quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Phillip Island 2010: O circuito


O circuito de Phillip Island está "plantado" com vista para o Oceano Antárctico. Esta proximidade cria um tempo instável e frio.
É o circuito mais rápido do mundial e um dos mais exigentes para pilotos, motos e pneus. O desenho é fluido e repleto de mudanças de altitude que exigem precisão do acelerador e grande controlo da moto. É um dos circuitos favoritos de muitos pilotos, porque, ao contrário de muitas pistas modernas, Phillip Island tem curvas muito rápidas que realmente coloca-os à prova.
É extremamente exigente para o pneu traseiro, principalmente para o lado esquerdo, onde os pneus atingem as mais altas temperaturas, especialmente na curva antes da recta da meta. Assim a Bridgestone fornece pneus assimétrico, com o lado esquerdo mais rijo que o flanco direito do pneu, para fazer face à diferença de temperatura dos lados do pneu. Do lado contrario, não é um traçado exigente para o pneu da frente, pois apenas tem duas travagens fortes. A tipologia de pneus postos à disposição são: Frente - Macio e médio. Atrás - Duro e ExtraDuro ( Assimétricos).

CIRCUITO
Comprimento: 4445m
Curvas para a direitas: 5
Curvas para a esquerda: 7
Recta mais longa: 835m
Record Circuito: Nicky Haden (Honda - 2008), 1:30.059
Melhor Pole: Casey Stoner (Ducati - 2008), 1:28.665
Vencedores Recentes:
2009 - Casey Stoner
2008 - Casey Stoner
2007 - Casey Stoner
2006 - Marco Melandri
2005 - Valentino Rossi
2004 - Valentino Rossi
2003 - Valentino Rossi
2002 - Valentino Rossi
2001 - Valentino Rossi
2000 - Max Biaggi

Sem comentários: