época. Depois de o ano passado ter impressionado na Yamaha Tech3, este ano na equipa oficial ainda não fez nada. Continua fora de ritmo e num campeonato à parte. Andar atrás das Yamahas do rookie Crutchlow e Edwards não é demonstrativo do valor que penso o piloto Texano tem.

Hayden:4 Andou relativamente nos treinos, mas na qualificação não conseguiu manter o andamento. Na corrida penso que tentou terminar o menos atrás possível, mas a uma eternidade do vencedor. A Ducati ainda tem um longo caminho pela frente e com as Hondas num nível muito acima, não será nada fácil ter uma moto vencedora.

Aoyama:4 Depois de uma má partida, o piloto Japonês terminou a corrida em oitavo, mas como sempre, regular, mas sem impressionar.

Barbera:6- Andou toda a corrida me luta com vários pilotos e conseguiu efectuar uma boa corrida e ficar na frente do grupo que lutava pelo oitavo lugar.

Abraham:6 Depois do desaire do Estoril e quando parecia estar fora de ritmo, foi subindo na classificação e terminar mais uma vez nos dez primeiros.

Elias:5 A melhorar o rendimento, mas ainda longe do esperado. Continua a andar nos últimos lugares e a ser o último piloto Honda.

Bautista:6 Muito bem na primeira parte da corrida, onde chegou a liderar o grupo onde seguia, mas penso que as limitações físicas falaram mais alto estragaram-lhe a corrida. De qualquer modo terminou a corrida e com a pior moto da grelha e em más condições físicas, não deixa de ser um feito.

Edwards:3 Mais uma queda para o piloto Americano, mas conseguiu levar a moto às boxes e terminar a corrida, amealhando uns preciosos pontos.

Pedrosa: O piloto mais azarado do plantel. Quando parecia estar a salvo dos problemas com a clavícula esquerda, e talvez nas melhores condições para o assalto ao título, fractura a clavícula direita. Estava a fazer uma época muito boa, mesmo muito limitado fisicamente, mas vamos ver se não volta a ter a época estragada.

Sem comentários: