domingo, 2 de junho de 2013

Mugello - MotoGP - Corrida: Vitória perfeita de Lorenzo, Rossi abalroado, queda de Marquez e pódio de Crutchlow


Mais uma grande e perfeita vitória de Jorge Lorenzo. Esqueceu os resultados menos bons das últimas corridas e fez uma corrida perfeita. Partindo de segundo, rapidamente e agressivamente passou Pedrosa e nunca mais largou o comando. Dava a sensação que não conseguia ir-se embora e que

Pedrosa estava à espera de uma boa oportunidade, mas assim que Pedrosa começou a ter problemas de aderência, coincidiram com o facto da sua Yamaha ficar com um comportamento melhor, devido a ter menos gasolina no depósito e imprimiu um ritmo que lhe permitiu controlar a corrida.
Pedrosa pouco podia fazer e beneficiou ainda da queda de Marquez a duas voltas do final. Conseguiu assim 20 preciosos pontos para o campeonato que lidera.

Marquez, depois de 3 quedas e uma delas a mais de 300km/h, rodou sempre atrás de Dani, mas via-se que era mais rápido e passou o companheiro de equipa, mas a 2 voltas do fim, caiu pela quarta vez neste fim-de-semana e abandonou. Não perceberam ainda porque caiu, já que não fez nada diferente, mas talvez o degaste dos pneus seja uma explicação. Tem ainda de aprender a poupar os pneus, mas não deixa de ser uma corrida magnifica depois de tantas quedas. O Futuro do MotoGp passa por Marquez, isso é certo.

Outro magnifico foi uma vez mais Crtuchlow a herdar o terceiro posto, mas senhor de uma grande corrida. Perdeu algum tempo no inicio, mas para o fim da corrida estava a aproximar-se velozmente de Pedrosa, mas depois de herdar o 3º lugar preferiu não arriscar na tentativa de se chegar a Pedrosa. Pelos vistos, tal como Lorenzo, a sua Yamaha funciona melhor depois de o deposito começar a ficar vazio. A vantagem que os pilotos da Yamaha tiram é na travagem e assim podem melhorar os tempos para o fim da corrida.

Bradl igualou o seu melhor resultado, com um quarto posto e ainda bem, já que este ano ainda não tinha mostrado nada e no HRC já andavam impacientes.

Dovizioso perdeu o quarto posto na última curva, mas efectuou uma boa corrida, isto depois de ter tido problemas no arranque com o sistema electrónico de arranque, que não evitou que a sua Ducati quase virasse para trás com um cavalinho. Mesmo assim ficou a 20 segundos do primeiro, numa pista que é a pista de testes da marca.

Hayden e Pirro ficaram atrás, com Pirro a quase 40 segundos de Lorenzo. Ainda há muito trabalho para fazer na nova Ducati.

Espargaro voltou a ser o melhor piloto CRT, na frente de Smith, que fez uma grande corrida, dado o estado do seu dedo e um pulso partido.

Mas a corrida ficou logo marcada pela queda de Bautista e Rossi. Um incidente de corrida em que Bautista embateu em Valentino na primeira chicane, depois de não ver o Italiano. Foi um grande susto, já que Rossi saiu disparado direito às barreiras de protecção e embateu com muita força, parecendo um autêntico boneco pelos ares. Não passou de um susto e uma enorme desilusão para Valentino. Sentiu e acredito que tinha ritmo para subir ao pódio e acho que podia subir ao pódio. Mais um azar, coisas que acontecem em corrida, mas Rossi tem urgentemente de se qualificar melhor para evitar ficar no meio da molhada. É certo que também teve problemas no arranque, se virem o arranque "on board" ouve-se perfeitamente que a moto não engrenava ou patina uma mudança.

Bem, a Catalunha é já daqui a 15 dias, mas o campeonato está em aberto e não cometer erros pode ser crucial no fim do campeonato.

Sem comentários: