sábado, 30 de junho de 2012

Assen - MotoGP - Corrida: Stoner bisa e apanha Lorenzo

As condições para a corrida eram as ideais com um belo e calmo dia de sol. Mas o dia foi tudo menos calmo, um autêntico festival de quedas e problemas.

Na primeira curva, Bautista completamente louco travou muito mais tarde que todos e por dentro passou quase toda a gente ate cair e levar Lorenzo à frente. Os 25 pontos que Jorge tem vindo a amealhar esfumaçaram-se num ápice. Iguamente se esfumaçou o motor da Yamaha de Lorenzo. Um motor novinho que foi para o lixo. Quanto a isto Jorge pediu para ser possível ter um motor novo sem contar para os 6 permitidos, a direcção disse que sim, mas pelos regulamento, não é permitido faze-lo. Vamos ainda esperar o desfecho deste caso. Voltando um pouco atrás, Lorenzo ficou como é óbvio furioso e não era para menos. Bautista prontamente pediu desculpa e vai partir do último lugar da grelha na Alemanha como castigo. Castigo leve segundo Lorenzo. Afirmou que Bautista não está a correr na Playstation e que devia ser castigado com uma corrida. Um erro grosseiro de Bautista que ninguém consegue explicar porque ele continuou a fundo, quando todos já estavam a travar.

Bem, com isto Pedrosa ficou na frente, com Stoner colado aos seus escapes. Isto durou até 10 voltas do fim, quando Stoner esqueceu as dores e assumiu a liderança deu uma lição a Pedrosa de como se gere uma corrida. O Australiano fez o que tinha a fazer e está agora em igualdadade pontual com Lorenzo. É como se o campeonato começasse agora.

Pouco depois era  a vez de Bradl cair e abandonar.  Com estes abandonos havia uma boa possibilidade de Spies fazer um pódio, já que rodava em terceiro, mas andou em luta com Dovizioso, afastou-se um pouco para ter de abrandar o ritmo no final devido a ter o pneu de trás nas lonas e Dovizioso garantiu o terceiro posto e voltou a subir ao pódio. Foi o melhor piloto Yamaha e continua a trabalhar para ter uma moto oficial em 2013.

Crutchlow, foi também prejudicado pela queda de Bautista e Lorenzo, saindo de pista e perdendo tempo. Chegou-se às Ducatis que rodavam juntas e mesmo com um tornozelo partido, passou por eles todos e terminou em quinto, mas com ritmo para lutar pelo pódio.

O melhor piloto Ducati, voltou a ser Hayden em sexto a 22 segundo do vencedor, mas foi a sua melhor classificação este ano. Claro que ajudado pelas quedas, porque senão um nono lugar era o melhor que podia aspirar. É esta a posição a que estão as Ducatis. Barbera foi sétimo, mas Rossi teve outra corrida para esquecer. Andou em luta com os pilotos Ducati e Crutchlow, mas depressa ficou sem pneu de trás, a tal ponto de perder bocados de borracha, ficando com um enorme buraco no pneu, sendo obrigado a vir às boxes trocar de pneu e terminou apenas no 13º posto. Cada vez mais se começa a acreditar que Rossi vai sair da Ducati. É visível que esta situação não tem melhoras e apenas pode piorar. Para onde irá, ninguém sabe, mas a Ducati tem muito pouco tempo para segurar o piloto.

De Puniet foi o melhor piloto CRT ao terminar num excelente oitavo lugar e foi seguido por Pirro e Passini que fechou o top ten.
Abraham não alinhou, com muitas dores na sua mão, e Edwards abandonou, tal como Espargaro e Hernandez.
Como se viu, nada é certo e basta uma corrida para virar o jogo ao contrário. O campeonato ganha novo alento e o melhor é que já para a semana temos mais corridas. Desta vez na Alemanha.


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