quarta-feira, 3 de abril de 2013

3, 2, 1...... Qatar

Finalmente a espera está prestes a terminar e é já amanhã que se inicia o mundial de 2013. Sob as luzes do Qatar, pilotos e motos vão dar gás e lutar por ser o melhor e no final das 18 corridas levar o titulo para casa.
E com o inicio do ano, todos os anos se ouve que esta vai ser talvez a melhor temporada dos últimos tempos. Anos e anos a ouvir isto, e este ano não é diferente. Mas há quem acredite que possa mesmo ser e realmente pode vir a ser. Em principio serão 4 os candidatos à vitória, mas é mais certeiro apontar maioritariamente 2, Lorenzo e Pedrosa.

Lorenzo é uma máquina de consistência e sabe tirar o melhor partido da sua Yamaha e está em óptima forma física.
Pedrosa está no seu melhor momento de forma, com uma Honda extremamente competitiva e tem este ano talvez uma das melhores condições para ganhar o ceptro, embora tenha tido problemas de pescoço e nunca se sabe quando podem voltar e o afectar.

A Honda é superior em aceleração, mas as Yamahas curvam melhor e com mais velocidade. Há circuitos em que uma é melhor e outros que se adequam mais a outra.

Os outros dois candidatos, são Rossi e Marquez. Um veterano e um rookie. Rossi voltou à Yamaha depois de dois anos miseráveis na Ducati. Mostrou que não perdeu rapidez, mas terá de se elevar para acompanhar Lorenzo e Pedrosa, mas nunca o considero carta fora do baralho. Não tem muito a perder e adora correr. E para bem do MotoGP e do espectáculo é bom que dê luta.

O fenomenal Marquez chega aos 20 anos aoa MotoGP e mostrou já toda a sua classe e impressionante talento. É apontado como um candidato ao titulo, mas precisa de se manter inteiro e não arranjar confusões com outros pilotos, coisa que acredito que vai acontecer, embora possa não acontecer muito.

Depois temos ainda Crutchlow, que está a andar muito bem, mas tem uma Yamaha sem grandes desenvolvimentos e não acredito que lute pela vitória.
Stefan Bradl dispõe de uma Honda oficial e com certeza vai tentar lutar pelo pódio, tem talento e moto para o fazer.
Bautista pode igualmente ser candidato, embora tenha uma Honda completamente oficial e magoou-se nos dedos e tem de cair menos.

Nas Ducatis, a marca parece estar no bom caminho, mas tem ainda um longo trajecto para percorrer. Dovizioso deve ser o piloto mais rápido da marca e Hayden já muito habituado à moto, não deve ficar muito atrás.
Iannone é outro rookie, mas não indica estar a dar-se mal com a moto Italiana. Já Spies tem uma tarefa maior, já que o ombro ainda está longe de estar a 100% e os seus níveis de confiança andam ainda pelas ruas da amargura, mas assim que esteja bem, julgo poder fazer boas corridas com a Ducati.

A qualificação vai ser diferente, com 15 minutos para os 15 mais rapidos do treinos livres e outros 15 minutos para os restantes 15. Assim evitam-se "engarrafamentos" e situações perigosas, especialmente com o maior numero de CRTs em pista.

Pelos Portugueses, Miguel Oliveira tem estado excelente com a sua nova moto Mahindra e se a moto não der problemas durante as corridas, o top 6 está ao seu alcance. Espero que sim e que tenha menos desaires que o ano passado.

Amanhã ao fim do dia, acaba-se a espera....

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