segunda-feira, 20 de junho de 2011

Rossi vai passar a perna por cima de nova Ducati em Assen


Apesar de Valentino Rossi e a sua Ducati ocuparem o quarto lugar no campeonato, os resultados estão longe do esperado e a competitividade tem estado ausente. Os Italianos já tentaram várias coisas, tais como um quadro mais flexível e um motor com mais inércia, mas a Ducati continua pouco veloz e estranhamente difícil de curvar. Bastante abaixo das Yamahas e especialmente da extraordinárias Hondas, na Ducati resolveram arriscar uma coisa totalmente nova e radical.

Assim em Assen a Ducati de Rossi vai ser nova, baseada na GP12. A moto vai ser uma mistura da Ducati de 2012 e 2011. Ou seja, vamos ver o chassi da GP12, montado no motor da GP11. A nova Ducati é designada por GP11.1. Mas também o motor vai trazer alterações e uma nova caixa de velocidades, similar à das Hondas, vai fazer parte do cardápio.
Apenas Rossi a vai utilizar, mas Hayden já contará com ela em Laguna Seca.

Trata-se de uma manobra arriscada, e acho que não tardaram a surgir vozes a levantar dúvidas quanto aos testes realizados pela Ducati com a GP12, terem sido mesmo com a nova mil e não com a corrente 800.

Polémicas à parte, era bom a mota mostrar-se veloz, para bem do espectáculo e as motos ficarem mais niveladas em termos de rendimento.

Aqui ficam as reacções, de Rossi, Hayden e Preziosi.
Valentino Rossi:
“Assen é uma das minhas pistas – uma das que mais gosto e onde fiz boas corridas em todas as classes. Vamos tentar tirar partido das boas sensações e da nossa experiência neste circuito porque na manhã de quinta-feira vamos estrear algumas actualizações na minha moto que são muito promissoras e novas. O Filippo [Preziosi], o pessoal da Ducati e a Equipa de Testes trabalharam mesmo muito e isso permitiu-nos dar estes novos passos com o desenvolvimento da moto. Não tivemos a oportunidade de testar a 800cc desde o Estoril, pelo que o estamos a fazer durante os fins-de-semana de corrida. Tendo consciência que apesar de termos o tempo limitado, estamos a centrar-nos em dois trabalhos: fazer os ajustes básicos aos novos componentes técnicos, e encontrar uma afinação geral para a corrida de sábado. Temos de fazer bom trabalho em pista para tirarmos o maior partido do trabalho levado a cabo na fábrica. Vai ser duro e sabemos que talvez levemos algum tempo até obtermos todo o potencial do conjunto, mas estamos contentes e motivados com o trabalho que estamos a fazer.”

Nicky Hayden:
“Não houve GP no fim-de-semana passado, mas o tempo passou muito depressa porque tive um teste em Mugello e algumas acções de RP. Agora é tempo de Assen, uma corrida impressionante. Tenho boas memórias da pista, incluindo uma vitória, e é um local de que gosto muito, com muita história e tradição. A pista mudou ao longo dos anos, mas gosto na nova secção. Ultimamente temos estado algo longe da frente, mas agora temos mais uma novidade com o chassis. O primeiro passo ajudou com as sensações e espero que este também ajude com os tempos por volta. É claro que a Ducati está a trabalhar muito e isso motiva-me. Estou desejoso por colocar as mãos nas GP11.1 o mais depressa possível.”

Filippo Preziosi, Director Técnico:

“Decidimos fazer a GP11.1, que é um motor de 800cc num chassis GP12, para acelerarmos o processo de desenvolvimento da moto do próximo ano. Considerando que o Valentino ainda não rodou com a GP11.1 esta decisão pode exigir que a equipa use algumas corridas para tirar total partido do seu potencial, mas optámos por dar o passo em frente com ele porque acreditamos que é importante para o nosso processo de desenvolvimento. A caixa de velocidades de nova geração, por outro lado, é uma solução que acreditamos que vai dar frutos imediatos. O Departamento Ducati Corse vai continuar a estudar mais inovações, tanto para este ano, como para 2012. Ao mesmo tempo desenvolvemos um novo passo para o quadro do Nicky e vamos receber a GP11. em Laguna Seca.”

1 comentário:

Anónimo disse...

Uma boa noticia, se bem que não espero grandes resultados no imediato é bom saber que a ducati trabalha para nivelar a sua moto com a referência do costume...a honda