domingo, 19 de setembro de 2010

Aragão 2010: De 0 a 10


Corrida: 7+ Embora sem luta pela vitória, foi das melhores corridas dos ultimo tempos. Vários pilotos estiveram ao seu melhor nível e lutas até ao cruzar da bandeira de xadrez entre Hayden e Lorenzo, Spies e Dovizioso e ainda um grupo muito animado com Bautista, Melandri, Espargaro e Barbera. Mais uma vez, como normal em Espanha uma grande adesão de publico e grande festa. Gosto de ver o entusiasmo do Rei de Espanha nas corridas. Tiro-lhe o chapéu.
Stoner: 9. Fim-de-semana dominado pelo Australiano e este sim é o Stoner que estava à espera de ver desde o inicio do ano. Uma merecida vitória, onde controlou muito bem Pedrosa e imprimiu um ritmo fortíssimo desde inicio. Parabéns. É bom vê-lo voltar às vitórias.
Pedrosa: 8+ Embalado pelas últimas vitórias, aqui não partiu como é seu apanágio e cometeu um pequeno erro na primeira curva, onde caiu para a quinta posição. Ajudado bastante por uma Honda muito rápida, passou os adversários na longa recta com uma facilidade impressionante. Pareciam quase motos de categorias diferentes. Contudo foi incapaz de pressionar Stoner e no fim contentou-se com o segundo posto
Hayden: 9- Parecia que mais uma vez ia falhar o pódio e apesar de andar toda a corrida junto a Lorenzo parecia incapaz de o passar. Finalmente meteu as unhas de fora e passou Jorge na ultima volta com uma grande ultrapassagem e segurou muito bem o terceiro posto.
Lorenzo: 7 Corrida pacata e apesar de no inicio dar a entender que queria ganhar, logo se percebeu que iria estar fora da luta pela vitória. Levou ainda um “bigode” de Hayden na ultima volta e não estava nada contente com a sua performance. As Yamahas também nunca se mostraram muito à vontade neste circuito e parece que estão estagnadas. O mesmo acontece a Lorenzo que não se assemelha ao Lorenzo da primeira metade do campeonato. Contudo não deixa de ser impressionante o seu mundial e um quarto lugar como pior resultado é fantástico. Voltou a perder pontos, mas mesmo assim tem uma vantagem confortável de 56 pontos.
Spies: 8 Mais uma grande corrida para o Americano a mostrar todo o seu valor. Muito bem na luta com Dovizioso, a travar muito tarde e não deixar desta maneira que Dovizioso ganhasse vantagem pela velocidade de ponta da Honda.
Rossi: 5 Desilusão. Mau fim-de-semana para o campeão do mundo. Má performance nos treinos e conseguiu o sexto lugar pela queda de Dovizioso. No inicio alargou a trajectória na primeira curva, mas pareceu demasiado cauteloso nas primeiras voltas e quando entrou na corrida já os primeiros estavam fora de alcance. Será apenas pelo facto de estar fisicamente debilitado? Fala-se que a sua Yamaha é conduzida por Spies e está sem apoio privilegiado na Yamaha. De qualquer maneira e seja qual for a razão ou razões foi uma má corrida do Italiano.
Simoncelli: 7+ Piloto parece mais maduro e constante. Um bom sétimo lugar e foi o segundo dos rookies. Em crescendo de forma.
Bautista: 8++ De novo uma excelente corrida para o rookie Espanhol. Um magnifico oitavo posto que é como uma vitoria com a moto que conduz e ainda mais valorizado pela linda luta que protagonizou com Melandri, Espargaro e Barbera. Os meus parabéns. Com outra moto, concerteza não me admirava de estivesse ao nível de Spies.
Melandri: 6 Não se pode falar em bom resultado para o Italiano, apenas 10º três lugares atrás do seu companheiro de equipa, mas a luta que manteve foi bonita de se ver.
Espargaro: 7- Outro piloto em crescendo e com valor. Falhou o top ten, mas não ficou mal na fotografia.
Barbera: 6 Foi o ultimo do grupo lutador pelo oitavo posto, mas mostrou andamento para estar no topo ten.
Edwards: 4- Mais uma corrida para esquecer do Americano. Um ano para esquecer e não sei se vai manter no Mundial.
Aoyama: 5+ Sem se esperar muito mais do Japonês, mostra a sua consistência e a capacidade de trazer a sua Honda até ao final das corridas.
Kallio: 4 Volta a ser ultimo e desta maneira não deve estar presente no ano que vem na grelha de MotoGp.
Puniet:3 Queda para o Francês que ainda está a recuperar da sua lesão e desde esta que parece que voltou a “ficar” nervoso e inconstante.
Dovizioso: 3 Mais uma queda quando está em luta directa e desta vez na ultima volta, em luta com Spies. Desilusão mais uma vez e cada vez menos a mostar que merece estar na equipa oficial de Honda.

Sem comentários: