terça-feira, 20 de setembro de 2011

Valentino vai testar Ducati 2012 com quadro em alumínio

O Desespero de Rossi e a Ducati não tem fim. Depois de tanta mudança, nada parece surtir efeito. Valentino continua a não ter confiança na frente da moto e não consegue conduzir a Ducati normalmente. Dai os resultados desastrosos. Com esta época completamente perdida, a equipa tenta agora desesperadamente recuperar terreno e estar na luta pelo titulo em 2012. Não é tarefa facil, nem pequena, mas trabalho é coisa que não tem faltado pelos lados de Bolonha.

Sem nunca desistir a Ducati e Valentino vão testar ainda esta semana um nova GP12 com um quadro convencional em alumínio, como todas as outras marcas. Penso que era isto que Rossi e a sua equipa queriam e vamos ver se dá algum resultado. A ultima alteração surtiu algum efeito, com Rossi a afirmar que estava melhor em termos de felling, com a travagem e entrada em curva bastante melhor, mas muito lento nas mudanças de direcção. Mas com isto o piloto disse também que parecia que não conseguem resolver nada e talvez não estejam a entender o problema. O alumínio não deu os resultados esperados e vai de encontro com o que Filippo Preziosi afirmou quando disse que o material não é o problema.

A solução, espera a Ducati, Rossi e todos os fãs vai ser testada esta semana, com a normal quadro em aluminio. Não sei se será a solução, mas penso que seja o caminho a aseguir. Está mais que provado que o problema é da moto, com todos os pilotos da Ducati a queixarem-se da mesma falta de sensações da frente da moto. Quando dão conta e sem saber porque os pilotos estão no chão. Numa recente entrevista a Loris Capirossi, o veterano piloto afirmou que a pior moto que teve nos seus 22 anos de mundial é a actual Ducati. Não transmite quaisquer sensações. The Doctor já estragou mais fatos este ano que em qualquer outro ano. Toda esta falta de sensações leva os pilotos a conduzirem tensos e pouco à vontade.

Vendo Valentino este ano e no ano passado, não parece o mesmo piloto. Dá a sensação que alguem entrou nas boxes e roubou o fato de Vale. Ele próprio admitiu isso mesmo. Reparem por exemplo que a imagem de marca de Rossi, a longa perna fora da moto nas travagens, está esquecida este ano. Muitos foram os pilotos que copiaram esta técnica, mas Rossi usa-a agora muito pouco.

A questão central é que os pilotos querem a informação da moto e em especial da frente da moto, o mais directa possivel e para todos os pilotos a carreira foi feita com um moto com um quadro dulpa trave em alumínio. É isso que os pilotos querem. Todas as outras marcas o usam e por alguma razão tiveram imenso sucesso e ainda o têm. A competição ainda assenta em evolução e não inovação. Esta inovação pode ser um "pau de dois bicos" e o conceito Ducati assim parece ser. Não sei se todos estão de acordo e gostaria de ouvir opiniões, mas esperemos que a solução seja achada esta semana, a bem da competição e do nosso MotoGP.

1 comentário:

ghostrider disse...

Bem esta novela Rossi - Ducati tem algo de muito surreal e mexe em muitos contextos talvez algo que se falara por muitos anos mais uma vez Rossi fez história só que desta vez não muito positiva , do lado Ducati como mota sinceramente nunca gostei muito, apenas a sua entrada em Motogp me fez respeita los e em 2007 nem podia ver aquela mota e Stoner a ganhar da forma como ganharam muito mais convincente que este ano a mota era brutal e Stoner como grande piloto só explorou ao máximo o que lhe deram para as mãos, Ducati equipa este ano meteram sentiram o dedo na ferida no orgulho, pois estão a pagar caro pelo conceito que seguiram em apenas fazer uma boa mota de corrida e os pilotos que se safem, não é à toa que existem tantas Ducatis disponiveis, limitaram se a fazer motas de corrida em série, mas parece me que agora trabalham com mais humildade e mesmo que atendendo a pedidos de Rossi e Burgess a teimosia italiana ou orgulho mantem se mesmo com este dito novo chassis que vão testar pois apesar de ser realmente um chassis em aluminio e ser do genero não 100% um dupla trave convencional aos meus olhos vão cometer o mesmo erro novamente que é usar o motor como apoio para o braço oscilante e restantes peças da frente da mota, quanto a mim esse é o grande problema da mota não apenas o dito carbono, mas este assunto ou novela dos ditos problemas Rossi - Ducati tem pano para mangas por tudo o que já se ouviu e leu, em relação a Rossi bem 2011 é mesmo uma lição de vida de humildade, não sei existem muitos adjectivos: ridícula, humilhante, desesperante e acima de tudo de muita interrogação e desconfiança, mas a nível pessoal acho que o campeonato quase no fim Rossi demonstrou que ainda sabe e sabe muito e está com fome e quando tiver mota vai andar feito crocodilo ou tubarão, seja com a Ducati ou com outra marca não me importava nada de o ver com uma das "minhas Suzukis" pois está a andar muito bem e está conduzivél a vários estilos de pilotagem Hopper21 mostrou isso mesmo,mas sente se falta de Rossi na frente mesmo que não ganhe dá luta, vamos ver se a Ducati faz algum milagre em 2012