terça-feira, 10 de abril de 2012

Ducati - Rossi: A Tragédia Italiana

Estalou o verniz entre a Ducati e Valentino Rossi. O piloto Italiano, abriu o coração e sem meias medidas fez fortes criticas à Ducati, depois de outro fim-de-semana negro.
Depois do desastre que foi o ano de 2011, Valentino Rossi identificou os vários problemas da Ducati e a marca de Bolonha trabalhou noite e dia para apresentar uma moto 90% nova para este ano.
Mas o que desde 2011 parecia um "casamento" de sonho, torna-se agora e cada vez mais um pesadelo sem fim à vista. 2011 não correu bem, mas Rossi sempre esteve optimista e motivador de toda a equipa. Mas a paciência tem limites e Vale parece ter perdido já a sua e também a esperança.
As suas fortes declarações para a televisão Italiana, depois da corrida do Qatar, onde terminou em 10º a 33 segundos de Lorenzo, dão indicações claras do ambiente que se vive na box da Ducati. Rossi apontou o dedo. A mota continua com os mesmos problemas; A moto não se consegue conduzir e isto não muda com os diferentes circuitos; Estes problemas não se conseguem resolver com afinações no set-up da moto; Esta não é a Ducati que pediu e a marca não seguiu a direcção que lhes indicou; Ele não é engenheiro e não pode resolver todos os problemas. Rossi continou ainda que tal é o desalento com a moto, que depois de ter saido de pista, quando Barbera o ultrapassou de uma forma mais agressiva, esteve prestes a desistir. Só não o fez por respeito aos seus mecânicos. A moto com pneus novos anda muito pior, do que com os pneus velhos e não sabem porque.
Todas estas declarações mostram a desmotivação e desilusão do piloto e equipa. Mesmo que tivesse corrido tudo bem, o melhor que Rossi teria feito era um sexto lugar, com um atraso enorme, e ele não está no MotoGP para luta pelo sexto lugar.
Nunca antes tínhamos visto Rossi tão duro e acabou-se a resignação que tinha demonstrado até então. 
A Ducati demorou 5 horas a emitir o comunicado oficial, onde andaram a tentar esconder todas as fortes palavras de Valentino.
O que vai acontecer daqui para a frente ninguém sabe, mas que as coisas não estão famosas e em milagres já ninguém acredita. Isto leva a que se até aqui os resultados não apareceram, então com Rossi e equipa desmotivados, muito menos surgiram. Pode-se dar o caso de Rossi apenas cumprir calendário, sendo isso um fardo e completamente oposto à postura que o nove vezes campeão do mundo sempre teve. Uma coisa será certa, o futuro não é promissor, pois não se esperam alterações de um dia para o outro, mas Valentino dá indicações de que não vai querer estar na Ducati no próximo ano. Não estando na Ducati, e apesar de todos os principais pilotos acabem os contratos este ano, não lhe vejo muitas saídas. O futuro o dirá, mas o abandono de Valentino Rossi do MotoGP e passagem talvez para as 4 rodas, nunca esteve tão em cima da mesa. É um duro golpe para todos e principalmente para Rossi e para a Dorna que quer manter Vale a todo o custo em MotoGP. Alguns poderão falar na passagem para as Superbikes e voltar a encontrar-se com Biaggi, mas o melhor é esperar. A época de 2012 ainda agora se iniciou....

3 comentários:

Guilherme Ferreira da Costa disse...

Não se entende a Ducati... se contratou o VR então que lhe dê o que ele pede. E se é preciso largar a porra daquela configuração de motor que tanto a afecta a ciclistica (um V a 90º), ou as válvulas desmodromicas, então que se danem caraças. A menos que seja um preço demasiado elevado pela vitória.

Se abandonar essas soluções é afrontoso para a marca italiana, então nem sequer deviam era ter pensado em contratar os valiosos préstimos do Doctor 46.

Só para ter-mos uma ideia da diferença de filosofias entre a Yamaha e a Ducati na satisfação dos seus pilotos, se bem se lembram a M1, tal como quase todas as yamahas (é tradição da marca) utiliza motores com 5 valvulas por cilindro, contra a norma que é 4 valvulas por cilindro. O Rossi disse que não queria o motor de 5 valvulas e o motor de 5 valvulas foi para o car@lho. Até hoje!

E atenção que esta característica fazia parte do ADN da yamaha, assim como os quadros deltabox e a valvula exup etc...

Todos nós sabemos que a Ducati não tem o mesmo poderio técnico das outras marcas, pior ainda se se mete a inventar!!! Fodass! Soluções que funcionam é o que se precisa: Fáceis de entender e de por em prática.

Por mim, o Rossi que mandasse a Ducati às ortigas! Que junte uns patrocinadores como só ele consegue, e que faça a sua própria equipa. Uma Yamaha Red Bull VR46 TEAM ou uma Yamaha Coca-cola Motogp Team. Isto é que era!!

A Yamaha deve-lhe isso, e certamente que ia ter o peso político da Dorna do seu lado, no sentido de fazerem pressão para lhes cederem mais uma mota.

E não me venham com histórias do género "ele não se consegue adaptar à mota". Tretas!

O homem foi campeão do mundo nas antigas 500cc 2t que eram autênticos bixos papões que não permitiam deslizes. O homem foi campeão na era das 990cc com mais de 250cv, quando coisas como controlos de tracção ou controlo de cavalinho era uma coisa de meninos! Mas estão a brincar?!

Já para não falar que também foi campeão nas 125cc, 250cc, 800cc... porradas de vezes!!!!

A culpa é só de um lado: Ducati!

E ainda podíamos pegar pela experiência do Jeremy Burgess... de um momento para o outro também já não percebe nada de afinar uma mota querem ver?!

Um abraço e excelente blog!

Nuno Santos disse...

Excelente comentário!
Totalmente de acordo, Rossi 4ever.

MotoGpTeam disse...

Muito Obrigado pelos comentários e pelo elogio. :)