domingo, 8 de abril de 2012

Qatar - MotoGP - Race: Brilhante vitória de Lorenzo

Grande vitória de Jorge Lorenzo, que mostrou mais uma vez que as corridas só estão ganhas no cortar da meta. Quando tudo parecia indicar uma vitória de Stoner, seguido de Lorenzo e Pedrosa, a cerca de 5 voltas para o final, finalmente tivemos corrida, com Lorenzo e Pedrosa colados a chegarem-se a Stoner. Pedrosa passou Lorenzo, mas Lorenzo recuperou o lugar, passou Stoner e já mais ninguém o viu.

Stoner queixou-se de problemas no braço direito, o conhecido arm pump, mas Pedrosa mais uma vez deu indicações das sua fraquezas na luta corpo a corpo.
O pequeno Espanhol fez uma optima corrida, com um arranque canhão, ao seu estilo, mas quando passou Lorenzo, não foi capaz de manter o lugar e assim que se juntaram os três pilotos, perdeu-se e apesar de ter conseguido ficar na frente de Stoner com uma extraordinária travagem, a vitória esteve perfeitamente ao seu alcance. Mas para quem esteve todo o fim-de-semana bastante discreto, foi um grande resultado.
Quanto a Stoner, todos pensavam que iria ganhar, mas já se tinha visto que a sua vida não iria ser muito fácil e de facto não foi. Ainda por cima perdeu o segundo posto, mas não deixa de ser apenas a primeira corrida, mas já se viu que não vai ter um campeonato tão fácil como o ano passado.

A corrida até às últimas voltas tinha sido praticamente a luta entre Dovizioso e Crutchlow. O piloto Inglês passou quase toda a corrida a "cheirar o escape" de Dovi, mas sem conseguir passar. Mais uma vez a persistência deu fruto e depois de conseguir consumar a ultrapassagem, conseguiu manter o lugar. Era notório que estava mais rápido que Andrea, mas passar o piloto Italiano é muito complicado. Este não deve ter ficado muito contente com o quinto lugar, que é muito bom para a sua primeira corrida com a Yamaha, mas para quem quer ocupar o lugar de Spies, tem de se preocupar com Crutchlow.

Hayden, fez uma boa corrida com a Ducati, e uma boa corrida para uma Ducati neste momento é ser sexto a 28s do lider. Andou em luta e conseguiu cerrar os dentes e ganhar ao seu grupo.
Bautista apesar de um fim-de-semana complicado, efectuou uma corrida razoável, a ate fiquei surpreendido com a sua prestação, já que pensei que aquele pneu traseiro macio o iria atrasar imenso no final. Isso não aconteceu e ainda bem.

Outro piloto que esteve muito bem, foi Bradl, quase sempre em sexto, mas no final baixou claramente  ritmo e foi baixando na tabela. Não sei ainda se devido a problemas de pneus, mas para primeira corrida, foi excelente. O único piloto Alemão em MotoGP estava muito contente com a sua prestação e com o facto de Valentino Rossi o ter cumprimentado na volta de consagração.
Barbera gosta deste circuito e fez uma boa corrida até à última volta. Falhou a travagem em luta com Hayden, mas conseguiu terminar no nono posto. É estranho ver que a Ducati "antiga", se não tivesse este problema, terminaria colado à nova GP12. É preocupante ver que a nova mota é melhor e depois não faz melhor que o modelo velho. Algo vai mal, ou melhor continua muito mal na Ducati.

E por falar em mal, pouco há a dizer do desastroso fim-de-semana de Rossi. Se a qualificação foi a desgraça que se viu, a corrida não correu melhor. Acho que nem todas as luzes do Qatar iluminariam o negro caminho que a Ducati tem pela frente. O Italiano não partiu bem, demorou algum tempo a subir posições e depois errou uma curva, quando se pensou que teria algum problema, mas voltou à carga, com um ritmo normal da casa do segundo ,57.  Embrulhou 33 segundo de Lorenzo e apesar de pensar que poderá fazer muito melhor noutras corridas, não deixa de ser muito, mas muito alarmante a situação onde está. Continua a haver muita pressão sobre si e sobre a Ducati, não acredito que Vale tenha perdido qualidades como piloto, mas que ainda não conseguiu "casar" com esta moto, ou qualquer outras das muitas Ducatis que experimentou, é uma verdade. Esperemos que consiga ver a luz ao fundo do túnel brevemente.

Pelos menos ficou à frente de uma Yamaha, a de Spies, que por algum problema, ou fisico, ou da moto, fez uma corrida a andar para trás e terminou pouco na frente da primeira CRT de Edwards.
Continuo a não achar qualquer sentido no facto de a primeira CRT ir para o parque fechado e acho ridiculo haver duas classes na mesma categoria. Ok, a grelha está muito mais preenchida, mas isto de haver os primeiros e os primeiros dos outros, na mesma categoria, que por acaso é o expoente máximo das duas rodas, não acho que fique bem. Pelo menos por agora, depois concerteza que nos habituamos, ..... ou não.

Ainda uma palavra para Hernandez que fez uma optima corrida com a sua CRT, que mostra claramente que necessita de desenvolvimento. Não sei se repararam, mas a carenagem da sua moto arrasta no chão e claramente não estava pensada para as inclinações permitidas com estes pneus.


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