terça-feira, 25 de maio de 2010

Le Mans : O que disseram


LORENZO
"Estou muito feliz por ter vencido a segunda corrida consecutiva, é a primeira vez que consigo isso no MotoGP dá-me muita confiança. Finalmente, fiz uma boa partida, o que me deixa muito feliz, depois foi fácil passar Pedrosa. Ultrapassar Valentino é que já não foi tão fácil, porque ele estava a travar muito tarde e tive de ser paciente, uma coisa que não conseguia fazer o ano passado! Finalmente passei-o, mas não estava à espera de conseguir afastar-me daquela forma. A minha mota e os pneus da Bridgestone estavam muito bem e não foi difícil manter o mesmo ritmo.
É fantástico estar a liderar o Campeonato, mas ainda temos muito trabalho pela frente e agora vamos para Mugello, uma pista que adoro, mas onde os meus adversários são muito fortes."
ROSSI
“Fiz uma partida muito boa, mas sabia desde o início que estávamos menos rápidos em comparação com Lorenzo e tivemos alguns problemas inesperados na corrida, principalmente relacionados com a aceleração nas curvas. Esperava estar mais rápido, mas isso hoje não aconteceu. Tentei ficar à frente de Lorenzo, mas não foi possível e não conseguir ir atrás dele quando me ultrapassou. Parabéns para ele, porque esteve muito forte hoje! Não posso culpar o meu ombro. Estava à espera que fosse um problema maior, mas a verdade é que esteve ok até seis ou sete voltas do final e nessa altura, a corrida já tinha acabado para mim. Sabia que era importante terminar e conquistar 20 pontos, é um Campeonato longo e estamos apenas nove pontos atrás dele. Agora estou ansioso em regressar em boa forma a Mugello, a minha corrida caseira."
DOVIZIOSO
“Estou muito feliz por ter chegado ao pódio aqui. Era muito importante porque queria confirmar que o resultado no Qatar não tinha sido um acaso. Melhorámos muito durante o Inverno, por isso isto representa outro importante passo em frente. Queria um bom resultado para a equipa, por isso agradeço-lhes e também porque no ano passado o Dani tinha uma diferença de 10 segundos para mim e na última volta conseguiu ultrapassar-me. Também estou muito satisfeito por chegar a Mugello em terceiro no Campeonato. No início arrisquei muito para recuperar, já que tinha partido da terceira fila da grelha. Quando apanhei o Dani foi difícil passá-lo e sabia que o Nicky estava muito perto, por isso tive de encontrar uma solução. Esperei quatro voltas, pensei numa estratégia e apenas passei na última volta, na curva que planeie”.
HAYDEN
“Teria sido bom chegar ao pódio, mas não estava à espera disso nesta corrida. Lutei muito este fim-de-semana e, no final, não posso ficar desiludido. Em algumas das sessões fiquei em 11º ou 12º e apenas fiz uma boa volta no final, por isso não estive assim tão rápido este fim-de-semana. No início senti que estava a ficar para trás e esperava não ser apanhado pelo grupo que estava atrás de mim, mas continuei a acelerar e aproximei-me um pouco do grupo da frente e fiz o meu melhor tempo na volta 20 da corrida. Consegui aproximar-se, mas uma vez mais os meus pneus já não estavam bons e não consegui ficar mesmo colado a eles. Depois, o Dani e eu acabamos por ficar um pouco para trás e ele fez um erro, mas eles não me facilitaram as coisas! Sinto-me bem com a mota e a equipa e tudo está a correr bem, mas a temporada ainda agora começou. Agora tudo vai começar a apertar e estamos ansiosos por isso e espero continuar bem. Mugello vai ser um fim-de-semana terrível em frente aos fans da Ducati e espero conseguir estar na frente. O ano passado foi um pesadelo estar tão lento, mas espero que não seja este ano o caso. Estou ansioso por Mugello!”

STONER
“Puxei pela mota durante todo o fim-de-semana e tudo correu bem. Precisava de melhorar um pouco a saída das curvas, mas não tivemos qualquer problema com a frente da mota durante todo o fim-de-semana, por isso não há nenhuma razão para que isto tenha acontecido. Entrei bem na curva, mas perdi a frente da mota quando estava a meio e ainda por cima não era uma curva em que tivéssemos de puxar pela mota. Temos de começar a perceber o que está a correr mal, pois até agora não tivemos o início de Campeonato que queríamos. Está a tornar as coisas extremamente difíceis, senão mesmo impossíveis para nós. Por isso temos de ver as coisas para a próxima corrida.
Estou muito desiludido! Fizemos uma boa partida. Obviamente que queríamos ir atrás do Jorge. Ele fez os outros parecer um pouco tontos hoje e tiro o meu chapéu para ele. Teria sido bom estar na frente. Vamos ver como as coisas correm nas próximas corridas."

BARBERA
"Estou muito contente e penso que o Teste pós Grande Prémio de Jerez foi muito importante para nós. Encontrámos alguns ajustes que funcionaram muito bem. A esquipa trabalhou muito bem este fim-de-semana, isto apesar de termos perdido um pouco o Norte, tivemos uma moto muito boa para a corrida. Estava em penúltimo na grelha e estava a pensar que só podia ser ultrapassado por um piloto, pelo que não tinha nada a perder. Com esta ideia em mente o objectivo era desfrutar da corrida – algo que não tinha ainda sido capaz de fazer. Descobri muito cedo que as esquerdas eram difíceis para mim porque os pneus não têm muito tempo para aquecerem desse lado. Comecei a ganhar confiança com o passar das voltas, apesar de ter perdido algumas posições quando me desentendi com o Aoyama. Depois fiz outra recuperação até oitavo. Estou consciente que o meu excesso de confiança nas duas primeiras corridas não me deixou apresentar bons resultados, mas o objectivo para esta corrida era não perder o contacto com o grupo que está à minha frente. Consegui isso e é por esse motivo que estou contente.”
MELANDRI
Estamos muito contentes. Montámos umas Showa, mas fomos muito claros com a Öhlins. Explicámos o meu problema e para mim este ano é a última oportunidade, não posso ter muitas corridas más se quiser correr para o ano, pelo que compreenderam. A Öhlins tem trabalhado muito para tentar ajudar-nos a resolver os meus problemas de sensações com a moto, mas para mim não era igual ao período em que rodava com Honda e Showa. Por isso falámos e tentámos a Showa para ver se tinha melhores sensações. Algo esteve melhor este fim-de-semana, mas estou certo que a Öhlins pode ajudar-me a trabalhar de novo com eles. Agora é muito importante ter isto confirmado. Vamos ter uma grande reunião esta semana e espero encontrar a melhor solução para todos. Foi uma boa corrida para mim. A qualificação foi muito difícil, mas a equipa trabalhou muito de manhã e encontrou uma afinação melhor para a corrida. Fiz uma boa partida, mas no início não estive muito agressivo porque não gostava muito do que sentia com o pneu traseiro. Ao cabo de algumas voltas, quando o pneu ficou quente, as sensações melhoraram. A pista estava muito complicada por causa do vento, pelo que me esforcei muito para tentar apanhar o Nicky, mas cometi alguns erros. Talvez faça melhor da próxima vez e apanhe os tipos da frente, mas estou contente e quero agradecer à equipa porque me tem apoiado muito.”
PEDROSA
"Não estou satisfeito por ter terminado desta forma porque fomos capazes de estar perto dos líderes na primeira parte da corrida e depois caímos na classificação. Perder duas posições nas últimas voltas não é nada agradável. A minha partida foi boa e consegui manter-me perto da frente nas primeiras voltas, mas com o desenrolar da corrida cometi muitos erros ao tentar manter o meu ritmo. Tive um pequeno problema com o travão traseiro, o que fez com que não conseguisse entrar nas curvas como queria e lutei um pouco com a moto. O Andrea rodou bem e esteve muito forte no final, pelo que está de parabéns pelo pódio. Estamos numa altura importante da época com muitas corridas em pouco tempo, pelo que temos de trabalhar muito e fazer melhor em Mugello.”
CAPIROSSI
“Foi outro infeliz final de fim-de-semana para nós. Estava a ser o Grande Prémio do ano em que nós sentíamos melhor e trabalhámos muito nos treinos livres para corrigir tudo e tínhamos conseguido dar passos muito positivos. Na corrida parti com alguma cautela, porque a grelha não era muito boa. Depois de algumas voltas, senti-me melhor e aumentei o ritmo e consegui ultrapassar o Colin Edwards, mas depois caiu. Inclinei-me e perdi a frente da mota, não sei como aconteceu e esta é já a terceira vez que caiu da mesma forma. Temos de descobrir o que está a provocar isto. Durante o fim-de-semana o sentimento era muito bom e no warm-up não tive nenhum problema, mas na corrida estávamos a lutar e cai. Peço desculpas a toda a equipa, porque eles trabalharam muito. Estou mesmo muito chateado, porque sentia-me bem e precisamos de conseguir alguns bons resultados, esta não é forma de terminar o fim-de-semana. Mas, temos de ir para Mugello e fazer tudo para que não se repita”
EDWARDS
"Conheço esta mota por dentro e por fora e fiz algumas das melhores corridas da minha carreira em Le Mans, mas agora não consigo resolver alguns dos problemas que estou a ter. Apenas consigo ser rápido se me sentir confortável e tranquilo e, neste momento, não o consigo fazer porque não tenho a confiança necessária. Estou a trabalhar muito com o pessoal da Tech 3, mas não estamos a conseguir chegar à origem dos problemas. Passei grande parte da corrida atrás do Simoncelli e ele conseguia travar mais fundo do que eu. Assim que tinha que travar e inclinar a mota, começava a ter problemas e agora estou a tentar encontrar uma solução. É aborrecido porque cheguei com a expectativa de um resultado muito melhor, mas tenho de ultrapassar isso e estar muito mais forte em Mugello”
DE PUNIET
"Tem sido uma semana cansativa para mim e realmente queria fazer um bom resultado para os meus fãs. Este é o melhor resultado nesta pista, mas ainda estou um pouco desapontado. Eu não comecei bem e da segunda linha passei quase para o final do grupo, mas depois comecei a ir forte no oitavo lugar . Stoner caiu quando eu passei o sétimo, mas não conseguiu encurtar a distância entre os primeiros porque o pneu da frente começou a dar problemas e eu quase caiu pelo menos umas 10 vezes. Então eu abrandei e me contentei com o 7ºlugar, que não é mau porque permite-me manter o sexto lugar no mundial e ainda somos a melhor equipa privada."

ESPARGARO
"Estou muito feliz com o resultado da corrida, é de longe o meu melhor resultado no MotoGP, e é a primeira vez que termino uma corrida entre os dez primeiros. Tive um bom ritmo desde sexta-feira e eu estou ansioso para correr novamente para tentar obter melhores resultados."
KALLIO
"A dor no ombro impediu-me de ser competitivo, apesar dos analgésicos, sentia uma dor enorme que não me permitia conduzir mais rápido. Cerrei os dentes para terminar a corrida e amealhar alguns pontos. Espero não ter mais problemas do ombro para a próxima corrida e ter um bom fim de semana do ínicio ao fim."
SPIES
"Eu preciso passar mais tempo na pista. Tive um bom começo e depois de duas voltas tinha um bom ritmo, ia-me a sentir à vontade, e vi que o Capirossi tinha caido na minha frente, e quando dei conta perdi a frente e cai támbem. Foi uma queda estranha, mas felizmente não me magoei mais. Agora vou poder descansar para a corrida em Mugello, onde vou dar 100%. As duas últimas corridas foram difíceis, mas eu ainda acredito que posso ficar à frente se as coisas correrem bem."

Sem comentários: