terça-feira, 28 de setembro de 2010

Motegi 2010: Antevisão


Começa este fim-de-semana o Gp do Japão e uma série de três corridas consecutivas. Além da importância que para as marcas japonesas representa correr no Japão, este Gp, ou esta série de 3 Gps vai ser determinante para o desenrolar do campeonato.
Senão vejamos:
Lorenzo, o dominador completo da primeira metade do campeonato, tem vindo a diminuir as suas prestações e dado que tem uma margem confortável, não necessita de correr grandes riscos. Mas o quarto lugar obtido no ultimo Gp deixou-lhe um amargo na boca e espera voltar aos pódios em Motegi. Mas a vida não está fácil para o piloto Espanhol. Lorenzo conta agora com uma subida de forma de Pedrosa e vamos ver se de Stoner também. Pedrosa tem vindo a ganhar pontos nas ultimas corridas e Lorenzo está numa fase que carece muita calma, pois pode jogar tudo a perder com um erro. Está com uma boa vantagem, mas não quer deixar a discussão do titulo para a ultima corrida. Alem de visivelmente estar a correr em automático, conta agora com uma Yamaha menos hegemónica ( será porque Rossi já não contribui para o seu desenvolvimento?), e conta ainda, na minha opinião e desde o inicio do campeonato que o digo, com a pressão e importância da questão do número de motores utilizados. Para os menos informados, cada piloto pode apenas dispor de 6 motores esta época. Quem utilizar mais de seis é penalizado com 10 segundos na corrida onde estrear o sétimo motor. Lorenzo já utilizou 5. Pedrosa tem aqui vantagem. Além disso basta uma queda para a vantagem se esfumaçar e vamos realmente ver se Jorge se deixa vencer pelos nervos. Quanto a mim se sair destas 3 corridas sem erros, o campeonato dificilmente lhe fugirá, mas sem esquecer a questão dos motores.
Por seu lado Pedrosa tem pouco a perder e quanto a mim devia ter vencido em Aragão. Não venceu, ficou em segundo, mas segue no seu melhor momento de forma desde que milita em motogp. Conta com uma Honda hiper rápida e deverá manter-se nas vitórias para ainda acalentar alguma esperança.
Stoner parece ter encontrado a solução para os seus problemas com a frente da sua Ducati. Vamos ver se Aragão foi um caso pontual ou as modificações efectuadas na distribuição de peso da sua Ducati surtem efeitos nas outras pistas. O piloto que eu considerava como um sério candidato ao título, apenas acordou agora a 6 corridas do fim. Lembro que Stoner tem um problema num pulso esquerdo devido a uma lesão no escáfoide e à posterior operação a que foi submetido, e que nunca ficou a 100%. Só por curiosidade o saudoso Schwantz abandonou a competição, não inteiramente, mas em parte devido a uma lesão semelhante. Esta lesão tem condicionado a posição de Stoner na moto e sua repartição de pesos. Vamos ver se as Ducatis funcionam como em Aragão. Caso isso aconteça. Preparem-se pois temos mais um piloto para as vitórias.
Rossi, já admitiu que Motegi vai ser muito difícil dada a exigência física deste circuito. Valentino tem vindo a revelar a sua debilidade física e sinceramente não entendo esta teimosia em continuar a correr, quando não tem nada a ganhar. O ombro já se viu que não vai ficar melhor sem operação, mas penso que Rossi vai tentar a todo o custo vencer na Malásia ou na Austrália, para dar uma vitória à Yamaha. Caso isso não aconteça, acho que não o vamos ver nas duas últimas corridas do ano. Já afirmou que consoante os resultados, decide quando é operado. Tem é de estar a 100% para 2011 e o adiar da intervenção cirúrgica, vai comprometer a sua estreia com a Ducati. Caso seja operado depois da Austrália, mesmo que a Yamaha o deixe testar a Ducati, não vai estar disponível e desta forma parece que a sua estreia com a moto vermelha fica para Fevereiro. Contudo já se viu que vai contar em 2011 com uma moto melhor que a Yamaha em 2004 e vimos o que fez em 2004.
Todos os outros pilotos como sempre estão convictos num bom e melhor resultado. Vamos ver o que faz Spies, Hayden e Dovizioso.
A não perder, não no pingo doce, mas aqui no “nosso” blog.

Sem comentários: