segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Testes de Sepang




Terminaram os primeiros testes de 2011 em Sepang e as Hondas dominaram os três dias de treinos. A surpresa foi o piloto Honda que foi mais rápido: Marco Simoncelli. O Italiano esteve muito rápido. A sua Honda embora não seja da equipa oficial Repsol Honda é uma Honda de fábrica igual às do team Repsol. Simoncelli mostrou-se muito mais maduro e calmo.
A Honda está a apostar muito forte este ano, com muitos bons pilotos e com uma moto que está muito competitiva. Não foram apenas os pilotos oficiais a obter bons tempos, também os pilotos de testes demonstraram uma rapidez digna de nota. Ainda há trabalho a fazer, mas a estabilidade na travagem improvisou bastante, que era a principal queixa de Pedrosa.
Dani parece estar recuperado da sua lesão e mostrou serviço na Malásia.
Mas o piloto Honda mais sorridente era Stoner. O piloto estava deliciado com a sua Honda e sentido-se cada vez mais à vontade na sua moto, que o impressionou volta a volta. Isto apesar de uma queda feia, mas sem problemas.

Se as Hondas estiveram rápidas, as Yamahas não ficaram atrás e demonstraram ser ainda as mais consistentes. Tanto Lorenzo, como Spies estiveram sempre nos primeiros lugares e se por um lado isso já era esperado por Lorenzo, sempre muito perto dos primeiros e muito consistente, Spies esteve muitíssimo bem, apesar de ter destruído uma Yamaha, mas sem consequências físicas para o piloto Texano. Ambos estavam contentes, mas cientes de que a Yamaha tem de melhorar alguns pontos para manter a margem de manobra que tinha o ano passado.

Outro piloto a impressionar foi Bautista na sua Suzuki. Com bons tempos, apesar de a Suzuki funcionar bem nos circuitos “quentes”, Álvaro Bautista não treinou no ultimo dia, depois de problemas de estômago, que o obrigaram a vomitar dentro do capacete e logo outra vez quando chegou às boxes. A Suzuki tinha um piloto de teste, Nobu Aoki, que prosseguiu com o desenvolvimento da Suzuki.

Na armada da Ducati, os tempos não foram famosos, mas foram os que mais progrediram ao longo dos três dias. Quase todos os pilotos da Ducati melhoram os seus tempos em 1,5s. O mais rápido foi Hayden, em oitavo, mas todos se queixaram de vibrações nas suas motos. Pelos vistos a Ducati ainda não sabe se este problema se é relacionado apenas com este circuito ou se é da moto.
Mas os olhos estavam postos em Rossi e o Italiano ficou muito contente com o desempenho do seu ombro. O piloto conseguiu todos os dias aumentar o numero de voltas percorridas e aumentar a mobilidade, queixando-se sobretudo de falta de força, sobretudo para rodar mais rápido. Vale continua a sua habituação à Ducati e já se sente mais Ducatista. Falou que tem de alterar o seu estilo de pilotagem, para uma condução mais ao estilo das antigas 500cc.

Uma palavra ainda para Toni Elias, que foi o mais lento de todos, com a Honda, mas parece que o problema continua a ser a falta de adaptação aos pneus Bridgstone.

A maior parte dos pilotos, tirando Lorenzo e Spies, voaram para casa, mas não vão ficar muito tempo a “descansar”, já que os próximos testes vão realizar-se já dia 22 deste mês, na mesma pista. Por isso agora é a vez dos engenheiros estarem a trabalhar arduamente.

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