quinta-feira, 26 de abril de 2012

Jerez: O circuito

A segunda ronda do mundial de velocidade funciona como o real início da temporada. Estamos em solo Europeu e mais uma Jerez acolhe a festa e como sempre, com uma festa rija. O ambiente é por todos admirado e apreciado, com muitos  e muitos milhares de espectadores espalhados pelo circuito.
O circuito não é muito rápido, feito maioritáriamente em segunda e terceira velocidades, apenas com duas rectas de nota, a da meta e uma interior. É bastante encandeado, com muitas mudanças de direcção e ao contrario do Qatar não é um circuito plano. Do ponto de vista de travagem, é de exigência média, mas tem alguns pontos bastante exigente.
Este ano o tempo não parece ir estar famoso, pois é esperada chuva para o fim-de-semana. Isto pode baralhar bastante os resultados, mas apesar de Stoner ter sido o mais rápido nos testes de pré-temporada, Jerez não é um circuito do agrado de Casey e por norma não atina com a corrida. Lorenzo tem aqui um circuito que adora e tem a possibilidade de aproveitar o facto de Stoner não estar totalmente à vontade e os Australiano ainda não saber como está o seu problema de arm pump. Pedrosa está animado e é normalmente muito forte, mas ou foge logo no inicio e ganha, ou se tiver de lutar no final pela vitória, como se sabe não é o forte de Dani, mas não deve fazer má figura. Vamos ver se Spies volta ao normal e o que faz no seu normal este ano, mantendo debaixo de olho Dovizioso e Crutchlow.
No terreno das Ducatis, não se espera nada de espectacular e todos estão ansiosos por ver o desempenho de Rossi, tal como de Barbera. As motos Italianas não estiveram mal nos testes, mas em corrida, vamos ver se conseguem apagar o desalento do Qatar.
Em relação às CRT´s, devem ficar mais perto, dado que o circuito é mais lento e sinuoso.
Mas julgo que o mais importante no fim-de-semana vai mesmo ser o tempo, já que como sempre a chuva pode resultar em muitas surpresas, boas e más.

Em moto3, o nosso Miguel Oliveira poderá fazer ainda melhor, já que a sua mota não vai perder tanto nas rectas como no Qatar e o piloto tem um bom conhecimento do circuito, que poderá jogar a seu favor.
Como sempre a não perder.

Sem comentários: